Você está visualizando atualmente Buggy Icomda – Brasileirinho 1989
Buggy Icomda

Buggy Icomda – Brasileirinho 1989

no site em outubro de 2003

Buggy Icomda – Brasileirinho – SP

Tive o prazer de ser apresentando ao “Planeta Buggy” no dia de hoje (03/10/2003) pelo dentista de minha mulher, Dr. Mauricio Ortega, aqui de Piracicaba, a quem ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente, mas que me possibilitou, pelas dicas enviadas, que eu conhecesse o seu adorado Buggy.

Ainda que desnecessário, frise-se que adorei o Site por seu conteúdo dedicado exclusivamente aos bugueiros. Falando em bugueiros, já somos três, aqui na empresa onde trabalho, encontrando-me eu, atualmente, empenhado em convencer um outro colega da empresa a adquirir um Buggy modelo Baby, que se encontra à venda aqui em Piracicaba. Se Deus ajudar ele acabará comprando. Se ele não quiser comprar agora, vou acabar comprando esse buggy para não perder a oportunidade e depois continuo com a minha campanha tentando fazer o meu colega adquirí-lo de mim.

Já que estou falando de buggy, que me desculpe o Dr. Mauricio e os demais felizes proprietários de buggy, mas nada se compara ao meu querido buguinho. Trata-se de um dos dois únicos exemplares fabricados por uma empresa de São José dos Campos (SP), a qual é especializada, com admirável competência, na fabricação de réplicas do famoso MG Britânico. Sem querer ser cansativo, não posso me furtar de contar a história do meu buggy Icomda, principalmente acerca das particularidades de sua aquisição.

Estando eu em São José dos Campos, numa manhã de domingo de sol, fui dar uma espiada na feira de automóvel, instalada no estacionamento de um Supermercado. Lá chegando, deparei com uma imensa roda de pessoas que cercavam “alguma coisa”. Aproximei-me e deparei com o “meu buguinho”, por quem me apaixonei perdidamente à primeira vista. Tinha, pois, que adquirí-lo a qualquer preço. Para tanto, aproximei-me do proprietário e manifestei o meu interesse pelo buggy.

Meu entusiasmo levou um banho de água fria, pois o proprietário (provavelmente pelo interesse que outras pessoas manifestavam) fez o maior charme, dizendo que o preço do buggy era de U$ 3.000, mas que ele tinha preferência em permuta-lo com um outro veículo fechado, pois sua esposa estava grávida e o buggy estava se mostrando desconfortável para ela.

Acrescentou, inclusive, que já estava em negociação para permutar o “meu buguinho” com um veículo comum. Evidentemente que fiquei tremendamente decepcionado. Mesmo assim, entretanto, deixei um cartão com o proprietário, pedindo-lhe para me procurar em casa, caso não conseguisse fazer o negócio da permuta.

Para encurtar, no mesmo domingo o proprietário me procurou em casa, com o buggy, da qual ele nunca mais saiu. Comprei-o mesma hora e acabei tendo que levar o ex-proprietário em meu carro até a cidade de Jacareí, onde ele residia.

Para os que já não se aguentam de tanta curiosidade, o meu buggy Icomda foi fabricado em 1989 pela empresa ICOMDA (com m mesmo), de São José dos Campos, e o seu modelo é designado como BRASILEIRINHO, tendo sido por mim adquirido em 1992.

Trata-se de um buggy de fabricação artesanal, para dois lugares, equipado com motor Volkswagen 1.600, carburador simples e provido de chassi especialmente desenvolvido para ele.

Dias depois de adquirir o Buggy, fui até a fábrica para conhecer melhor os seus detalhes de fabricação, quando surpreso descobri que o proprietário da fábrica era um velho amigo de infância, o qual me contou, dentre outras coisas, que havia fabricado apenas dois Buggies Brasileirinho, sendo um para ele mesmo, e o outro para um cunhado seu, de quem eu adquirí o outro exemplar.

Contou-me ele, ainda, que não pretendia fabricar mais nenhum outro buggy Icomda Brasileirinho, pois o seu negócio eram as réplicas do MG Inglês.

Para encerrar, esclareço que o meu Buggy Icomda, atualmente, passa por uma reforma completa, inclusive com pintura geral, como todos poderão ver pelas fotos anexas.

Mando, inclusive, uma foto dele desmontado para que se possa observar sua mecânica, principalmente no tocante ao chassi.

Prometo que depois de concluída a reforma mandarei fotos novas para que todos possam babar.

Um grande abraço a todos usuários do Site “planetabuggy”, esperando encontrá-los por aqui para troca de opiniões e informações.

Paulo Faria

Comentário do Planeta

O Buggy Icomda Brasileirinho teve apenas duas unidades produzidas, mas, mesmo assim, é um buggy singular, com desenho único na dianteira e traseira e também um chassi próprio, com tubos de secção quadrada.

O proprietário da Empresa fez, antes deste modelo, uma gaiola com equipamentos para circular em vias públicas, que pode ser vista em um anúncio na galeria acima, o “Brigão”.

E ficamos esperando mais algumas fotos deste Buggy Icomda!

Conheça outros Buggies Brasileiros aqui no Planeta

O Planeta tem muitos buggies registrados no site. Os mais conhecidos estão por aqui, não todos, que isso é impossível.

Assim como o buggy Icomda, que teve apenas duas unidades produzidas, muitos também foram fabricados em pequena série, o que dificulta a “caçada” por informações.

Clica na imagem abaixo para conferir estes buggies, em ordem alfabética.

Se souberes mais detalhes sobre o Buggy Icomda Brasileirinho – ou qualquer outro, manda para o Planeta Buggy, ali embaixo nos comentários, no nosso Fórum ou no Grupo do Facebook do Planeta.

As Atualizações do PB

A seguir, os links para as atualizações mais recentes do Planeta Buggy. Ou clica em “novidades” no menu superior, para ver todas as publicações em ordem cronológica.

Visita as redes sociais do Planeta. Grupo e Página no Facebook

Este post tem 2 comentários

  1. Wesdra

    Eu tenho um icomda 👏👏

    1. Beco

      Que legal! tens fotos dele? É este modelo, ou o MG? Se for este é o primeiro que o proprietário da empresa fez, para uso pessoal, já que o segundo é este do Paulo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.