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Parachoque traseiro do Fyber

Parachoques em Buggy – dos originais aos customizados

Que tipo de parachoque teu buggy tem?

Como todo carro, um buggy também precisa ter parachoques, mas existe uma infinidade de possibilidades para os parachoques em buggy, desde os feitos à medida do projeto do buggy, até o aproveitamento de alguns existentes em modelos de carros de linha, normalmente o Fusca ou, ainda, as eternas adaptações que todo buggista gosta de fazer.

Parachoques em buggy – os originais do Fusca da década de 60

Como o buggy tem um desenho um pouco diferente do Fusca, somente fica bem com o uso de parachoques dianteiros, tanto na dianteira como na traseira. Durante algum tempo, o Velho’73 (conheça este Glaspac em detalhes, na Garagem do Planeta) utilizou estes parachoques, como pode ser visto nas fotos a seguir, com as “goleiras” que existiam no mercado paralelo de acessórios. Na dianteira, estavam fixados no quadro da suspensão, enquanto na traseira, nas torres dos amortecedores que, nos Fuscas mais antigos, era de ferro fundido e, consequentemente, mais resistentes.

Na década de 70, os parachoques de todos os buggies, eram basicamente os mesmos, com tubos metálicos. Mas muitos buggies Glaspac foram montados com parachoques do Fusca mais moderno. Modelos de buggies mais recentes, chegaram a usar parachoques de fibra com uma modelagem bem similar a estes. O Baby é o exemplo mais clássico, mas o Selvagem também tinha um parachoque com inspiração nestes ou da Brasília, que tinha piscas embutidos.

Tubulares, os pioneiros

Os primeiros buggies fabricados no Brasil, utilizaram parachoques feitos com tubos de aço, pintados de preto.

Assim, o Kadron, o Glaspac, o BRM o Bugre, todos usavam parachoque feito com tubo de pequeno diâmetro e moldados para serem semelhantes aos parachoques dos carros de linha. Resistência não era o forte destes parachoques! Provavelmente, era uma questão de custo de produção.

Praticamente todos os buggies atuais têm seus parachoques feitos de tubos metálicos. É mais simples de manter, mais adequados para o uso fora-de-estrada e tem um certo charme vintage…

Parachoques em buggy fabricados atualmente

há uma boa quantidade de buggies fabricados com parachoques de fibra de vidro. Em alguns modelos, tentam mimetizar os carros modernos, com integração na carroceria. Como os Baby e os Way, por exemplo. Ficam com um bom visual, mas acabam prejudicando um pouco os ângulos de entrada e saída e, consequentemente, comprometendo o uso em trilhas mais radicais.

Na galeria abaixo, o Superbuggy (Buggy Way) e o Bugre V, ambos com parachoques de fibra, incorporados ao design da carroceria. Posteriormente, a Bugre retornou aos parachoques de tubos, no Bugre VII, mas mantendo um acabamento em fibra de vidro na traseira, enquanto colocava um parachoque de impulsão na dianteira.

 

A BRM tem vários modelos fabricados recentemente e todos com soluções interessantes para os parachoques em buggy. Na galeria a seguir, um M11 com um parachoque de impulsão. A seguir, o M10 do William de Santa Catarina, que enviou fotos dele e que estavam na página antiga. Por fim, um M8 Long, com o cambão e o parachoque legalmente correto, que chega até as extremidades dos paralamas.

Mais parachoques

Na galeria a seguir, primeira fila: as três primeiras imagens são do F1600, da Farina Veículos, mostrando o cambão dianteiro, a fixação dele e o parachoque traseiro. O detalhe para o escapamento de Kombi injetada. Na última imagem, um BRM do Ricardo Inácio com seu parachoque original.

Na segunda fila, um Kadron do Ricardo José com parachoques de aço inox, fabricados iguais aos originais. A seguir, um Bugre II do Eldo Oliveira com um estilo um pouco diferente do original, mas envolvente, em fibra. Por último, nesta fila, o Bugre V do Leo Stocco. Segundo ele, é somente de fibra, mas é bem resistente. Projeta no futuro uma alma de aço para melhor resistência.

