Você está visualizando atualmente Como Polir Rodas de Liga Leve em Casa
Rodas polidas!

Como Polir Rodas de Liga Leve em Casa

Tutorial “transplantado” do antigo site.

Tutorial feito pelo Francisco Terra, ex-buggista (por enquanto) e mergulhador de Maricá e que mostra como polir rodas de liga leve em casa, com materiais e equipamentos simples. O resultado não fica nada a dever para muitos profissionais que a gente acha por aí. E há o prazer em fazer algo que vai deixar o buggy muito bonito.

POLINDO RODAS

por Francisco Terra

Muitos devem conhecer este procedimento para polir rodas, mas diante de pouca informação que encontrei, resolvi postar como fiz o polimento das rodas do meu buggy, que eram pintadas.

O passo-a-passo

Primeiro passei removedor de tinta pastoso. Usei o da Maxxi Rubber, mas dizem que o da Wanda é o melhor. Passei a primeira mão, retirei o que consegui, e depois passei novamente. Cuidado que se encostar na pele, porque queima pra kct. Caso entrar em contato com a pele, use água em abundância.

Na galeria de fotos a seguir, o buggy com as rodas pintadas. Na sequência, a roda já fora do buggy. Depois, com removedor pastoso, que foi raspado com espátula de madeira para não arranhar ainda mais a roda. Finalmente, a roda já sem a tinta e lixada com lixa d’água 220 e depois 400.

Material usado para polir rodas

Na verdade, acho que as massas ainda não são as ideais, pois há algum tempo (20 anos) eu poli umas rodas que comprei usadas, bem foscas, mas sem arranhões, e ficaram igual a espelho, polimento perfeito. Porém as massas eram de cores diferentes, marrom escuro e bege se não me engano, mas como não tenho certeza, fui na onda do vendedor e comprei essas, ficou até legal, mas acho que poderia ser melhor.

Roda polida

Tinha muitos arranhões fundos, que não tem como tirar em casa, mas só dá pra ver de pertinho.. rsrsrs. Apesar de achar que poderia ser melhor, gostei do resultado. Mês que vem vou trocar os pneus dianteiros.

Bom, espero que tenham gostado.

Recomendações do Planeta Buggy

Para fazer o polimento, ligue a máquina e passe a barra no disco de polir. Com o disco impregnado com a massa de polimento, é só passar na roda.

Existem barras de várias gramaturas. Começa com a mais grossa e depois faz o acabamento com a mais fina. Para finalizar, pode ser usado o polidor líquido Brasso. 

Rodas mais antigas não seguram o polimento por muito tempo, então é preciso manutenção constante.

Proteja-se!

Como é um produto químico, use luvas e óculos de proteção, para proteger-se. Ao abrir a lata, cobra a tampa com um pano ou papel, para que os gases internos não façam saltar o conteúdo. E leiam atentamente as instruções dos produtos utilizados!

Quer saber mais sobre manutenção e serviços no buggy? Visita a página de dicas “Mão na Graxa”, aqui no Planeta

Como Polir Rodas – Mais dicas!

No Facebook, o Lucas Corteletti mandou algumas dicas extras, que podem auxiliar no serviço:

É um trampo da mulestia. Também poli as minhas, mas fui um pouco mais detalhista. Usei as lixas 80, 120, 220, 400, 600, 1200, 1500 e 2000. Depois o polimento com rodopano e as pedras. Entre cada pedra, um produto chamado “como brilha”. Até curti o resultado, mas quero elas com aspecto espelhado. Tô esperando chegar um produto chamado abrilhantador.

Para quem quiser ver como o trampo é complicado, procura um canal no YouTube chamado kle#gdc.

Para remover toda a tinta tive que repetir este processo por quatro vezes. Dica muito importante!, use calça jeans (velhas, de preferência).

No site do fabricante da Maxi Rubber, algumas informações importantes

PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE

Desengraxar o local com Solução Desengraxante Maxi Rubber, eliminando os vestígios de poeira, oleosidade
e outras impurezas que possam comprometer o desempenho do produto.

APLICAÇÃO

  • Produto pronto para uso.
  • Abra a embalagem apoiando uma das mãos sobre a tampa para evitar que ela salte devido a pressão interna.
  • Aplique o produto com um pincel e/ou trincha em alta camada, espalhando por toda a área a ser removida.
  • Deixe o produto agir por um período de 05 a 10 minutos ou até que o revestimento apresentar sinais de enrugamento ou amolecimento;(este tempo pode variar dependendo do tipo de pintura a ser removida).
  • Após este período remover/raspar o produto com uma espátula e se necessário repetir o processo até total remoção da pintura original.
  • Após a remoção/raspagem, limpar a área com Thinner ou Solução desengraxante.

Dicas 

  • Utilizar um pano ou papel sobre a tampa e abri-la com cuidado afim de que os gases contidos na embalagem saiam lentamente.
  • Para melhor eficiência do Removedor Pastoso é aconselhável lixar ou provocar ranhuras na superfície da tinta e aplicar o produto em camadas espessas.
  • Não utilize este produto sobre superfícies quentes ou expostas ao sol.
  • Após sua utilização lavar a peça com água e sabão, em seguida secar e limpar com thinner e/ou desengraxante.

Nota do Planeta

Atenção com a segurança, que este é um produto químico. Use óculos e luvas e trabalhe em um ambiente arejado. E, como disse o Lucas, use calças jeans velhas!

Este post tem 4 comentários

    1. Beco

      Maravilha! Depois comenta como ficou, quais produtos usou e qual nova dica tens!

  1. Chevas

    Nunca entendi direito como se usa essa barras…passa no disco de polir ou na roda!?
    []’s

    1. Beco

      no disco de polir. o material fica no disco e faz o polimento.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.