Filtro de óleo no boxer do Fusca
O motor VW boxer, do Fusca e das Kombis mais antigas, é fantástico, mas de um desenho bem antigo, que não tem filtro de óleo e tem problemas de aquecimento em uso mais forte, como é o caso dos buggies em trilhas e dunas.
Para contornar isso, é possível instalar uma bomba de óleo com circuito externo, e fazer a filtragem do óleo do buggy. Adicionalmente, vamos ter mais óleo circulando, o que garante um melhor arrefecimento do motor, também.
Filtro de óleo no boxer do Fusca
O motor VW boxer, do Fusca e das Kombis mais antigas, é fantástico, mas de um desenho bem antigo, que não tem filtro de óleo e tem problemas de aquecimento em uso mais forte, como é o caso dos buggies em trilhas e dunas.
Para contornar isso, é possível instalar uma bomba de óleo com circuito externo, e fazer a filtragem do óleo do buggy. Adicionalmente, vamos ter mais óleo circulando, o que garante um melhor arrefecimento do motor, também.
Que peças precisamos para o filtro de óleo no boxer, com montagem externa?
Em primeiro lugar, claro, uma bomba de circulação externa. Existem alguns modelos importados (Empi) e nacionais (Schadek). Não importa a origem, o resultado é o mesmo. Estas bombas têm um tamanho de engrenagem um pouco maior, para dar mais pressão e compensar o trajeto maior do óleo.
Depois, precisamos de um suporte para o filtro de óleo. Existem modelos no Mercado Livre e é possível até instalar algum de outros carros. Questão de ver se as conexões são iguais e se tem como fixar em algum ponto do buggy.
Após escolher o espaço onde ficará o filtro (o mais próximo possível da bomba), é só medir e colocar as mangueiras de alta pressão para permitir a circulação do óleo.
Verificar quanto a vazamentos e pronto!
Quer ver um pouco mais sobre mecânica e outras coisinhas para fazer no buggy? Clica aqui!
A galeria a seguir mostra o local onde será instalada a bomba dupla e o suporte do filtro de óleo, a ser fixado em alguma parte da carroceria, o mais próximo possível da bomba, para reduzir o tamanho das mangueiras.
como faço para anexar fotos?
diretamente, acho que não tem como. No forum dá, sem problema. vou ver se consigo habilitar aqui também. Se não der, coloca a foto lá no forum e um link aqui nesta página.
Eu recomendo mangueiras tipo aeroquip. Já usei as normais, sem proteção e ressecaram com o tempo. Como o trajeto da bomba até o filtro é curto não custa muito mais que as tradicionais.
Tens fotos?As ponteiras são prensadas ou usas braçadeiras?
Mangueiras prensadas, faz na propria revenda das mangueiras. vou tirar fotos.