Customizar o Buggy – parte  1

Customizar o Buggy – parte 1

Este post tem 28 comentários

  1. Chevas

    Carlão, o link para este tópico lá no menu superior (indicado na figura abaixo) não está funcionando…

    1. Beco

      Muito obrigado, Chevas! Já corrigi.
      É bom ter alguém conferindo estas coisas, pois eu acabo deixando passar.

  2. Chevas

    Volante é uma coisa de gosto pessoal, mas acho os muito pequenos ficam pesados…o meu é inspirado nos esportivos da década de 70, com um diâmetro bom (34cm), o que faz a direção ficar bem leve.
    https://i.imgur.com/dtYYxJi.png
    []’s

  3. Sidney

    Pretendo colocar retrovisores elétricos e preferencialmente com indicadores de direção pois aqui o buggy só é usado no asfalto (BRs e DFs). Toda vez que tiro a capa ela esbarra no retrovisor e sentado, não consigo alcançá-lo pra fazer o ajuste correto. Outro item de segurança que pretendo colocar é um sensor de ré, porque sou muito acostumado com isso e me faz muita falta, além de saber que não vou matar meu cachorro nas manobras. O problema é que o carro nem tem luz de ré, não sei se vai dar pra instalar.

    1. Chevas

      Luz de ré é obrigatória. Tente instalar uma “paquerinha” como eu fiz no meu.

      1. Beco

        obrigatório apenas para veículos fabricados a partir de 1990. Os mais antigos estão fora desta obrigatoriedade. Mas mesmo as caixas mais antigas dos fuscas (a minha é 69 e tem), tem um ponto na frente delas para colocar a chave que aciona a luz de ré. Se não tiver o bulbo, vai ter um parafuso fechando o ponto.

        1. Chevas

          E não custa muito…vale a pena colocar.

          1. Sidney

            Como bem falou o Beco, passei na inspeção do Detran/DF sem ter qualquer luz de ré. Acho que nem luz na placa traseira tem. Ano 1984.
            Beco obrigado pela informação que caixas antigas possuem local pra chave de ré. Não sei o ano da caixa mas deve ser bem antiga.
            Pretendo colocar a luz de ré, sensor de estacionamento e retrovisores elétricos, mas no momento existem coisas mais urgentes pra arrumar, inclusive uma revisão geral na elétrica quando devo aproveitar pra mandar instalar.
            Dei uma procurada mas não achei lanternas traseiras redondas multifunção, com luzes de posição, freio, ré e seta e que NÃO seja led. As opções em led não me agradam porque os leds são muito espaçados; acho feio.
            Vou ter que estudar a legislação também pra saber o que pode e o que não pode ser feito pra andar sempre na legalidade.

            1. Chevas

              Com luz de ré só conheço as do Opala 75-78. Mas vc encontra alguns modelos com estes, bi-colores, que incluem posição, freio e seta:
              https://i.imgur.com/Sk2zauI.jpg
              []’s

              1. Sidney

                Chevas, sua resposta confirmou o que eu havia pesquisado, obrigado. Encontrei justamente as de Opala (mas acredito que não ficarão bem no buggy) e esses modelos que você postou. Não gostei de nenhum deles. Quem sabe hoje em dia com essas impressoras 3D ou com sites chineses que vendem de tudo não acho um modelo que me agrade ou mando fazer por um preço justo. Muito bonitas são as do Corvette 75/79 com réplicas no mercado (vou tentar postar a foto aqui) só que o preço afasta qualquer sonho. Já vi por R$1.600,00 o jogo com quatro.

                1. Chevas

                  Eu gosto das de Opala, acho que ficam bem no meu buggy…mas as reproduções em alumínio são caras, em torno de 600,00, e as lentes são de plástico, ou seja, ficam feias rapidamente.
                  https://i.imgur.com/Gu1qaKd.png

                  1. Sidney

                    Chevas, suas lentes parecem ser todas vermelhas. Como faz com o pisca e a luz de ré?

