O Buggy Brasileiro – Os Principais Modelos já Fabricados por Aqui
O Buggy Brasileiro tem uma longa história. Começou no final da década de 60, com a importação de algumas unidades e com a implantação das primeiras fábricas de carrocerias.
Eram outros tempos, então era mais fácil a fabricação de kits e a montagem feita pelo comprador, com um carro doador. Atualmente, esta possibilidade até existe, mas o custo é proibitivo. Restam algumas empresas que têm projetos aprovados para a produção de poucas unidades anualmente. Um mercado restrito, que acaba levando os preços para as alturas.
O objetivo desta página não é levar esta discussão adiante, mas apenas mostrar que o buggy brasileiro esteve presente nestas últimas décadas e continua, embora com menor ímpeto.
Claro que mostrar tudo que se fez de buggies no Brasil é uma missão impossível, pois algumas marcas não passaram de poucas unidades e outras apenas copiaram o que já existia. Mas o esforço para mostrar o que temos e o que tivemos, sempre estará na ideia do Planeta Buggy.
Neste momento, dezembro de 2021, estamos colocando no site antigas postagens que ainda não tinham sido transplantadas do antigo espaço. Por isso, algumas marcas ainda não terão o link correspondente. Estamos trabalhando diariamente para colocar o mais breve possível.
A Classificação Utilizada
Em outros tempos, o Planeta Buggy separou o buggy brasileiro em Clássicos, Extintos e Atuais. E mais algumas denominações, como gaiolas, artesanais, etc.
No momento atual, no entanto, vamos concentrar em apenas uma listagem, com todos os buggies que o Planeta tem conhecimento. Claro que continuaremos a ter nossos “Clássicos“, mas apenas como uma referência histórica.
Vamos tentar manter a classificação o mais simples possível. Por ordem alfabética. Talvez, mais tarde, possamos fazer por estado ou por região.
"A"
Abais – SE
De Sergipe, o Buggy Abais é um dos precursores do estilo nordestino.
Montado sobre plataforma de Fusca ou Brasília, é um buggy com soluções interessantes, como os faróis quadrados nos paralamas.
Adamo – SP
Fabricado em São Paulo, o Adamo é um dos poucos esportivos que começaram a vida como… buggy. Sim, o esportivo Adamo foi baseado em um buggy fabricado pela mesma empresa.
Pode não ser um buggy mesmo, mas que é bonito, é!
Ádax – CE
Fabricado em Fortaleza-CE, este foi o primeiro buggy brasileiro a utilizar mecânica com refrigeração líquida de fábrica.
Um buggy com linhas marcantes.
Agnis (ou Agni)
O Buggy Agnis, inicialmente chamado de Agni, teve alguns modelos clonados de outras marcas. Copiou o BRM M3, o Cooper curto e até o MP Lafer.
AMX – BA
O AMX foi um buggy fabricado nas décadas de 80 e 90, em Salvador-BA. O único exemplar que o Planeta tem é do Manoel Messias, que entrou no site em 2003.
Bem que a gente gostaria de saber novidades deste buggy e de outros que ainda existam por aí.
Angra
Apesar de encontrar muitas fotos na internet, o Planeta não tem nenhuma enviada por algum buggista.
O que mais aparece é este modelo mais esportivo. O que tem um desenho de buggy tradicional é mais raro. Na página, tem mais algumas fotos dele.
"B"
Baja Bug ou Fusca Baja
Em 2021, o Planeta resolveu retornar a apresentar bajas que já estiveram no site, mas estavam de fora pois tinham muitas páginas dedicadas ao carro.
Mas muitas destas páginas desapareceram ao longo dos anos e o PB resolveu “adotar” os bajas por aqui também.
Belfusca – RJ
A característica mais marcante deste buggy, fabricado primeiramente no Rio de Janeiro e posteriormente em Santa Catarina, sob o nome de Duna, são os faróis duplos nos paralamas.
Billow – RJ
Este buggy, fabricado no Rio de Janeiro, é um clone do Emis. Embora tenha os faróis sobre os paralamas, o Planeta tem notícia de que também foi feito um modelo com os faróis sob os paralamas, como o Emis.
Bird – SP
O Buggy Bird é um “meio clone” do Baby, com alterações no porta-malas e faróis sobre os paralamas.
Seu fabricante também trabalhou na Baby, o que explica a semelhança.
