Mecânica e Manutenção de Buggies

Mecânica (uma base) e Manutenção de Buggies

O Planeta tem uma boa compilação de assuntos sobre mecânica, principalmente da mecanização VW boxer, ainda a mais utilizada pelos buggies brasileiros.

Não é intenção do Planeta Buggy ensinar mecânica, mas mostrar os rudimentos da coisa, de maneira a facilitar a manutenção de buggies pelos próprios buggistas. Ou para não ser enrolado pelo mecânico ou para manter uma boa conversa no churrasco do grupo!

Então, vamos lá, acompanhem o Planeta Buggy nesta “viagem” pelas entranhas do buggy! Clica nas imagens para acessar a postagem respectiva.

Caixa de Direção no Buggy

Original ou adaptada? Esta questão ainda vai perseguir os buggistas por muito tempo.

O Planeta fez uma rápida análise das situações de manter a caixa original ou fazer uma adaptação.

O que tu achas? Dá uma olhada e coloca tua opinião nos comentários.

Apostila do Motor Boxer

Vamos começar com esta apostila, que foi publicada em capítulos em uma revista da própria VW. O Planeta Buggy conseguiu autorização para colocar no site, com os devidos créditos, obviamente.

Felizmente, copiamos todos os artigos antes da VW retirar as revistas do site. Fizemos uma  unificação em um único arquivo .pdf, para facilitar a leitura e a impressão da mesma. Uma leitura obrigatória para a manutenção de buggies.

Mecânica Básica – Revista Automotor

O Ivan de Itajaí/SC, mandou para o Planeta, há algum (muito) tempo, uma matéria da revista Automotor, onde o autor falava da mecânica básica do Fusca e dava dicas de como fazer pequenos consertos e ajustes no carrinho. Claro que quase tudo se aplica aos buggies que tem suspensão e mecanização boxer. O buggy do Ivan está na seção dos clássicos do Planeta: Buggy Baby.

Portanto, uma lida no material vai ser de extrema importância, mesmo para os buggistas que não gostam de meter a mão na graxa. É para aquelas situações em que tem de demonstrar, ao mecânico, que a mecânica básica não é totalmente desconhecida de ti e não vai ter desculpas do tipo “fio entupido”… hehe

Tabela de Calibragem de Carburadores do Boxer

Uma tabela com calibragens dos vários carburadores dos motores boxer. Mas não vais conseguir ver muita coisa em um celular…

Graxas – tipos e usos

Donos de carros modernos não precisam esquentar a cabeça com graxa. Mas quem tem um Fusca ou derivado, tem que atentar para pontos de graxa, pelo menos uma vez por ano ou sempre que andar em alguma trilha pesada. Saiba onde estão as graxadeiras e como lubrificar a suspensão dianteira e também a troca da graxa dos cubos dianteiros. 

Como Identificar o Motor Boxer

Há um padrão de numeração dos motores boxer, que permitem identificar ano e modelo de fabricação. O Planeta tem uma relação dos números mais conhecidos. É possível que faltem alguns e estamos prontos para receber ajuda nesta missão. Se conhecer mais alguma coisa sobre isso, avisa a gente, ok?

Filtro de Óleo no Boxer

O motor boxer não tem filtro de óleo e esta é uma das melhorias que valem a pena e não é tão caro de ser feito. As instruções que estão neste post podem ajudar a fazer o serviço. Dá para usar a mesma bomba para um radiador externo.

A grande vantagem de fazer este serviço, é o aumento da quantidade de óleo em circulação, a filtragem dele e um melhor arrefecimento do motor.

Regulagem de Válvulas

A manutenção de buggies inclui a regulagem de válvulas do motor boxer, que deve ser feita regularmente. É simples de ser feita, não requer ferramentas especiais, mas precisa ser realizada com cuidado e com o motor (bem) frio. Acompanhe o tutorial apresentado no Planeta Buggy e veja como é feita esta regulagem.

O Planeta está devendo fotos do serviço, então, se fizeres, fotografa e manda para cá!

Bomba de Combustível Manual

Uma das coisas que atrapalha a vida de um buggista é quando o buggy fica parado muito tempo e é preciso “dar um golinho de gasolina” no carburador.

Para resolver este “pequeno” problema, é possível colocar uma bomba manual, normalmente utilizada em motores de popa, definitivamente na linha de combustível.

