Tira elástica, corda ou cinta com catraca?
Bagageiro do Paulo - Blog do Buggy

Tira elástica, corda ou cinta com catraca?

Recados do Buggyman #28

Tira elástica, corda ou cinta com catraca – Como prender sua carga?

Uma das muitas coisas que podemos fazer em um buggy e que aumenta o conforto do uso dele em passeios e trilhas, é o bagageiro. O Planeta já mostrou alguns modelos para instalação nos buggies.

Bugre V - Leo Stocco
Bugre V do Leo Stocco - bagageiro

Bagageiro adequado

Ter um bagageiro adequado é o primeiro passo. Mas é preciso atenção a alguns detalhes. Se ele ficar sobre o capô do motor, é preciso que ele seja basculante para permitir um eventual trabalho de manutenção em campo.

Outros pontos importantes, são a capacidade de carga, a existência de pontos de fixação das cintas e até mesmo uma lateral para proteger ainda mais a carga.

E, muito importante também, onde ele está apoiado e como está fixado. Não queremos quebrar a fibra nem perder o bagageiro pelo caminho!

Fixando a carga

  • Com cordas – A não ser que você seja um expert em fazer amarração com cordas, este é uma fixação nada segura para cargas. Inclusive, está proibido seu uso em cargas de caminhões atualmente.
  • Com elásticos de moto – esta é a opção mais usada por quem amarra cargas em motos, buggies e bagageiros de teto em carros. Mas, mesmo utilizando elásticos de qualidade (existem alguns muito ruins), ele sempre terá uma elasticidade que poderá causar uma movimentação indesejada da carga. E perdem sua elasticidade com o tempo.
  • Cinta com catraca – existem vários tipos, com capacidades diferentes e com catracas diferentes. Mas todas permitem uma fixação adequada da carga e são muito resistentes.

Qual a fixação ideal?

A posição do Planeta Buggy sobre fixação de cargas ficou bem explícita no parágrafo anterior. O Planeta acredita que cintas com catraca são as melhores opções para este serviço.

Mas, mesmo tendo uma cinta de grande tamanho, evite usar apenas uma para fixar sua carga. No mínimo duas, de maneira que, se uma se soltar, a outra irá manter a carga presa.

Dependendo da carga, é possível uma acomodação dela e um consequente afrouxamento da cinta (neste aspecto, o elástico pode até parecer mais adequado). Portanto, é interessante conferir o estado da coisa, de vez em quando, principalmente quando o buggy estiver sendo rebocado e longe da vista do motorista.

Uma boa providência, é ter uma bolsa de lona feita sob medida para ser colocada no bagageiro. E com pontos de fixação (alças) costuradas na própria bolsa, para mais segurança.

 

Este post tem um comentário

  1. Beco

    Comenta sobre este importante assunto para os buggistas e bugueiros de plantão!

Deixe uma resposta