Bobby – RJ
Fabricado no Rio de Janeiro, em meados da década de 80, este buggy, apesar da semelhança com o Baby, tinha características muito peculiares, como a traseira dele, que tinha um aerofólio e uma tampa do motor bem diferenciada.
Bravo – RJ
O Buggy Bravo foi fabricado no Rio de Janeiro nas décadas de 70 e 80.
A fabricante era a TecnoFibra, que também fabricou o Tecno M-73 e o PlayBug. Estilo esportivo, inovador para a época.
Britz – RJ
O Buggy Britz foi fabricado no Rio de Janeiro na década de 80.
Buggy curto, para dois lugares. Como é um buggy raro, temos apenas dois no site do Planeta.
BRM – SP
Um dos Clássicos do Planeta, a BRM está fora do mercado de buggies novos, mas mantém a venda de acessórios e peças.
Bugre – RJ
Um dos Clássicos do Planeta e a única que está há 50 anos ininterruptos no mercado. Do Rio de Janeiro. O site deles é bugre.ind.br
Bu-Kar – SP
O Bu-kar foi fabricado em São Paulo na década de 80. É o mesmo buggy que foi fabricado no final dos anos 70 sob o nome de Chuves.
De estilo arredondado e dois pares de faróis, tinha uma presença bem marcante!
"C"
Canyon – RJ
Este buggy foi fabricado no final da década de 80, pela empresa Detroit Indústria e Comércio Ltda.
Caribe – CE
O buggy Caribe foi fabricado no final da década de 90, no Ceará. Poucas unidades teriam sido produzidas, apesar das inovações que ele apresentava, como o chassi integral e um belo desenho.
Cauype – CE
Segundo o folder, o primeiro buggy cearense com faróis redondos. E, não sei se é impressão, mas a frente está levemente arredondada, também.
Caetano – SP
Clone do Kadron, fabricado em São Paulo, com detalhes mais próximos do original que outros clones produzidos depois, como o sentido da abertura do capô dianteiro.
Carrera – SP
O Buggy Carrera foi fabricado em São Paulo, a partir das formas adquiridas da empresa que fabricava o Buggy Leblon. O Planeta Buggy tem apenas um exemplar no site, um dos primeiros colocados aqui, em 1999
Cerrado – RJ
Sabemos muito pouco sobre o buggy Cerrado. Apenas que foi fabricado no Rio de Janeiro (talvez…).
Cheda – SP
Fugindo ao estilo dos buggies tradicionais, este tem um design bem diferente e um nível de acabamento muito bom. E tem um modelo off-road, o Selva.
Cobra – RN
Buggy fabricado no RN, com características dos buggies potiguares. Na página, tem algumas fotos de corridas nas dunas, promovidas pelo Zé Maria Zoada, o fabricante do Buggy Cobra.
Convert
Bem, não é um buggy como estamos acostumados. Mas também não é um carro esportivo como tantos que também têm a qualificação legal de buggy.
O Convert é um utilitário e algumas versões foram tentadas para o fora-de-estrada.
Cooper
Um buggy extremamente curto, com um estilo bem bonito, frente inspirada no carioca Emis, mas a traseira única.
Coyote – ES
Buggy fabricado em Alegre-ES. O Planeta não conseguiu boas informações sobre a fabricação deste buggy. Se você souber, já sabe, manda para o Planeta!
"D"
Duna’s – CE
Este foi o primeiro buggy fabricado pela Fyber, de Fortaleza-CE.
Posteriormente, foi projetado o que levaria o nome da empresa, o Buggy Fyber.
Entre os mais de 100 buggies Duna’s fabricados, sete eram anfíbios!
Dunnas – RN
Este é o Buggy Dunnas, fabricado no Rio Grande do Norte. O estilo lembra muito o Selvagem, com um bom espaço interno, grande portamalas e um desenho bem “quadradão”.
Mas este é o estilo preferido pelos potiguares, principalmente os profissionais, que trabalham nas dunas.
"E"
Ego Cumbuco
Fabricado em Fortaleza-CE, o Cumbuco é um buggy com excelente acabamento e bom espaço interno.
Emis – RJ/RS
Um dos Clássicos do Planeta, fabricado inicialmente no Rio de Janeiro e posteriormente no Rio Grande do Sul.
