O Buggy Equus
O Equus foi fabricado em Fortaleza-CE, por uma empresa chamada Vendetta, de 86 até 96. Tinha dois modelos: o Maxxis e o Future II, sendo o primeiro mais caro e com uma característica interessante. Na dianteira, um suporte diferenciado para o quadro da suspensão, fazia a montagem do tanque entrar um pouco no habitáculo, roubando um pouco do espaço ali. O Planeta gostaria de ter fotos do chassi mostrando esta característica.
A Empresa também fabricou um modelo específico para o mercado do Rio Grande do Norte, o Uniko, muito parecido com o Selvagem.
Em novembro de 2003, o proprietário da empresa, Sr. Jovino nos informou que ainda comercializava os kits de buggies para quem estivesse interessado. Fez isso porque constava nos “buggies extintos” da antiga página do Planeta Buggy.
A comunicação dele: “há afirmação que o buggy “Equus” não mais se fabrica, não é verdade. O que acontece, atualmente, é que o buggy está muito caro para se fabricar, não encontrando mercado suficiente a pagar o preço, visto que se encontra buggy ao preço de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), em excelentes condições, enquanto que só o “kit” pintado custa R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), porém em havendo interessado, nós continuamos a fabricação, mais detalhe Fone 0xx852799009, com Jovino, abraço”.
Infelizmente, o Sr. Jovino faleceu e não temos mais informações sobre a fabricação destes kits. Deixamos os preços ali, só para comparação e para ver o quanto a inflação nos bateu neste período.
O Nil também deu alguma informação sobre o Eqqus: “O Equus foi um dos buggys mais vendidos no começo da década de 90, tinha até propaganda na revista 4rodas. Infelizmente, perdeu prestígio pelo simples fato de vender muitos kits a revendas de automóveis que, por sua vez, compravam uma Brasília velha com motor kengado, montavam os buggies e vendiam como carro do ano (isto também aconteceu com o Buggy Marinas). Era comum se ver um buggy desses 0k no prego pelas ruas de Fortaleza. Isso contribuiu ainda mais para valorizar a marca Fyber que só vendia o carro 0k”.
A publicidade a seguir estava no site da Lexicar em novembro de 2020.
Equus Maxxi, Equus Future e Equus Uniko
Os três modelos de Buggy Equus, da empresa Vendetta, eram o Future II, o Maxis e o Uniko. Destes, os dois primeiros eram para o mercado cearense, enquanto o Uniko era para o mercado potiguar.
Como já foi dito, a preferência era pela venda de kits e não veículos prontos. Alguns foram feitos pela própria Vendetta, mas sempre com mecânica usada.
No folder a seguir, uma mala direta que a empresa enviava para seus prováveis clientes, mostrando seus kits de montagem.
Alguns Equus que o pessoal colocou na página do grupo no Facebook.
Os buggy Equus que estão no Planeta Buggy
A seguir, mostramos os que estavam no site antigo e mais os que chegarem depois. Se tens um Buggy Equus, manda detalhes pra gente, lá embaixo, nos comentários!
Buggy Equus Dário Jefferson
Mais uma das séries de fotos perdidas no meu email. Estas são de 2006!
Buggy Equus João Antônio – MA
Passeando e atolando… um passeio inesquecível!
Buggy Equus Maxxi do Heyland
Montado sobre o chassi de uma Brasília, este Maxxi 1995 está na família do Heyland desde novo. O Heyland aprendeu a dirigir nele e depois ganhou-o do pai. Mas, como estava meio detonado, precisou reviver o carrinho, inclusive com novo motor AP.
Conheça os Buggies Brasileiros
O Planeta Buggy se dedica a preservar a história dos Fiberglass Dune Buggies fabricados no Brasil. O que temos está nesta página.
Comenta, ali embaixo, o que achou deste modelo. E manda o teu para o Planeta!
Visita o Grupo do Planeta Buggy no Facebook.
Olá comprei um vendetta eqqus 1994 depois que fui ver que no documento diz 2 p, todos desse modelo são somente para 2 passageiros? pois o meu tem banco traseiro com cintos mais no doc diz 2p. sera q tem algo de errado ou todos sao assim?
no campo “cap/pot/cil”? Até onde sei, o Vendetta é um buggy para quatro ou cinco passageiros. Se estiver com 2p ali, conversa com um despachante para conseguir alterar. Sempre pode ter um agente de trânsito que pode complicar um pouco. Mas ele passou na vistoria de transferência, não? Pede para o vendedor te mostrar os documentos antigos. Pode ser que tenha havido algum erro na transferência.
No meu o documento são pra 5 pessoas
Bom dia amigo,estou com um equus ano 93 e também está 2P no documento.
Como vc resolveu o seu?
todos deste estilo que conheço são para quatro ou cinco passageiros. Pode ter acontecido de alguém licenciar sem os cintos traseiros e colocaram dois lugares, apenas. Dá pra consertar isso. Conversa com um despachante para saber como fazer. Ou podes ir até um dos centros do Detran e perguntar. Acho que seria alteração de característica, como a cor do carro.
Existe Equus ano 1984? Eu li que a fabricação iniciou em 1986! É possivel? Alguém sabe me informar se o espaço interno desse modelo é bom? Comparando com o magnata por exemplo (que é um dos maiores)?
Sim, é possível aparecer outro ano na documentação, pois na época, poderia ter o ano do carro doador. Ou, talvez, ele tenha sido fabricado antes de 86, as informações sobre buggies sempre podem ser erradas, pois o início destas fábricas artesanais não está bem documentado.
Sobre espaço interno, acredito que seja grande, pois inspirou-se no Selvagem.
Obrigado Beco pela resposta. Estou avaliando comprar um ano 84 mas o motor é 76. É recomendável comprar um buggy com tanto tempo, mesmo estanto 100% restaurado? Alguma recomendação de cuidados para avaliar antes de fechar negócio?
Não vais encontrar buggy usado com mecânica muito mais nova que esta. O que avaliar? Pergunta complicada. A primeira coisa é a documentação. Não sei se na tua cidade tem aquelas vistorias que se pode fazer para conferir a história e a documentação do veículo. Um bom despachante pode te ajudar nisso.
Na parte mecânica, levar em um alinhador para conferir as suspensões e direção. Olhar por baixo, principalmente nos pontos onde o chassi sai da fibra. Ali é que mora o perigo. Prefiro ver um buggy meio detonado que um “garibado” como se diz por aqui. Pode esconder coisas. Em um local seguro, testa os freios com uma frenagem “pânica”. Aquela de grudar o pé no pedal para ver como se comporta. Mas, claro, a uma velocidade baixa. Se tiveres um amigo mecânico – vais precisar ter um, se comprar um buggy! – leva junto para verificar o buggy.
Valeu pelas orientações. Obrigado
BOM DIA!
TENHO UM FUSCA E GOSTARIA DE SABER SE VOÇÊS VENDEM O KIT CARROCERIA PARA QUE EU POSSA FAZER A MONTAGEM NO CHASSI DO FUSCA AQUI EM MINHA EMPRESA.
ATC,
JÚNIOR PEDRA
J3 AUTOMOTOS LTDA.
(83)99825-9988
(83)2147-0050
Olá, Júnior, o Planeta Buggy é um site de entretenimento, apenas. Não vendemos nada, não compramos nada.
Mas posso responder tua pergunta. Atualmente, não é mais possível montar um buggy em plataforma de fusca, infelizmente.
Tenho um equus 93 preciso de parabrisa,sabe aonde encontro