Você está visualizando atualmente Buggy Bravo – RJ 70’s
Buggy Bravo

Buggy Bravo – RJ 70’s

Buggy Bravo – RJ

No antigo site, tínhamos um “desconhecido”, que foi identificado como buggy Bravo. Mas era um Tecno M-73, que foi a base para o buggy Bravo.

A história deste modelo esportivo de buggy é muito interessante. Fabricado pela Tecnofibra, começou com o nome PlayBug e depois foi o Buggy Bravo, com pequenas alterações de estilo, herdadas do protótipo de carro esportivo, o Tecno M73, cujo desenvolvimento foi em 1972, justamente entre os dois modelos.

A História da História

Em 2011, fuçando na internet, descobri o site Bravo-Playbug, criado e mantido pelo filho do criador do Bravo. Pedi autorização para publicar os dados e algumas fotos no Planeta e ele consentiu!

Na época, eu estava com probleminhas de saúde e muito trabalho, fazendo com que esta atualização ficasse esquecida no tempo.

Quando fiz a transferência total do Acervo Virtual do Planeta para este espaço, ficaram para trás os buggies desconhecidos e, entre eles, o buggy Bravo.

Em fevereiro de 2023, nosso parceiro Mad Well encontrou várias carrocerias de buggies em um “cemitério” de carros de fibra e uma delas, que despertou a curiosidade do Mad, parecia ser um Bravo-Playbug, o que me levou a buscar informações sobre ele e descobri que tinha até um destes no site antigo.

Na verdade, o que tinha no site antigo e que está no Acervo Virtual do Planeta agora, é mais raro. Trata-se de um Tecno M-73, que não chegou a entrar em linha de produção. Não sei quantos existem, mas quando a 4Rodas testou, eram apenas dois protótipos.

A Fabricação

No texto do Rodrigo Pinheiro, em seu blog Bravo-PlayBug:

O Bravo foi desenhado e produzido pelo meu Pai, Fernando Pinheiro, na década de 70 e 80.

No começo se chamava Play-Bug e tinha mais cara de Buggy mesmo, depois o desenho foi alterado e passou a se chamar Tecno M73, que era o Bravo com portas mas não entrou em linha de produção. 

Finalmente passou a se chamar Bravo com as portas asas de gaivota na capota, nas versões conversível, cupê e targa que era com a capota rígida e sem as portinhas da capota.

Abaixo foto do criador e sua criação e algumas fotos dos carros que foram produzidos, no total algo em torno de 400 carros, o que é uma marca impressionante para um veículo artesanal.

Esportivo “de Verdade”

Fernando Pinheiro também fez uma versão esportiva, para competições. Baixo parabrisa, pequeno santoantônio e o motor devia ser uma bala!

Repara nas sinaleiras traseiras do Fusca neste modelo. Centralizadas, como nos primeiros Tropi-Kadron.

Restauração de um Buggy Bravo

No site Bravo-PlayBug, o Rodrigo Pinheiro mostra como fez a restauração e algumas modificações em um Buggy Bravo. 

Eu, realmente, não consigo ver as diferenças entre o Play-Bug e o Bravo. Devem ser muito sutis.

Repara nas fotos, que a moldura dos faróis é a mesma da Variant de faróis duplos.

Tecnofibra no Acervo Virtual do PB

O Planeta já tem o Tecno M-73 do Gilberto e o Buggy Bravo do Alex no Acervo Virtual do Planeta, mas esperamos que apareçam mais alguns por aqui. Se tiver uma destas preciosidades comenta ali embaixo.

Buggy Bravo do Alex

Um Bravo descoberto abandonado em uma garagem por quase uma década e voltando a brilhar na praia e eventos.

Tecno M-73 do Gilberto Clementino

Este Tecno estava no antigo site do Planeta como desconhecido. Depois, chegamos a classificá-lo como um Bravo mas, finalmente, encontramos o registro correto.

Este foi do Acácio, que já estava muito bom, mas foi melhorado pelo Gil, em uma reforma que durou quase nove anos!

A Tecnofibra na Imprensa

Pela qualidade do carro e pelo estilo inusitado para a época, várias revistas e jornais fizeram matérias sobre estes carros, como a 4Rodas de janeiro de 1973 e, mais recentemente, a Fusca & Cia, com o Tecno do Gil.

Se tiveres alguma coisa de revistas ou jornais sobre este ou qualquer outro buggy brasileiro, manda para o Planeta! Ou comenta ali embaixo.

Outros Buggies Brasileiros

Clica na imagem a seguir para conhecer o Acervo Virtual do Planeta Buggy. Todos os buggies brasileiros que conseguimos coletar e mostrar.

As Atualizações do PB

A seguir, os links para as atualizações mais recentes do Planeta Buggy. Ou clica em “novidades” no menu superior, para ver todas as publicações em ordem cronológica.

Visita as redes sociais do Planeta. Grupo e Página no Facebook

Este post tem 4 comentários

  1. Frank Avila

    Estou carregando um Bravo pra Lavras MG

  2. Lucas

    Tenho um buggy, encontrado na garagem do meu falecido sogro. Após muita pesquisa, tenho 99% de certeza de se tratar de um bravo da Tecnofibra.

    1. Beco

      Bom dia, Jaime! Manda fotos desta raridade! Vamos analisar juntos para ver se é um Bravo mesmo.
      Grande abraço

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.