Enseada Tupy – SP
O Tupy foi fabricado por uma empresa, Enseada, especializada em clones de esportivos, buggies e similares. Pelo menos três modelos de buggies foram feitos pela Empresa. Confere na página!
Equus – Fortaleza-CE
O Buggy Equus foi fabricado em Fortaleza-CE, com três modelos, o Future II, o Maxxi e o Uniko.
Estes três modelos eram vendidos na forma de kits, com chassi e carroceria, para montagem por terceiros.
"F"
Farina 1.600 – RS
De Porto Alegre-RS, um buggy feito por um especialista em buggies.
Todos os detalhes estão no projeto. Não há nada adaptado, desde o chassi até a laminação e pintura.
FerCar – SP
Dois modelos ainda fabricados, um clone do Kadron e um clone do BRM M3, dois ícones da cultura buggista brasileira.
Fibral Potro – PE
Buggy fabricado nos anos 80 e 90 em Recife-PE, com um visual muito similar aos cearenses.
Fibravan – CE
Fabrica ainda em operação (2023), de Fortaleza-CE, produzindo três modelos de buggy.
E um estilo bem próprio, fugindo do estilo tradicional Nordestino.
Fly – RJ
Fabricado no Rio de Janeiro. Um buggy que talvez tenha sido a base do Buggy Bird. Um belo estilo californiano.
Fury – RJ
Um legítimo estilo sudeste! Um buggy carioca.
Fyber – CE
O Fyber 2000 é um dos Clássicos do Planeta. Mas o espaço também aloja o FyberStar, praticamente o mesmo buggy, com melhor acabamento e mecânica zero km.
"G"
Galgo – RS
De Porto Alegre. Feito pelo mesmo fabricante do Miura entre 1985 e 1990.
Gamo – CE
Fabricado inicialmente em Fortaleza-CE, a fábrica foi transferida para Natal-RN. Tem o estilo Nordestino, mas já com faróis redondos e arestas mais suaves.
Garimpo – RJ
Está mais para um jipe, mas tem motor de Fusca e é feito de fibra…
Do Rio de Janeiro, praticamente igual ao Laio da Baby. Se houve algum tipo de acerto entre as empresas ou é simplesmente uma cópia, não sabemos.
Buggy Giant’s
Parece um Baby com um portamalas mais alto. Este foi o modelo de mais sucesso da Giant’s, que também fabricou uma réplica do Spoiler e um jipe.
Buggy Glaspac
Um dos Clássicos do Planeta, o buggy responsável pela existência do Planeta Buggy.
"H"
Buggy Happy
Fabricado nas décadas de 80 e 90 em Fortaleza-CE.
Buggy HB
Fabricado em Santa Catarina, um buggy com desenho estilo Baby, mas com personalidade própria.
"I"
Buggy Icomda
Um buggy curto, do qual foram fabricadas apenas duas unidades, uma delas registrada aqui no Planeta Buggy. Foi fabricado em São José dos Campos, sob modelo “Brasileirinho”.
Chassi duplo “Y”, como o Emis.
"J"
Buggy Jobby
Fabricado em Praia Grande-SP, este clone do Baby tem algumas características próprias, principalmente no conjunto de farol e lanternas dianteiras.
Jornada
O Jornada não é um buggy, definitivamente. Mas é um carro com mecânica Fusca, feito em fibra… e foi fabricado no Rio de Janeiro, terra de buggy. Mas arrepia na praia!
"K"
Kadron – SP
Um dos maiores Clássicos do Planeta, o Buggy Kadron foi desenvolvido por Anísio Campos, o maior designer de carros do Brasil.
"L"
Look – RS
Produzido em Porto Alegre e vendido sob a forma de kits para montagem, o Buggy Look teve um bom sucesso no RS pelo seu visual limpo e bonito. Montado sobre plataforma de Fusca ou Brasília, acabou deixando o mercado por não ter um chassi homologado.
Laser – RN
Fabricado em Natal-RN, com um estilo muito similar ao Selvagem.
Leblon
Segundo a Lexicar, este buggy foi feito a partir das formas do Buggy Vega, com algumas alterações, a maior delas, é que ele foi montado sobre plataforma de Brasília sem cortes, ao contrário do Vega, que tinha chassi tubular.
Litoral – RN
Também fabricado em Natal-RN, outro com estilo quadrado do Selvagem.
