Filtro de óleo no boxer do Fusca

O motor VW boxer, do Fusca e das Kombis mais antigas, é fantástico, mas de um desenho bem antigo, que não tem filtro de óleo e tem problemas de aquecimento em uso mais forte, como é o caso dos buggies em trilhas e dunas.

Para contornar isso, é possível instalar uma bomba de óleo com circuito externo, e fazer a filtragem do óleo do buggy. Adicionalmente, vamos ter mais óleo circulando, o que garante um melhor arrefecimento do motor, também.

 

Filtro de óleo no Fusca - Bomba dupla com saída para filtro de ar ou radiador
Bomba de óleo com circulação externa - Empi

Filtro de óleo no boxer do Fusca

O motor VW boxer, do Fusca e das Kombis mais antigas, é fantástico, mas de um desenho bem antigo, que não tem filtro de óleo e tem problemas de aquecimento em uso mais forte, como é o caso dos buggies em trilhas e dunas.

Para contornar isso, é possível instalar uma bomba de óleo com circuito externo, e fazer a filtragem do óleo do buggy. Adicionalmente, vamos ter mais óleo circulando, o que garante um melhor arrefecimento do motor, também.

Que peças precisamos para o filtro de óleo no boxer, com montagem externa?

Em primeiro lugar, claro, uma bomba de circulação externa. Existem alguns modelos importados (Empi) e nacionais (Schadek). Não importa a origem, o resultado é o mesmo. Estas bombas têm um tamanho de engrenagem um pouco maior, para dar mais pressão e compensar o trajeto maior do óleo.

Depois, precisamos de um suporte para o filtro de óleo. Existem modelos no Mercado Livre e é possível até instalar algum de outros carros. Questão de ver se as conexões são iguais e se tem como fixar em algum ponto do buggy.

Após escolher o espaço onde ficará o filtro (o mais próximo possível da bomba), é só medir e colocar as mangueiras de alta pressão para permitir a circulação do óleo.

Verificar quanto a vazamentos e pronto!

Quer ver um pouco mais sobre mecânica e outras coisinhas para fazer no buggy? Clica aqui!

A galeria a seguir mostra o local onde será instalada a bomba dupla e o suporte do filtro de óleo, a ser fixado em alguma parte da carroceria, o mais próximo possível da bomba, para reduzir o tamanho das mangueiras.

Manutenção e Mecânica de Buggies

Saiba mais sobre este assunto, clicando na foto ao lado.

Este post tem 5 comentários

  1. jairo person

    como faço para anexar fotos?

    1. Beco

      diretamente, acho que não tem como. No forum dá, sem problema. vou ver se consigo habilitar aqui também. Se não der, coloca a foto lá no forum e um link aqui nesta página.

  2. jairo person

    Eu recomendo mangueiras tipo aeroquip. Já usei as normais, sem proteção e ressecaram com o tempo. Como o trajeto da bomba até o filtro é curto não custa muito mais que as tradicionais.

    1. Beco

      Tens fotos?As ponteiras são prensadas ou usas braçadeiras?

      1. jairo person

        Mangueiras prensadas, faz na propria revenda das mangueiras. vou tirar fotos.

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