Na última fileira, o Toy do Daniel Fernandes e seus parachoques de fibra, originais (sem reforço de aço). A terceira foto, mostra um Fyber (foto do Nil Araújo), com o detalhe da placa em um espaço retraído no centro do parachoque. Boa ideia. Na última foto, o Way do Becker, com parachoque, bagageiro e uma estrutura superior, em aço inox, para carregar ainda mais tralhas!

Pesquise em Desmanches Legais

Procure outras opções nos desmanches autorizados da tua cidade. Nada de buscar coisas em “ferro velho” sem saber a origem…

O Norberto, que tem um Buggy Menon, adaptou um parachoque de Fiat Adventure no buggy dele. E manteve os faroletes auxiliares originais da Fiat também. Ficou muito bom. Confere.

Parachoques em buggy com cambão acoplado

Há algumas variações deste tipo de parachoque. O mais utilizado, atualmente, é o que se dobra e transforma-se em um parachoque de impulsão. Não há restrições para o uso deste tipo de parachoque, mas o Planeta gostaria de ver modelos sem saliências e mais seguros para eventuais acidentes.

Os cuidados a serem seguidos vão desde o não cobrimento da placa dianteira, até a fixação muito bem feita, com travas, para que ele não caia durante o passeio. E, em uso, sendo o buggy rebocado por outro veículo, todos os cuidados devem ser seguidos, como mostra esta página do Planeta Buggy sobre “Cambão – Tipos e Usos”..

Em trilhas e passeios, que sempre devem ser feitas em grupos, a presença do cambão e também da barra de tração traseira (bolota) são imprescindíveis. Lembrem-se que não se deve rebocar veículos com cordas ou qualquer coisa flexível, o que, além de perigoso, pode gerar multas.

Nestas trilhas, saiba o que levar, além do cambão.

Cambão no Canal do Planeta

O Canal do Planeta tem um pequeno vídeo sobre cambão, seu uso e cuidados ao transitar com ele. Confere!

Como fixar os parachoques em um buggy

Em primeiro lugar, é óbvio que os parachoques em buggy precisam estar muito bem ancorados em alguma parte firme do chassi.

O Planeta já viu muitos parachoques presos na própria fibra, o que é um erro grave, pois mesmo que não tenha uma colisão, a vibração do parachoque poderá causar danos na fibra.

Fixando o parachoque dianteiro

É o mais simples de ser feito. Muitos soldam pranchetas nas torres dos amortecedores, para suportar a estrutura do parachoque dianteiro. É uma opção, mas não é a melhor, já que estas torres são feitas de chapa estampada e não são muito resistentes. Além disso, uma solda naquele ponto, pode acelerar a corrosão ou enfraquecer o material. Mas é a solução mais utilizada.

A que é considerada a melhor opção, pelo Planeta Buggy, é a utilizada no Velho’73 e aplicável em qualquer buggy que tenha a suspensão dianteira de Fusca (99,9% dos buggies brasileiros). Simplesmente, prender o parachoque com braçadeiras em “U” nos dois tubos do quadro da suspensão. Esta é a maneira que os buggies gringos usam desde a década de 60.

Existem duas possibilidades. A primeira delas, é a fixação direta no quadro da suspensão, com a utilização de uma prancheta ou cantoneira metálica presa diretamente na estrutura do parachoque. A segunda é fixar esta prancheta (ou cantoneira), com as braçadeiras, nos tubos da suspensão, soldando uma prancheta com parafusos, que será aparafusada no parachoque. Para desmontagens, soa melhor este sistema.

Um cuidado a ser tomado, é evitar ficar muito próximo das graxadeiras da suspensão, de maneira a não dificultar o serviço de engraxamento. No Velho’73, foi aproveitada a estrutura do cambão (fabricado pela BRM), para fazer um “protetor de peito”. Além disso, sob a placa tem outra placa de aço para garantir que não vai saltar fora em uma trilha alagada.

