Molas de Reforço do Amortecedor
A Suspensão do Velho’73
A única coisa que foi alterada na suspensão do carro doador, um Fusca 1969, foi a colocação de catracas e manutenção normal, com uma troca de molas em algum momento do passado.
A suspensão original do Fusca 1969, tem amortecedores de ação simples e com olhal duplo, ao contrário dos mais recentes.
Ou seja, o amortecedor funciona apenas em um sentido, quando é comprimido. Amortecedores mais modernos tem ação dupla.
Molas de Reforço
Estas molas de reforço, que pressionam o amortecedor forçando-o a ficar estendido, de certa maneira fazem com que os antigos amortecedores de ação simples tenham um comportamento similar aos de ação dupla.
Instalando
Apesar de ter na oficina as ferramentas para comprimir os amortecedores junto com as molas de reforço, pedi para fazerem sem as mesmas para mostrar que é possível fazer na garagem de casa.
Não é tão simples quanto eu pensava, pois as molas de reforço são bem fortes! Mas com a ajuda de outra pessoa, o trabalho pode ser feito sem problema.
As imagens a seguir mostram a sequência: amortecedor original, mola sendo colocada no amortecedor, amortecedor com mola sendo instalado, amortecedor instalado.
Usamos uma cinta de reboque com catraca comprimir o amortecedor na colocação. Mas conseguimos montar o outro lado com uma corrente e alavanca (sem fotos, pois eu estava forçando a alavanca).
Visualmente, o resultado ficou muito bom. O acabamento da mola é muito bem feito e ficou bonito. O Velho não usaria nada que ficasse feio!
Considerações Sobre a Mola – Impressões ao Dirigir
Estas molas de reforço são distribuídas pela empresa RB Tech Molas, do Ricardo, um dos muitos amigos do Planeta Buggy, e é relativamente fácil de instalar. Não tem risco de instalar errado.
Levantei a suspensão traseira e dianteira do Velho antes da instalação da mola.
Dirigir o Velho com estas molas foi uma experiência interessante. A ação dupla simulada melhorou a dirigibilidade nas ruas pavimentadas, parecendo que as rodas ficam mais tempo em contato com o solo, sem a flutuação característica do buggy de frente leve.
Não tive oportunidade de andar na praia com ele. Provavelmente alguma diferença se fará sentir apenas em trilhas mais pesadas.
Se teu buggy/fusca tem os amortecedores de ação simples, estas molas irão incrementar a estabilidade e a dirigibilidade.
Na foto a seguir, o Velho’73 e a suspensão mais alta.
Finalizando
Uma boa oportunidade de colocar a mão na graxa e fazer alguma coisa no seu estimado buggy ou Fusca. O resultado pode surpreender e é facilmente revertido, caso não agrade. Eu gostei.
Mais Mão na Graxa!
O Planeta Buggy desenterrou muita informação sobre mecânica nos foruns e nas postagens antigas e está fazendo uma compilação com algumas páginas centrais onde estão links para páginas específicas.
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tenho fusca trilha 1975 – 1600 – o melhor motor no melhor ano !
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