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Freio seletivo

Freio Seletivo – Para Que Serve, Como Fazer (2004)

em 2004, freio seletivo foi uma postagem do PB

Freio Seletivo – Para Que Serve, Como Fazer

Uma das grandes invenções automobilísticas é o diferencial. Quando o veículo está em linha reta, a potência é igualmente dividida entre as duas rodas mas, quando faz uma curva, o sistema permite que a roda interna tenha transferência de menos rotação, enquanto a externa, mais.

No entanto, a grande falha deste sistema é que quando uma roda desliza, no barro ou na areia, por exemplo, acaba tirando toda a tração da outra roda. A mesma coisa acontece quando uma das rodas de tração fica no ar, situação comum em trilhas.

Uma das soluções modernas é o diferencial auto-blocante ou sistemas de controle de tração.

Só que nossos velhos buggies nem sabem o que é isso… 

Para quem não sabe, o diferencial do Fusca está dentro da caixa de marchas e, inclusive, é possível trocar a relação coroa/pinhão para conseguir maior ou menor potência nas rodas.

Mas, também graças à genialidade da mecânica do Fusca, é possível fazer um “bloqueio de diferencial” simples e barato. O freio seletivo.

O freio de estacionamento (freio “de mão”) do Fusca é operado por dois cabos, um para cada roda.

Na alavanca de freio, localizada entre os bancos dianteiros, estes dois cabos são acionados simultaneamente, no sistema original.

Gurgel desenvolveu um sistema de freio seletivo que chamou de seletraction. Duas alavancas acionam, separadamente, cada um dos cabos, freando a roda selecionada.

Desta maneira, quando uma roda perde tração em um atoleiro, acionar o freio daquela roda transfere potência para a outra, facilitando a saída.

É provável que isto já tivesse sido feito antes mas, no Brasil, somente Gurgel tinha em seus carros. E é um sistema tão simples e eficiente que deveria estar em todos os buggies depois dele.

Como Fazer ou Instalar

A alavanca do freio de estacionamento do Fusca tem um pino que serve para a articulação do movimento.

Em uma das adaptações possíveis, este pino pode ser trocado por um um pouco maior, que possa acomodar outras duas alavancas laterais, que podem ser feitas com prancheta metálica.

A outra é a colocação de um novo ponto de articulação à frente dos cabos, como a original do Gurgel.

Os cabos, que eram presos na alavanca original, seguem passando pelo mesmo local, mas serão presos na nova alavanca lateral.

Desta maneira, pode ser necessário que os cabos sejam um pouco maiores que os originais.

Quando uma das alavancas laterais for acionada, a roda do mesmo lado será freada.

Na galeria a seguir, alguns exemplos deste tipo de freio seletivo.

A primeira foto foi enviada pelo Amadeu, que tinha uma gaiola com este sistema de freio seletivo.

A segunda, encontrei no Mercado Livre e tem as alavancas laterais como as do Gurgel. Enquanto a primeira a alavanca precisa ser puxada, a segunda precisa ser empurrada.

A do Amadeu parece ser mais simples, pois a articulação é a mesma do freio normal, bastando colocar um novo pino, mais longo, ali. E puxar a alavanca parece ser um movimento mais natural, em uma situação de sufoco. Eu colocaria um punho de bicicleta ali ou algo para melhorar a empunhadura.

A outra precisa de uma nova articulação, à frente dos cabos. Mas pode ser comprada pronta.

Hidráulico

O Planeta tinha uma postagem de como fazer um freio seletivo hidráulico, mas resolvi não colocar aqui, pois implica em alterar um sistema de segurança e isso não é aconselhável.

Existe outro sistema, usado pelos drifters, e que poderia ser adaptado no buggy.

As fotos a seguir mostram alguns modelos, que podem ser comprados no Ebay. São rápidos, intuitivos, mas também alteram o sistema original hidráulico, além de serem caros. Não vejo vantagem comparativa com o de cabos.

Conclusão

Apesar de não ter um sistema de freio seletivo no meu buggy, acredito que ele seja de grande valia para quem anda em trilhas mais pesadas.

Pequeno investimento monetário e grande resultado em satisfação!

Se tens um sistema desses ou pretendes fazer, manda fotos e detalhes para nós.

Mais Mão na Graxa!

O Planeta Buggy desenterrou muita informação sobre mecânica nos foruns e nas postagens antigas e está fazendo uma compilação com algumas páginas centrais onde estão links para páginas específicas.

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