                    1. Beco

                      repara que há um farolete que serve de luz de ré à direita do buggy, abaixo do paralamas. Em uma das fotos dá para vê-lo

                    2. Chevas

                      O Carlão já disse sobre a luz de ré, e eu complemento: os piscas traseiros podem ser vermelhos no Brasil. No meu caso, todas as 4 lâmpadas das lanternas traseiras são de dois pólos: a sinaleira liga a fase mais fraca de todas, e o pisca é a fase mais forte das externas enquanto que o freio é a fase mais forte das internas.

        2. Sidney

          Isso poderia virar um tópico!

          LUZ DE RÉ – Segundo o Código de Trânsito, qualquer veículo produzido a partir de 1º de janeiro de 1990 deve ter essas lanternas.
          CINTO DE SEGURANÇA – A lei que tornou o uso do item obrigatório em território nacional existe desde 1997.
          CADEIRINHA – Desde 1º de setembro de 2010, é obrigatório o uso de cadeirinhas de segurança em veículos que transportem crianças de até dez anos de idade. Além disso, o veículo será apreendido até que apresente a cadeirinha própria para a faixa etária da criança que transportar
          RETROVISOR DO LADO DIREITO – Para carros produzidos a partir de 1º de janeiro de 1999, é obrigatório espelhos retrovisores externos de ambos os lados.
          ENCOSTO DE CABEÇA – Assim como ocorre com os retrovisores, esse item é obrigatório em carros produzidos a partir de 1º de janeiro de 1999.

          https://noticias.r7.com/carros/fotos/cinto-luz-de-re-existem-itens-de-seguranca-que-nem-sempre-foram-obrigatorios-nos-veiculos-saiba-mais-01122014#!/foto/6

          A reportagem infelizmente não fala nada sobre cor da seta (precisa ser laranja? Pode ser só a lâmpada laranja? Precisa ter seta? E os fuscas que usavam bananinha!?), não fala nada sobre para-sol ( o meu não tem) e por aí afora, coisas que nem me lembro agora.

          1. Beco

            já temos algo assim no site. http://planetabuggy.com.br/itens-obrigatorios/
            Sobre a seta, a dianteira pode ser branca ou âmbar (que é uma cor entre o laranja e o amarelo) e a traseira pode ser vermelha ou amarela. A cor da lente não importa, desde que a luz seja âmbar. Pode ser junto com a luz de freio, como os carros americanos (por aqui, o Opala era assim.). A pala é obrigatória do lado do motorista, mas nunca soube de ninguém ser multado pela falta dela.

            1. Chevas

              Acho que o pessoal da polícia rodoviária fica em dúvida quando o carro é um buggy. Na única vez que fui parado, eles só pediram os documentos e os itens obrigatórios (estepe, macaco, ferramentas). Depois ficaram perguntando sobre o buggy, hehe.

    2. Sidney

      Começando a desistir dos retrovisores elétricos porque são muito grandes e provavelmente ficariam feios no buggy. Pra ficar bacana teria que ser feito por alguém que tenha talento pra deixar modificações bonitas, e esse definitivamente não sou eu.

  4. Marlon

    Cara, legal demais a matéria!!!, No meu emis, tbm uso o acelerador tipo ” roller”, mas as dicas dos parafusos foi ótima! Abcao

    1. Beco

      legal, Marlon! Tens fotos deste acelerador? Manda pra gente!

  5. Chevas

    Vários parafusos e reforços no meu buggy são de inox: das placas, da fixação da ancoragem dos cinto de segurança (com pedaços de prancheta de inox como reforço) , arruelas e contra porcas dos espelhos retrovisores, parafusos que prendem os bancos (com pranchetas também de inox como reforço) e vários outros que ficam na parte de baixo.
    []’s

    1. Beco

      Bem lembrado dos cintos de segurança.

        1. Beco

          de que carro é este acelerador suspenso, André?

          1. Chevas

            Não sei exatamente, mas com certeza é de VW injetado. Pode ser do Fox, do Polo ou da Kombi a água. Acho que deve ser comum para todos estes modelos mais o Gol.

        2. Sidney

          Gostei muito da brincadeira do pause / stop / play

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