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Freio a Disco Traseiro em um Buggy

Freio a Disco Traseiro em um Buggy

no site em 2005

Atenção

Este texto sobre freio a disco traseiro em um buggy, foi escrito em 2005, com um adendo em 2006. Provavelmente, existem outras maneiras e outras peças que podem ser usadas de outros carros. Mas dá uma ideia do que é possível de ser feito.

Além disso, por ser um elemento de segurança do veículo, não deve ser feito por pessoas sem a devida habilidade, cuidado e competência.

Mas é sempre bom saber como pode ser feito, para tomar as decisões, mesmo que quem vá fazer seja um profissional do ramo.

Freio a Disco Traseiro em um Buggy

Fiquei sabendo que não é nada difícil colocar freios a disco na traseira de um buggy. Esta é uma operação de grande importância, pois freios são o principal problema de um buggy – pelo menos na minha opinião.

Quando freamos um carro que tem pouco peso na dianteira e uma superfície de atrito muito maior na traseira, a tendência é arrastar as rodas dianteiras. Logo, um freio eficiente na traseira é sempre bem vindo! Além disso freios a lona, quando molhados, perdem a eficiência rapidamente. E qual buggy não molha os freios de vez em quando?

Mas vamos ao que interessa: como fazer esta operação e ainda ficar com freio de estacionamento (freio de mão), que é obrigatório, sabem?

A primeira vez que vi esta adaptação, foi em um buggy que estava sendo construído pelo Fábio, aqui em Pelotas. As pinças utilizadas foram do Tempra Turbo, enquanto o disco é o dianteiro do Fusca, com um trabalho de torno para entrar os rolamentos da roda traseira. 

A única peça feita para a adaptação, é a que prende a pinça no semi-eixo, aproveitando os furos que já estão lá. É uma pequena peça de ferro com quatro furos. O freio de estacionamento aciona os pistões.

É preciso, contudo, uma grande atenção no alinhamento das pinças com o disco. Nesta adaptação, como não é feita solda e a fixação é realizada exatamente no local correto, em função da existência daquele apoio, não deverá haver problemas. O suporte é feito em chapa de aço de grande espessura e os parafusos utilizados para a fixação, também devem ser de aço de grande resistência, preferencialmente com rosca fina, que dá maior aperto. O esforço que há neste ponto, é muito grande!

Felizmente, três buggistas auxiliaram o Planeta nesta missão: o primeiro, José Carlos (Giant´s ´91, de Maceió), mandou algumas fotos mais esclarecedoras sobre como colocar um freio a disco traseiro em um buggy, que colocamos a seguir:

Detalhes desta Adaptação

A pinça utilizada pelo José Carlos é a traseira do Marea, mas pode ser do Tempra ou Vectra ou qualquer outro que tenha freios a disco na traseira. Este detalhe é importante para manter o freio de mão operacional. Há quem prefira utilizar as pinças do fusca, também, utilizando um segundo par de pinças para o freio de mão.

O disco é o dianteiro do fusca.

A pinça é fixada na peça nº 3. É feito um corte nessa peça para encaixar a pinça e depois ela (a pinça) é fixada na peça 3, com uma chapa de ferro. Clica na segunda foto da primeira linha, para ver onde esta peça vai ser fixada. São os furos onde era presa a parte traseira do freio a tambor (aquela lata onde vai fixado o cilindro do freio).

OBS: A peça 3 pode ser substituída simplesmente por uma chapa de ferro

Mais uma Adaptação

O segundo, é o Zé, da Topvisual (que manteve a hospedagem do forum do Planeta por um bom tempo) que mandou algumas fotos dos freios traseiros de seu buggy.

Acompanhem para tirar as dúvidas, pois o sistema de freio seletivo usado por ele também é interessante. Apesar de tentador, não recomendo o uso como  freio de estacionamento hidráulico.

Terceira Versão

A terceira “versão” do freio a disco traseiro em um buggy, foi feita pelo buggista catarinense Juliano Balen (Glaspac). Nesta descrição, há mais detalhes técnicos que poderão ajudar em uma adaptação:

Começando o Trabalho

  1. Cubos dianteiros após trabalho em torno e fresadora. Nova furação 4x100mm;
  2. Rebaixo feito com uma fresa de topo para acomodar a cabeça do prisioneiro;
  3. Prisioneiros da F-1000 instalados nos cubos;
  4. Prisioneiro da F-1000;

Nas fotos a seguir:

  1. Parte da cabeça do prisioneiro após a instalação;
  2. Suporte para a pinça de freio (tempra) fabricado em aço ABNT 1020 com espessura de 6,35mm (1/4″);
  3. Disco de freio de gol, cubo traseiro torneado e com prisioneiros instalados e suporte da pinça de freio;
  4. Cubo traseiro, já torneado – observe que foi cortado na altura dos antigos furos de roda;

E, Finalmente

  1. Cubo montado no disco de freio;
  2. Suporte e cubo já montados no buggy;
  3. Sistema completo;
  4. Sistema completo – outro ângulo;

Concluindo

Não é exatamente uma cartilha de como fazer o freio a disco traseiro em um buggy, mas para um mecânico que conheça a coisa, pode dar boas ideias para fazer a adaptação. Imprime e leva para ele ver.

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Mais “Mão na Graxa”?

Tem bastante coisa interessante no site do Planeta sobre mecânica. Como costumo dizer, mesmo que não queiras mexer em nada, é um bom assunto para mesa de bar em encontros de buggies.

Clica na imagem abaixo para ver o que temos.

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