You are currently viewing Buggy Leblon – SP
Buggy Leblon

Buggy Leblon – SP

Buggy Leblon – SP

O Planeta Buggy nunca teve muitas informações sobre o Buggy Leblon. E apenas dois exemplares estão por aqui. A tese do então doutorando Claudio Lamas de Farias “Panorama e cronologia do desenvolvimento do design de produto no Rio de Janeiro (1901-2000)“, tem sido uma ferramenta muito importante para descobrir parte importante da história do buggy no Rio de Janeiro e, consequentemente, no Brasil.

No caso do Leblon, por exemplo, há a informação que este buggy teria sido fabricado, primeiramente, por uma empresa carioca, a Aquatec Carrocerias e Reboques, de Volta Redonda.

Esta empresa começou em 1984, a fabricação de um modelo de buggy, chamado Vega. Em 1986 os moldes foram vendidos para a empresa paulista WP Indústria e Comércio de Plástico Reforçado Ltda. (Show Buggy’s) que o fabricou com o nome Leblon.

Logo, o Buggy Leblon não é um clone do Buggy Vega, mas um sucessor.

Na publicidade a seguir, é possível ver que os dois buggies são idênticos, apenas com duas diferenças. O Buggy Leblon não tem a targa de fibra (nem santoantônio) e o nome gravado na traseira. 

Na terceira publicidade, já mostra uma alteração na carroceria, aparecendo uma “grade” dianteira, com um aparente aumento no porta-malas. Depois este mesmo modelo foi fabricado com o nome de Buggy Carrera, retornando a targa como opcional.

Buggy Leblon

Um detalhe muito interessante do Buggy Leblon, é que ele foi montado sobre plataforma de Brasília sem corte. Ou seja, tem o mesmo entre-eixos do carro doador. Já o outro modelo do Leblon é um buggy estilo californiano, mas com faróis inclusos no capô.

O Planeta não tem um exemplar do Buggy Leblon no acervo virtual, mas apenas de dois outros modelos fabricados pela Empresa.

Buggy Leblon do Marcelo

Não sabemos o nome deste modelo, apenas que é um Buggy Leblon inspirado do BRM M3. O interessante detalhe da “janelinha” no capô (que não abre), para manutenção da bóia do tanque.

Buggy Leblon do Fábio

O modelo Dunas está representado, aqui no acervo virtual do Planeta, pelo Buggy do Fábio. Uma reforma que deu um brilho muito pessoal neste buggy!

Conheça outros Buggies Brasileiros

O Planeta Buggy tenta montar um painel com os buggies fabricados no Brasil. Claro, é uma tarefa impossível, mas vamos ampliando nosso acervo virtual, com o apoio de buggistas e bugueiros e todo o Brasil.

Caso conheças algum detalhe do Buggy Leblon ou qualquer outro buggy brasileiro, coloca ali nos comentários ou no Grupo do Planeta no Facebook.

Conheça os outros buggies que estão no acervo virtual do Planeta Buggy, clicando na imagem a seguir.

Deixe um comentário