Luar – PE
Fabricado em Recife, este é um belo buggy, estilo Cearense, mas com algumas características próprias. Três modelos eram fabricados, com diferenças de acabamento, mas a mesma carroceria.
"M"
Magnata – CE
Um Buggy fabricado em Fortaleza-CE, com o estilo característico da região. Esta empresa também fabricou o Buggy Taíba, com portas.
Malibuggy – RN
Fabricado em Natal-RN, durante a década de 90, o Malibuggy segue o estilo Selvagem, mas com linhas mais suaves.
Menon – SP
Uma fábrica montada por um piloto de autocross e proprietário de uma empresa de resgates em Interlagos por mais de dez anos. Fez gaiolas que venceram competições, um kit Baja e alguns tipos de buggies clonados. E fez um Kadron encurtado muito interessante.
MHS – PR
Buggy fabricado em Curitiba-PR no final dos anos 80 por uma empresa especializada em montagem e manutenção de buggies.
Mônaco – CE
Um Buggy fabricado em Fortaleza por um curto espaço de tempo, sobre o estilo do Magnata.
Musari – CE
Um buggy fabricado em Fortaleza-CE, fora dos “padrões” cearenses. Mas um belo buggy!
"N"
Naja One – SP
Um dos modelos fabricados pela paulista FerCar, que é um clone do clássico BRM M3, com o mesmo santoantônio do Zuggy.
"O"
Orion – RS
Fabricado no RS, era chamado de “Corvette Gaúcho”. Um esportivo de início fabricado com portas e vidros funcionais. Depois, sem portas. Um buggy street? A carroceria era laminada em Canos e o buggy montado em Porto Alegre.
"P"
Pami – PR
Fabricado em Curitiba-PR, sob a forma de kits, cuja documentação ficava por conta do comprador. Mas, na época, era fácil conseguir.
Panda – RJ
O Buggy Panda foi fabricado na década de 80 no Rio de Janeiro. Depois, apareceu um buggy com o mesmo nome no Nordeste, mas não sabemos se é a mesma empresa, uma sucessora ou apenas um nome copiado.
Phantom
Outro esportivo de fiberglass e mecânica de Fusca. Sem recorte da plataforma do carro doador. E com portas!
Também fabricaram um buggy estilo tradicional, californiano.
Polauto – RS
A Polauto, de Porto Alegre-RS, fabricou um buggy e uma picape, ambos sobre mecânica do Fusca. Um estilo meio avantajado, que lembra o buggy Selvagem.
Polo – RS
Pelotas-RS também teve sua fábrica de buggies. Estilo Baby, mas com soluções próprias e bem interessantes.
Poney
Buggy curto, de dois lugares, com uma frente estilo esportivo, lembrando alguns modelos BMW.
Pretty – RJ
A Pretty, do Rio de Janeiro, fabricou um “calhambeque” e um jipe, ambos com mecânica do Fusca e em fiberglass, logo, quase buggies!
Pussy
Sem maiores informações.
"Q"
Quênia Safari – RJ
Outro “jipinho” carioca, muito parecido com o X12 da Gurgel.
Quiron – PR
Mais um esportivo (com portas), de fiberglass. Este, parece inspirado no Orion, fabricado em Curitiba-PR.
"R"
Radical – RN
Idealizado e projetado pelo mesmo designer do Buggy Litoral, Ricardo Mello, o Radical podia ser encomendado diretamente com ele.
Jipe Ragge – RJ
Mais um Jipe no Planeta Buggy. Não somos tão criteriosos, afinal… Fabricado no Rio de Janeiro, de onde vêm a maioria dos jipes com mecânica Fusca.
RD – CE
Fabricado em Fortaleza-CE, até meados da década de 90, este seguia o estilo dominante por lá, do Fyber. O chamado estilo cearense.
Regata – CE
Fabricado no Ceará, este é um buggy que lembra o estilo Fyber – como quase todos os cearenses – mas com mais espaço interno. E um desenho que o diferencia dos demais cearenses, com uma traseira muito alta.
Reno – RJ
Fabricado em Petrópolis-RJ, este buggy apresentou soluções muito inovadoras quando do seu lançamento.
Foi alçado ao Hall da Fama do PB, como um dos Clássicos do Planeta!
Bug Rio
Com uma frente muito particular, enormes faróis redondos, este é um street de respeito!
