You are currently viewing Buggy Convert

Buggy Convert

inserido no Planeta Buggy em setembro de 2003

O Convert no Planeta Buggy

Na primeira aparição do Convert no Planeta, houveram algumas controvérsias. Era ou não era um buggy? 

Bem, o Planeta Buggy é eclético no assunto buggy. Acreditamos que um carro divertido, sem portas, com motor traseiro e, naqueles longínquos anos do início do século XXI, o Planeta acabou identificando o Buggy Convert como, bem…, um buggy.

O “Buggy” Convert foi desenvolvido por um arquiteto, Francisco Américo, e teve sucesso em demonstrar que, na terra dos buggies tradicionais, ele tinha um espaço importante.

O Buggy Convert de Fortaleza-CE

Caros amigos do Planeta Buggy,

ao cumprimentá-los, queremos parabenizá-los pelo site e pela contribuição que estão prestando a esse setor da indústria automobilística nacional.

1. A TUKANO TECNOLOGIA & DESIGN, nome como é identificado o fabricante do Buggy Convert (razão social: Francisco Américo de Vasconcellos ME), lançou esse veículo na AUTOP’93 – FEIRA NACIONAL DE AUTOPEÇAS E VEÍCULOS DO CEARÁ, em Fortaleza/CE;

2. A versão standard (MCR) do Convert foi fabricada de 1994 a 1999, ano em que teve a sua produção descontinuada. As fotos apresentadas no site são de apenas dois ou três veículos de modelos especiais de caráter mais utilitário – um com faróis redondos e o outro (do Isidoro) com a frente alterada (com faróis do Corsa);

3. Na verdade, a frente do CONVERT (versão descontinuada) se identifica mais com a do INTERLAGOS e não com o PUMA;

4. A nova versão do Convert, que já está sendo disponibilizada no mercado, pode ser usada “sem portas” com a opção, para um uso também urbano, de serem instaladas portas planas em PRFV (semelhantes às do Gurgel/Xavante) com fechamento em courvin e plástico transparente, para proteção contra a chuva. Por esses dias e por estarmos concluindo um modelo com portas, iremos fotografá-lo para compor um novo folder e incluí-lo em nosso site (o site referido foi descontinuado).

A carroceria é basicamente a mesma do veículo antigo, com as seguintes alterações, além das portas: 

Na parte frontal: encurtamento, eliminando-se o espaço para o pneu estepe e mudança dos faróis redondos para os utilizados no Corsa.

Nas laterais: eliminação das portas com vidro (utilizadas no modelo anterior) e fechamento parcial dos vãos, até uma altura superior ao nível do acento dos bancos, para maior segurança do condutor e passageiros, semelhantemente ao buggy convencional.

Na traseira: uma leve mudança no design, substituindo-se as lanternas de ré embutidas por aparentes, e deixando-se apenas uma lanterna de sinalização em cada lado com a função múltipla de meia-luz, pisca e stop. 

O banco traseiro se manteve escamoteável, ampliando-se o espaço na opção de carga. 

Além disso, foi criado embaixo do banco traseiro um espaço para acomodação do cilindro, para o caso de utilização do combustível GNV. 

O pneu estepe passou a ser acomodado num suporte metálico externo afixado à carroceria, na parte traseira. 

Em resumo, pretendemos que a nova versão do Convert se torne ainda mais versátil (off-road e on-road), podendo se adequar também ao transporte de pessoas e de pequenas cargas no atendimento às necessidades de transporte em empreendimentos dos setores de turismo, serviços, indústria, comércio e agronegócios, localizados nas zonas litorânea, rural e urbana.

Atenciosamente,

Américo Vasconcellos – Tukano Tecnologia & Design

Comentários do Planeta Buggy

A Empresa fez mais algumas incursões no mercado automobilístico, como um triciclo com motor de moto, para dois passageiros lado a lado. Uma versão muito mais interessante que os que vão com o piloto montado e não sentado.

Um vídeo do YouTube mostra o autor e a criação.

Contribua com o Planeta Buggy

Praticamente todo o conteúdo do Planeta Buggy foi feito pelos buggistas e bugueiros que enviaram fotos, detalhes e informações dos buggies brasileiros.

Você pode ajudar o Planeta Buggy a ser referência na cultura buggista brasileira. Se souber detalhes de fabricação de algum buggy, manda para cá! Se tens um buggy e queres que ele apareça por aqui, manda também.

Contato ali nos comentários abaixo, no fórum do Planeta ou no Grupo do Planeta Buggy no Facebook.

Buggies no Planeta Buggy

o Planeta Buggy tem muitos buggies, além do Buggy Convert. Clica aqui ou na imagem abaixo para conhecê-los

Deixe um comentário