You are currently viewing Fusca Baja – Baja Bug

Fusca Baja – Baja Bug

  • Post author:
  • Post published:10/12/2021
  • Post category:Baja

Fusca Baja – Baja Bug

Apesar de não ser um buggy, o Planeta Buggy também mostra um pouco sobre este fantástico veículo off-road.

Nascido na Baja Califórnia (daí seu nome), pegou também o apelido do Fusca por lá (Bug). Logo, Baja Bug (que não é de “buggy”).

Por aqui, chamamos de Fusca Baja ou Baja Bug, mesmo. Tem até quem chame de Baja Buggy, o que aceitamos como correto também.

Um Fusca Baja é feito a partir de um Fusca. Ao contrário dos buggies, no entanto, a carroceria é preservada, fazendo-se alterações principalmente na dianteira e traseira, para aumentar os ângulos de entrada e saída e permitir o uso em trilhas mais pesadas.

Com pneus apropriados ao uso misto ou fora-de-estrada, parachoques mais elevados e resistentes e motor exposto, o baja não precisa de kits especiais para ser fabricado. Pode ser feito com recortes nas latas do próprio Fusca. Mas as peças de fiberglass, claro, deixam ele mais bonito também.

A Produção Brasileira

Por ser relativamente fácil de produzir, o Brasil teve muitas fábricas de kits para a transformação.

As mais conhecidas foram Menon, Envemo, KB e muitas outras. Como normalmente este nome não aparece nos documentos, é difícil de identificar a procedência do kit já instalado, pois muitas empresas copiaram integralmente o kit de outras.

No auge da coisa, a Revista Fusca & Cia fez uma reportagem ampla, que colocamos aqui no site.

Como Fazer um Fusca Baja

Há alguns anos, o Planeta encontrou uma matéria sobre a montagem de um Baja Bug gringo. Com a autorização do autor, fizemos a tradução e a colocação da matéria no site.

Ainda bem que fizemos isto, pois o original já não está mais na internet.

Acompanha a matéria, clicando aqui ou na imagem abaixo.

Baja Bug

E o Licenciamento?

Aqui a coisa pode complicar, dependendo do Detran de cada estado, pois a regra parece ser confusa.

Baja Bug era para ser licenciado como “alteração de característica”, já que não mexe com a estrutura do Fusca nem no chassi.

Por isso cautela, se resolver fazer tua versão baja do Fusca! Consulta um bom despachante ou no próprio Detran para saber o que é necessário para conseguir o licenciamento ANTES de fazer qualquer coisa.

Os Bajas no Planeta

Quando viemos para este novo espaço, tive a intenção de colocar apenas fiberglas Dune Buggy. Mas acho que Bajas e Gaiolas também merecem ter seu espaço por aqui!

Então, a seguir, estão os bajas que estavam no antigo site. Se quiser colocar o teu neste acervo virtual, manda para nós pelo Forum, pelo Grupo do Planeta no Facebook ou pelo email beco@planetabuggy.com.br.

Fusca Baja do Celso

O Celso queria um carro para andar nas trilhas com os parceiros jipeiros e gaioleiros. A opção, da qual não se arrependeu, foi comprar um fusca baja detonado e fazer como queria.

Fusca Baja do Evandro

O Celso queria um carro para andar nas trilhas com os parceiros jipeiros e gaioleiros. A opção, da qual não se arrependeu, foi comprar um fusca baja detonado e fazer como queria.

Fusca Baja do Fabrício

O Fusca Baja do Fabrício nasceu para ser um campeão das pistas de autocross. Mas não passou da primeira prova, de onde saiu detonado. Felizmente, voltou à ativa em uma vida mais leve, de passeios e trilhas. Nada de corridas!

Fusca Baja do Amadeu Zullino

O Fusca Baja do Amadeu substituiu seu “mudbuggy”, um buggy trilheiro. Este link leva para uma parte da página dele, onde estão o mudbuggy, o baja e um gaiola.
Visita e confere!

Classificando Buggies

O Planeta tem uma classificação própria para buggies, gaiolas e bajas. 

Separando por tipo e uso principal.

Deixe um comentário