E com este nome mesmo, Bug. Seria, então, um buggy Bug Rio.
Roma – PR
Fabricado no Paraná, este buggy entrou em 2023 no Acervo Virtual do Planeta Buggy. Tem um interessante estilo californiano, pelos faróis salientes.
"S"
Safari – ?
Acredito que este seja o Safari “verdadeiro”, já que está nos documentos como marca.
Este é o único exemplar que temos no Acervo do Planeta e tem um estilão de jipe bem legal! Mas não sabemos nada sobre a fábrica. Se souber, coloca lá nos comentários!
Conheça em mais detalhes o Buggy Safari do Haroldo, clicando na foto ou no título.
Safari – PR
No Acervo Virtual do Planeta, o Safari está junto com o desenho original, Buggy Tako, pois é difícil identificar a origem da maioria. O Buggy Tako/Safari foi fabricado em Curitiba-PR.
Além disso, o nome Safari foi usado em mais de um modelo, como o Quênia Safari.
Sarrus – RS
Fabricado em Santo Ângelo-RS, por uma empresa de implementos agrícolas. Provavelmente, com a intenção de ser utilizado nos serviços rurais, o que eu acho incrível que os buggies foram pouco usados como carros de serviço rural.
Selvagem – RN
O último buggy a entrar no seleto grupo dos “Clássicos do Planeta“. O Selvagem criou um novo estilo de buggy, muito copiado no NE. Amplo, confortável e seguro, é o preferido pelos buggueiros profissionais do RN.
Shalom – RJ
Mais um esportivo com cara de buggy, fabricado no Rio de Janeiro. O PB tem dois no Acervo (por enquanto), sendo um no Uruguay e o outro pertence ao humorista gaúcho Ayala.
Spoiler – RJ
O Buggy Spoiler é um buggy carioca, que foi fabricado na década de 80 e que tem um estilo bem próprio, com os faróis de Fiat 147 nos paralamas.
Sunny – PR
O Buggy Sunny teria sido fabricado em Curitiba na década de 80. Não temos mais informações sobre este buggy, que tem uma lateral que lembra o Morgan inglês. Um belo desenho!
Sunset – RS
Fabricado em Porto Alegre-RS, inspirado no Glaspac.
"T"
Taíba – CE
Fabricado em Fortaleza-CE, nas décadas de 80 e 90. Entre 92 e 94, foi fabricado pela Magnata. Um buggy com personalidade forte. E com portas!
Tako – PR
Este buggy estilo esportivo, fabricado em Curitiba-PR, tem estilo de carro de corrida e foi projetado por um piloto, Tadeu Kovalsuki, que usou as iniciais do seu nome para batizar o carrinho. No Acervo Virtual do Planeta, o buggy Safari, fabricado com as mesmas formas também está classificado como Tako.
Tanger – RJ
Um jipe fabricado no Rio de Janeiro, do mesmo desenhista do jipe Ragge.
Tecno M-73 – RJ
Um buggy estilo esportivo, fabricado no Rio de Janeiro em 1972. Pelo que se sabe, apenas duas unidades foram fabricadas pela Tecnofibra. Ver também Buggy Bravo.
Terral – RJ
O carioca Terral foi feito em dois modelos, um curto para dois passageiros e um mais longo para quatro.
Top
Um buggy dos curtos. Provavelmente um fabricante muito pequeno, que fazia o licenciamento como alteração de característica. Dois únicos exemplares no site.
Toppy – RJ
Fabricado nos anos 80 no Rio de Janeiro e posteriormente em Recife-PE.
Toy – RJ
Fabrica carioca de buggies, com um modelo peculiar, com faróis retangulares encaixados nos paralamas.
Tropi – SP
Tropi Kadron foi o primeiro nome do célebre buggy desenhado por Anísio Campos. No mesmo ano, passou a se chamar apenas Kadron.
Tropical – RN
Fabricado em Paranamirim-RN, mesma cidade do Selvagem. No início, era um clone do Selvagem, depois assumiu uma personalidade própria.
"U"
"V"
Valente – BA
Fabricado inicialmente na cidade de Valente-BA, transferido depois para Salvador-BA. Buggy “inspirado” no Magnata, fabricado nas décadas de 80 e 90.