Nas fotos da galeria acima, os suportes do parachoque dianteiro. Nas duas primeiras fotos, o parachoque está preso por braçadeiras nos tubos da suspensão. Nas outras duas, o suporte está soldado na torre do amortecedor. A diferença é que, no primeiro, é uma prancheta inteira, enquanto no segundo, está em dois pedaços, para possibilitar um reforço maior, já que afasta os pontos de fixação.

Repare que na última foto tem uma tomada para permitir a ligação do carro trator com as luzes de iluminação e sinalização do buggy.

Fixando o parachoque traseiro

Ao contrário do dianteiro, a fixação do parachoque traseiro é mais complicada. Como é uma estrutura maior, mais pesada e normalmente ainda utilizada para a colocação da barra de tração (popularmente conhecida como “bolota de reboque”), a fixação precisa ser feita com critério e cuidado.

Os modernos buggies com chassi tubular já tem estes pontos de fixação previstos no projeto e não apresentam dificuldades para a colocação.

No entanto, os mais antigos, com plataforma de Fusca e até alguns com chassi próprio, como Emis, alguns Selvagem, Polo, entre tantos outros. Nestes, é fundamental buscar pontos de apoio resistentes e que não irão prejudicar a estrutura do veículo. Nos Fuscas mais antigos, as torres dos amortecedores traseiros são de ferro fundido e já dispões de pontos de fixação, que eram utilizados para sustentar a carroceria do Fusca, que podem ser utilizados.

No entanto, não devem ser os únicos. Soldar pranchetas no tubo da barra de torção pode ser interessante, com os devidos cuidados. Utilizar braçadeiras específicas para barra de tração de Fusca, que prendem nos garfos que sustentam a caixa de marchas é outro ponto de apoio interessante. Fixar junto aos parafusos que prendem a caixa (é, o Planeta já viu isso) não é uma boa ideia, por reduzir a comprimento da rosca dos mesmos e provocar estresse em um ponto delicado.

Na galeria à seguir, a modelagem e fabricação de um parachoque traseiro para ser colocado em um buggy, respeitando os suportes originais. A bolota do engate foi soldada diretamente na estrutura (com reforços internos neste ponto).

Exemplos diversos de parachoques em buggy

Na galeria a seguir, o parachoque dianteiro do buggy Cauype, feito em aço inox, no mesmo estilo do buggy Manx. A segunda foto mostra o mesmo tipo de parachoque, com um cambão que pode ser retirado facilmente. A última foto mostra o parachoque traseiro do Fyber (sinaleiras interessantes) que, segundo o Nil, pode ser usado até como escada para entrar no buggy, de tão resistente que é. Na quarta foto da galeria, o Giants do Paulo Hubner, com parachoque cambão. Foram retirados os parachoques originais de fibra e feito um “face-lift” para harmonizar as linhas.

Na última foto, uma forma para produção de parachoque de fibra de vidro, de propriedade do Plílio dal Pino, um dos mais antigos planetários. Provavelmente de Baby. Reparem que o fabicante utilizou o parachoque traseiro da Brasília para montar este modelo. Alterou o centro e as extremidades e usou um tipo de batente bastante comum na época, como acessório. Juntou tudo e ficou bem equilibrado.

Buggy Glaspac 1972

O Velho’73 já teve muitos parachoques em seus quase 50 anos. Os primeiros eram de tubos e muito mal feitos. Não sobrou foto deles.

A primeira customização dos parachoques do Velho foi a colocação de parachoques de Modelo A. Pesados, mas com um visual bem interessante. Até penso em colocar novamente algo neste estilo…

Foto de 1974 ou 75, em Santa Maria-RS, durante um rally. (o traseiro caiu pelo caminho…)

Além dos Parachoques

Santo Antônio, Bancos, Capotas, bagageiros e outros Equipamentos e Acessórios de Buggies

O Planeta Buggy tem uma página onde estão os links para todas as postagens que tratam destes assuntos. Aparece por lá e confere!

