Como Encurtar os Cabos – Acelerador, Embreagem e Freio de Mão
A maioria dos buggies têm chassi encurtado e, portanto, os cabos de acionamento da embreagem, acelerador e freio de mão são também mais curtos.
Mas, regra regal, não existem cabos na medida correta para os buggies, precisando ser utilizados os originais encurtados.
Gambiarras
Qual proprietário de buggy que não fez alguma gambiarra no seu?
Nas próprias fábricas, o aproveitamento de peças e equipamentos de outros veículos é regra geral e, quase sempre, com algum tipo de gambiarra adaptação.
No caso dos cabos encurtados, muitas gambiarras são feitas e vamos falar sobre algumas em cada um dos tópicos.
Cabos Sob Medida
Se na tua cidade tem uma empresa que fabrica cabos sob medida para barcos, é possível que se consiga montar um cabo exatamente do tamanho desejado.
Adaptadores
Para cada um dos cabos utilizados, há uma adaptador que resolve o problema. Não precisamos de cabos especiais nem adaptadores no cabo do afogador, pois ali não há pressão e o simples corte do cabo basta.
Como Encurtar Cada Um Dos Cabos
Cabo do Acelerador
As Gambiarras
Sim, é possível cortar o cabo original do Fusca e prendê-lo diretamente na haste do carburador.
Mas a chance de escapar é grande. E, se ele deslizar um pouco, vai reduzir o curso da haste e perder a eficiência.
Também é possível fazer uma nova ponteira com solda amarela. O resultado é muito bom.
O Adaptador
Existe um adaptador que resolve estes problemas sem envolver soldas e com um resultado muito bom.
É possível encontrar pronto, da marca EMPI, mas também pode ser facilmente feito por um torneiro. Afinal, todo dono de buggy tem que ter um torneiro de estimação!
Neste adaptador o cabo, cortado no tamanho desejado, é inserido na extremidade aberta e preso por um parafuso allen. O outro lado é colocado na haste do carburador.
Cabo da Embreagem
As Gambiarras
Existem muitas maneiras de encurtar um cabo de embreagem. Como tem muito espaço ali, a maneira que está no Velho’73, é o uso de duas presilhas de cabo de aço e um looping com o que sobrou. Pode ser cortado o cabo, também. Colocando devidamente apertado, dificilmente escapará.
As fotos a seguir mostram o cabo cortado e preso com dois clips especiais para cabo de aço. Na primeira foto, o cabo foi cortado, na segunda foi feito o laço.
A propósito, a coifa da primeira foto está colocada na posição incorreta. A segunda está melhor, um pouco para trás.
O Adaptador
Existe mais de um tipo de adaptador, mas o que tem no kit da EMPI é muito bom e pode ser facilmente copiado pelo torneiro.
A instalação é muito simples. É só colocar a porca no local, deixando livre o furo por onde vai passar o cabo da embreagem.
Feita a medida para saber exatamente o tamanho final do cabo, aperta a porca contra o cabo e pronto! Se quiser, ainda dá pra colocar um clip no cabo de aço. Reforça e não fica ponta solta.
Ao medir o cabo, considere o espaço para a regulagem.
Seja qual for o sistema utilizado (adaptador ou presilha), não esqueça que a porca de regulagem tem a extremidade arredondada para possibilitar o acionamento suave.
Cabo do Freio de Mão
São dois, um para cada roda traseira o que permite a colocação de um freio seletivo, que o Planeta já colocou uma postagem específica.
As Gambiarras
Nos cabos do freio de mão, é possível a mesma gambiarra que se faz no cabo da embreagem.
Corte ou loop do cabo e fixação no tamanho correto com clips de cabo de aço. Sempre dois clips para maior segurança.
No caso dos cabos de freio, acho que a melhor opção é o corte, no lugar do loop, pois apesar de ter espaço, pode enroscar em alguma coisa.
Os Adaptadores
Após prender o cabo no freio da roda traseira e passá-lo pelo tubo até a alavanca de acionamento, é só cortar no tamanho devido e prender no adaptador.
Aqui também dá para fazer com um torneiro. Prefira sempre fazer em aço inox, por motivos óbvios.
O adaptador da Empi tem um furo com parafuso Allen para fixar o cabo. Pensei em fazer com dois, para melhor fixação, mas somente um ficou muito resistente. Não escapou nunca. Na foto, o adaptador feito com aço comum. Dá para perceber porque insisto em que se faça de inox…
Para que a regulagem não se altere, é utilizada porca e contra-porca.
Mais Mão na Graxa!
O Planeta Buggy desenterrou muita informação sobre mecânica nos foruns e nas postagens antigas e está fazendo uma compilação com algumas páginas centrais onde estão links para páginas específicas.
Caso tenhas alguma informação sobre o assunto “Como Encurtar os Cabos” manda detalhes da tua gambiarra ou adaptador. Comenta ali embaixo ou no Grupo do Planeta Buggy no Facebook.
Dá uma olhada na página principal do assunto, clicando na imagem a seguir.