Detalhes do Buggy

Um buggy tem muitos detalhes. Podemos até dizer que não existem dois buggies iguais, se dermos tempo aos donos de serem buggistas… Como as Harleys, buggies podem ser customizados ad infinitum.

Nesta página, fizemos uma coletânea do que tem no site do Planeta Buggy, falando sobre estas coisas e muito mais. Quem sabe, não está aqui a proxima atualização do teu buggy?

Estribos, Barras de Proteção Lateral ou Nerf Bars

Estribos são equipamentos que, em algumas situações, podem ser de grande ajuda, como em buggies muito altos ou quando o buggista tem algum tipo de problema de mobilidade.

Alguns buggies modernos têm estas barras incorporadas no chassi, mas escondidas do exterior pela carroceria.

Santoantônio – O que é?, para que serve?

Santo antônio ou santoantônio ou barra anticapotagem é um equipamento importante em um buggy, embora nem sempre cumpra sua função na segurança.

Visita a página, clicando na foto e conhecendo os tipos de santoantônio e suas características principais.

Bagageiro Traseiro

Buggies não são veículos com grande espaço de carga. Alguns sequer têm portamalas na dianteira e, mesmo os que têm, não são de grande tamanho.

Uma das maneiras de contornar esta dificuldade, é a colocação de bagageiros na traseira do buggy, normalmente apoiados no santoantônio e, muitas vezes, retirável, para efeito estético.

Bagageiro de Teto

A tradução autorizada de um texto do ManxClub, mostra o bagageiro de teto feito por David Helland, infelizmente já falecido.

Com alguma alteração, é possível fazer um para os buggies brasileiros e é de grande utilidade em trilhas e passeios onde é preciso carregar mais coisas. Até uma barraca!

Corda, Tira Elástica ou Cinta com Catraca?

Já que falamos de bagageiros, é bom falar sobre como fixar a carga nele. Afinal, não queremos sair largando coisas pelo caminho…

O Planeta fez uma postagem sobre as possibilidades de fixação da carga. E fez até uma enquete para saber como o pessoal faz para segurar a carga. Detalhes que podem fazer a diferença na segurança de um passeio. Confere!

Polir Rodas de Liga Leve

Muitos não ligam para rodas extremamente polidas, mas para os que gostam de se sujar um pouco, esta postagem do Planeta Buggy mostra como fazer em casa, um polimento razoável.

Claro, para ser perfeito, somente com equipamentos profissionais, mas se as rodas não estão muito prejudicadas, o resultado é bom.

Bancos de Buggy – Quais os Melhores para o teu?

Conchas, reclináveis, com estrutura de metal ou de fibra, com encosto de cabeça ou baixos, enfim, todos os tipos de bancos que os buggies usam no Brasil.

Conheça os detalhes para escolher o melhor para teu futuro projeto de customização do teu buggy.

Capotas em Buggies – da Bikini até a Integral de Fibra

Buggies precisam ter capotas, de maneira geral. Mas estas capotas precisam ser facilmente retiradas, pois buggies sem capotas são muito mais… buggies!

Nesta publicação do Planeta Buggy, vamos mostrar os tipos de capotas, os materiais utilizados e até algumas ideias interessantes e diferentes para capotas.

Rodas, Pneus, Estepes

Existem várias possibilidades de rodas e pneus para uso em um buggy. Dependendo do uso, se vai ser de trilha, de dunas, de passeio, enfim, as variedades são infinitas.

E tem o estepe, que é uma dificuldade em muitos buggies, por absoluta falta de espaço para ter uma roda “normal”. O Planeta Buggy mostra quais tipos de estepes podem ser utilizadas, legalmente.

Cambão – Tipos e Usos

Talvez um dos equipamentos mais utilizados e mais úteis para um buggista é o cambão. Com ele é possível levar o buggy para qualquer lugar, sendo tracionado pelo carro da família. Também para levar ao mecânico, para carregar algum parceiro que estragou no meio da trilha.

O Planeta mostra em detalhes os tipos de cambão, os detalhes legais de seu uso e até mesmo as manhas para conduzir um buggy sendo rebocado.

Sinaleiras (Lanternas) dos Buggies

Desde os primeiros buggies que usavam as lanternas de buggies, tanto as dianteiras quanto as traseiras, até as de Variant e todas as outras variações possíveis.

Os fabricantes, normalmente, utilizam lanternas de veículos de produção em série, para facilitar a produção e manutenção e também para reduzir custos. Mas existem buggies com sinaleiras fabricadas para eles, como é o caso dos Buggy Baby.

Nesta postagem, um pouco de tudo sobre sinaleiras, adaptações e tudo o mais. É um dos itens mais interessantes para a customização de buggies.

Parachoques em Buggy

Outro item interessante para a customização de buggies, são os parachoques. Desde os antigos tubulares que simplesmente mimetizavam os parachoques tradicionais, até os mais recentes e elaborados, que além de proporcionarem segurança, também são bonitos.

O Planeta Buggy mostra os mais utilizados nos buggies brasileiros, com detalhes interessantes.

Customização em Detalhes

Pequenas coisinhas de detalhes para customização do buggy. Nada complicado, apenas um capricho nos detalhes para fazer o buggy brilhar e destacar-se.

O Planeta Buggy mostra, nesta postagem, algumas das coisas que podemos fazer para detalhar o buggy. Se faltou alguma coisa, comenta lá!

Levantando a Carroceria – “Body Lift”

Tanto para bajas como para buggies, às vezes uma solução simples pode ser o que se precisa. Levantar a carroceria vai permitir mais espaço para os pneus de maior diâmetro, vai dar mais espaço em outras partes do buggy e pode servir até mesmo para o rebaixamento da suspensão, em buggies street.

O Planeta Buggy mostra, em detalhes, como pode ser feito.

Anti-furto no Buggy

Um buggy é um Fusca, com muitas peças de Fusca e, portanto, visado para furtos que envolvem a retirada das mesmas. Tem maneiras de proteção, as vais variadas, que o Planeta Buggy mostra nesta página. Escolhe a melhor ou mais de uma para proteger teu precioso carro!

Na década de 90, o Velho’73 foi furtado e o ladrão não conseguiu ir muito longe por conta de um acessório bem simples, que impedia fazer mudanças. Ele estava em primeira e ficou em primeira. O gajo abandonou algumas quadras adiante…

Personalizando o Velocímetro do Buggy

Não é tarefa simples, mas é possível fazer a personalização do teu velocímetro, com detalhes realmente únicos… Neste tutorial,  Diogo Lima mostra como ele fez no dele e dá todos as informações necessárias para um bom trabalho.

Vais conseguir um detalhe único no teu buggy. Trabalhoso? Com certeza! Mas pode valer à pena.