Colaboradores

Colaboraram com a elaboração deste post, os planetários: Daniel Fernandes (buggy Toy), Ricardo José (Buggy Tropy Kadron), Nil Araújo (Buggy Cauype/Fyber), Eldo Oliveira (Bugre II), Ricardo Inácio (Buggy BRM), Way Becker (Buggy Way), Leo Stocco (Bugre V), Daniel Farina (Buggy F1600), Andréia Martini (BRM), Plínio del Pino (forma de parachoque) e Paulo Hubner (Buggy Giants)

Considerações finais

Como tudo em um buggy, os parachoques não precisam seguir a regra da originalidade a não ser, claro, que seja um clássico cujo dono quer manter o máximo possível da originalidade.

Mas, no geral, as pessoas querem algo prático, que tenha um bom efeito visual e também algum uso, mesmo que seja apenas para suportar faróis auxiliares.

Customizações

O Planeta Buggy tem mais algumas coisas sobre customizações de buggies, nesta página. Lá você vai encontrar opções de lanternas (sinaleiras) para buggies, volantes, luz de freio auxiliar e muita coisa mais.

Estepe no parachoque traseiro?

Sim, esta pode ser uma solução interessante em alguns buggies. Não em todos, claro, mas veja mais um pouco sobre isso, na página Rodas, Pneus, Estepes, aqui no Planeta Buggy

E, que tal um bagageiro apoiado no parachoque?

O Planeta Buggy contou como pode ser instalado um bagageiro na traseira do buggy. Se for fazer um novo parachoque, aproveita o embalo! Veja mais, na página “Bagageiro“. E qual a melhor opção para prender a carga no seu bagageiro? Tira elástica, corda ou cinta com catraca?

Este post tem 11 comentários

  1. Muralha

    Grato. Vou ver na bugre. Acho que só com foto . Eu me enrolo aqui no planeta para achar as coisas. Aos poucos aprendo. Muito obrigado pela atenção.

  2. Muralha

    Boa noite.
    Tendo me comunicar ,mas acho que não vou no caminho certo.
    Vamos lá: tenho um bugre 2 ,mas o parachoque traseiro,original , está preso totalmente na fibra, o que é um grande erro, assim pretendo fixar no chassis mas não vejo uma forma boa. Alguém poderia colocar fotos de como fica fixado no chassis. Grato.

    1. Beco

      Estes espaços não são muito vistos, não é um fórum… mas eu vejo todos os comentários para ver se consigo ajudar. Respondi na tua mensagem no FB, mas vou resumir aqui para os outros. Quem pode dar uma boa orientação é o Paulo Cavalcante, dono da Bugre e um entusiasta das restaurações dos antigos. Meu buggy tem uma gaiola de proteção do motor, onde a parte superior é presa na torre do amortecedor traseiro e também na parte inferior do chassi. Mas este tipo de buggy também tem um suporte que prende a carroceria, normalmente com três parafusos, no chassi. Este é um bom ponto para fixar um parachoque normal.
      Nesta postagem tem um tópico sobre isso “fixando o parachoque traseiro”. Não ajudou?

  3. Elias

    Boa tarde! comprei um buggy toy, porem não tem para-choques traseiro, tem como ser fabricado?

    1. Beco

      Sim, tem. Na verdade, a grande maioria dos buggies antigos tem parachoques feitos sob medida. Como pode ser visto na matéria, há varios estilos que podem ser feitos e instalados, a maioria com tubos de aço.
      Olha as fotos de buggies e a que te agradar mais, leva para alguém que trabalhe com tubos e tenha máquida de dobrar. Tens que analisar os pontos de apoio (que não devem ser na fibra) e fazer o projeto.
      Boa sorte.
      Se quiser, manda a foto do teu buggy e vamos ver juntos o que é possível.

  4. Alberto Trivellato

    onde posso comprar para choques padrao original para um Kadron antigo?

    1. Chevas

      Vc pode mandar fazer. De onde vc é?
      []’s

      1. alberto

        ja esta pronto a alguns meses. grato

        1. Chevas

          Coloque umas fotos quando puder.
          []’s

  5. Chevas

    Os pára-choques de tubo são, na minha opinião, o que melhor se adaptam a bugguies estilo Californiano. Adoro os meus, e também os originais dos Bugre:
    https://imgur.com/RrAxAjS.jpg
    []’s

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