Você está visualizando atualmente Buggy Toppy
Buggy Toppy

Buggy Toppy

no site desde 2005

Buggy Toppy

Fabricado no início dos anos 80 no Rio de Janeiro, o Buggy Toppy tinha o estilo californiano, mas com amplo porta-malas, que cabia um estepe de tamanho normal. 

Na primeira versão, a lateral tinha o nome estampado, como nos primeiros Glaspac e Bugre. Logo depois, como estes, colocou uma saia lateral, com um pequeno nome estampado nela.

Ainda no Rio de Janeiro, uma versão posterior inverteu a abertura do porta-malas.

O desenho geral, deste primeiro modelo é muito semelhante ao Giant’s e ao Bird, também do RJ.

Segundo a Lexicar, este modelo foi produzido também em Pernambuco, onde sofreu uma alteração na dianteira para a colocação de faróis retangulares embutidos, mais no estilo nordestino. 

Publicidade da Época

Nesta publicidade vinculada em jornais da época, a empresa mostra seu produto, com as vantagens sobre alguns concorrentes.

Porta-malas amplo, onde podia ser alojado um estepe e a possibilidade de entregar veículos montados ou fazer a montagem com mecânica do cliente.

Não fala nada em comercialização de kits.

Nesta imagem, é possível ver a lateral ainda sem a saia e o enorme “Toppy” estampado.

O Buggy Toppy no Planeta

Buggy Toppy do Virgílio

Este é o modelo pernambucano do Toppy. É o primeiro que foi fabricado em Recife, sendo que depois foi acrescentada uma grade falsa entre os faróis.

Embora eu prefira os faróis sobre os paralamas, esta modificação ficou bem feita.

Buggy Toppy do Gilson

Um buggy resgatado do abandono. O Gilson fez algumas alterações nele, durante a restauração, com a colocação de um painel de Corsa e lanternas traseiras do Celta.

Alguns puristas podem não gostar, mas o efeito final ficou muito coerente. Só não gostei da localização dos faróis dianteiros.

Buggy Toppy do Carlos

Um exemplar do primeiro modelo fabricado no Rio de Janeiro, em 1985,

Conheça Outros Buggies do Acervo do Planeta

O Planeta Buggy tenta mostrar todos os buggies que já foram fabricados no Brasil. Nesta página, mostramos o Buggy Toppy, fabricado no Rio de Janeiro e, posteriormente, no Recife.

Claro que a tarefa de colocar aqui todos os que já foram fabricados no Brasil é impossível, mas vamos perseguir a meta de colocar os mais conhecidos, pelo menos!

Sabendo de mais algum buggy que não esteja no nosso acervo virtual, comenta ali embaixo! Ou lá no Grupo do Planeta Buggy no Facebook.

Clica na imagem abaixo e vais acessar uma página índice com os que já estão por aqui.

As Atualizações Recentes do Planeta

Este post tem um comentário

  1. Alcir Lima

    Olá que felicidade de ver essas fotos, parabéns pela matéria meu pai era o fabricante, feliz que hoje eles tem um valor imensurável, meu pai continua vivo mas a fábrica fechou depois do congelamento de conta na época de Fernando Collor de Melo, na mudança de plano! Posso conseguir fotos dos kits vendidos e dos outros 3 modelos o toppy 3, 4 é o conversível RAGE.
    O Nome do inventor e fabricante Alcir Arruda de Paula.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.