Dá uma olhada na postagem sobre o assunto. É muito interessante.

Rolamento da Coluna de Direção

O prazer de dirigir é feito de muitas coisas, muitas sensações. E nada pior para estragar estas sensações, que ruídos, folgas e coisas do gênero.

Entre estas coisas, a folga do rolamento de direção é uma das que tiram o prazer de um passeio. Fácil de acomodar, como pode ser visto na postagem do Planeta Buggy. Clica na imagem!

Acoplamento da Direção

No tópico anteior, vimos o rolamento do lado do volante. Do outro lado da coluna de direção, tem uma peça que faz parte da segurança de um buggy e deve ser revisada com frequência, apesar de ser raro seu rompimento.

Nesta postagem, o Planeta mostra como fazer a troca deste acoplamento, também conhecido como “bolachão” da direção.

Restaurando a Pedaleira do Buggy (Fusca)

Entre as coisas que atrapalham o prazer de dirigir, além dos ruídos e folgas, é uma pedaleira com problemas. O Planeta Buggy mostra como desmontar e restaurar a pedaleira, com muitas fotos e detalhes.

Trata-se da tradução de uma matéria da revista VW Trends, de 2003. Vale a pena ler e ver como se faz um serviço bem feito!

Fica Frio! Cuidando da refrigeração do Boxer

Existem muitos detalhes que permitem uma boa refrigeração do motor boxer. E descuidar destes detalhes pode comprometer o funcionamento e causar danos graves ao motor.

Dá uma olhada por lá e depois confere no teu motor para ver se está tudo ok.

Barra Antirrolagem – a Barra “Estabilizadora”

A barra antirrolagem, que alguns chamam de barra estabilizadora, está bem relatada nesta página do Planeta Buggy. Como é um assunto muito polêmico em todas as redes sociais do site, o Planeta foi buscar a opinião de um técnico, alguém que conhece a fundo o assunto.

O resultado está nesta página. Confere e tira tuas conclusões sobre a importância ou não deste equipamento no teu buggy.

Suspensão Traseira IRS

Fuscas tem suspensão “Swing Axle”, eixo oscilante, com apenas uma articulação, fazendo com que as rodas se fechem ou se abrem, com seu funcionamento. Quando se levanta muito a suspensão, fica um aspecto estranho de rodas “fechadas”.

A suspensão IRS (Independente Rear Suspention) corrige este problema, com mais uma articulação próxima da roda. Este tipo de suspensão foi utilizado na Kombi mais moderna e também na Variant II. Nesta postagem, traduzida de um site americano, o autor ensina a fazer a adaptação dela, usando a barra de torção do próprio buggy/Fusca.

Suspensão Traseira IRS de Kombi no Buggy

Outra maneira de instalar uma suspensão IRS no buggy, é colocar a suspensão de Kombi ou de Variant II inteira. A da Kombi foi projetada para um veículo que carrega até uma tonelada, logo, bem mais resistente (e dura), que a do Fusca e da Variant II. Pensa bem sobre isso quando resolver fazer a alteração.

Na postagem do Planeta, o Alex mostra como fez esta adaptação em seu Baja Bug. Confere por lá como ficou!

Como Preparar seu Buggy para o Inverno

No Sul do Brasil, ao contrário de outras regiões, o inverno é bem rigoroso e muitos acabam não usando o buggy neste período. Ou é um buggy que fica na praia para ser usado apenas durante as férias. Em qualquer dos casos, é preciso prepará-lo para este período ocioso.

O Planeta Buggy mostra o que deve ser feito para que ele esteja perfeito quando precisar sair da hibernação. A foto do lado mostra o Velho’73 em um rally, no inverno de 1974.

Cáster do Buggy

Com o encurtamento do chassi e com o uso de rodas de tamanhos diferentes na frente e na traseira, o cáster do buggy altera-se bastante, fazendo com que a direção fique pesada ou insegura. E também refletindo na dificuldade de transportar o buggy com um cambão, já que, com cáster errado, as rodas não acompanham o carro trator nas curvas.

Saiba o que é o cáster e como fazer a regulagem dele, nesta postagem do Planeta.

Quer ver um vídeo do Canal do Planeta Buggy sobre este assunto? 

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