Vega – RJ
Buggy fabricado no Rio de Janeiro, no início da década de 80. Posteriormente, foi fabricado em Santos-SP pela Só Buggy, depois pela Show Buggy com o nome de Leblon e chassi de Brasília sem cortes.
Finalmente, com algumas alterações, foi fabricado com o nome de Carrera, com chassi próprio. Não sei se igual ao Vega original ou outro projeto.
"W"
Way – PR
O Buggy curitibano está no Planeta Buggy. Depois de fabricar um buggy mais estilo tradicional, a Way renovou e lançou um desenho que foi copiado por vários outros fabricantes.
Woody – RJ
Buggy carioca com estilo muito próprio. A Woody fez dois modelos de buggy. Um com estilo californiano e outro esportivo, que parece não ter tido muito sucesso.
"Z"
Zuggy – SP
O Zuggy foi feito em São Paulo por um profissional especializado em buggies, o já falecido Zu. Uma versão aprimorada do BRM M3. O próprio Zuggy foi bastante copiado.
Este post tem 23 comentários
Deixe um comentário Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Muito bom saber sobre Buggy rey
tem foto buggy rey
tfoto buggy rey
Faltou o Buggy Tiger querendo comprar um mais sem informações dele
Tem o buggy SABRE tambem, segundo pesquisei fabricação no RN.
Sim, o Planeta não tem este buggy no acervo. Foi feito na terra do Selvagem!
Tem o buggy SABRE tambem, segundo pesquisei fabricação no RN.
Faltou um Buggy igual o que eu tenho.
nunca vi outro igual, gostaria de saber mais a respeito.
Olá, Haroldo! Manda fotos do teu buggy para o email beco@planetabuggy.com.br. Se puder, fotos de frente, lateral, traseira e painel. E toda informação que tens sobre ele, como está no documento, que tipo de chassi ele tem, essas coisas.
Pra mim está bom. Só uns detalhes:
– Talvez tirar a palavra “buggy” da frente das marcas, fica repetitivo;
– O buggy Ferca e o Naja One levam para a mesma página, da Fercar. Na verdade o Naja One é o modelo homologado da marca Fercar, mas ele usa em 3 carrocerias: O Naja One é o original, estilo nordestino, o Veneno é a réplica do Kadron e o Sumaya é o estilo californiano.
[]’s
é… a intenção era separar buggy “de verdade” dos esportivos e picapes. Mas tens razão, acho que vou tirar.
Sobre o Fercar, eles usam a mesma homologação para todos, pois a parte mecânica, inclusive chassi, é a mesma. Vou pesquisar um pouco e melhorar a coisa.
O que não falta é modelos variados.
https://flatout.com.br/diversao-e-baixo-cuto-os-buggys-brasileiros-que-valem-a-pena-salvar/#disqus_thread
interessante a postagem no Flatout, infelizmente é só para assinantes e não consegui ler.
Mas tens razão, são tantos modelos que estamos perseguindo há anos montar nosso Acervo Virtual e nunca conseguiremos ter todos.
Tem um buggy que se chama scaly só vi um por foto, que foi de um colega, não sei que estado foi fabricado.
Nunca ouvi falar deste modelo. Nem nossa bíblia de veículos brasileiros, a Lexicar cita este modelo. Se descobrir a foto dele, manda pra gente!
Enviei foto do scaly para seu email.
Recebi. Vou fazer uma rápida pesquisa e coloco no site logo. Tem mais alguma foto dele? Do painel, por exemplo?
NÃO SO ESSAS MESMO.
Buggy Magnata – ocorreu um engano. Fabricado no CE .
É verdade! Falha do Velho… já arrumei lá. Obrigado pelo toque, Sérgio. É bom ver estes avisos, que é sinal que alguém está lendo!
Finalmente, hoje concluí a colocação de todos os modelos de buggies que o Planeta registrou durante todo este tempo. Não foi simples, mas foi gratificante.
Eu tenho um Buggy Dakar, fiz alguns modificações nele, coloquei lanternas replicas do Golf, e estou adaptando faróis de Led, já q a lei deu uma brecha agora em Agosto de 2022, e alem do meu esta com.motor CHT 1.6, eu mesmo q fiz esta adaptação, estou feliz com o resultado.
opa! se quiseres colocar teu Dakar no site, manda fotos e mais detalhes para beco@planetabuggy.com.br. E qual foi a brecha legal para os leds?