Mecânica (uma base) e Manutenção de Buggies
O Planeta tem uma boa compilação de assuntos sobre mecânica, principalmente da mecanização VW boxer, ainda a mais utilizada pelos buggies brasileiros.
Não é intenção do Planeta Buggy ensinar mecânica, mas mostrar os rudimentos da coisa, de maneira a facilitar a manutenção de buggies pelos próprios buggistas. Ou para não ser enrolado pelo mecânico ou para manter uma boa conversa no churrasco do grupo!
Então, vamos lá, acompanhem o Planeta Buggy nesta “viagem” pelas entranhas do buggy! Clica nas imagens para acessar a postagem respectiva.
Risco de Incêndio – Manutenção das Linhas de Combustível
O risco de incêndio em um buggy com motor de Fusca é real e deve ser levado à sério.
A troca das mangueiras de combustível deve ser feita toda vez que se notar a deterioração das mesmas. Ou todo ano, antes da “safra” buggista.
Dá uma olhada nesta postagem!
Colocando Molas de Reforço nos Amortecedores
Se teu buggy ou fusca tem amortecedores de ação simples, essa é uma modificação que pode ajudar a ter uma suspensão com maior controle e efetividade.
Como Encurtar os Cabos,
Freio de mão, embreagem e acelerador tem cabos mais curtos em um buggy.
O Planeta mostra como fazer para colocar os cabos no tamanho correto. Com gambiarras ou adaptadores.
Freio Seletivo
Para que serve e como instalar um no seu buggy.
O Planeta mostra duas opções de acionamento seletivo do freio mecânico do Fusca, para sair de atoleiros em trilhas e dunas.
Carburação no Motor do Buggy
O Planeta Buggy apresenta algumas páginas com regulagens e adaptações de carburadores nos motores boxer do Fusca/Buggy.
Dá uma olhada e confere!
Sensor Hall em Distribuidor de Platinado
Distribuidor com sensor hall é muito mais preciso e seguro que um platinado. Não requer manutenção constante e aguenta melhor a umidade.
Um tutorial explicando como fazer é o que está no Planeta Buggy.
Filtro de Ar no Buggy
Filtro de ar é algo de muita importância e de baixo custo para ser mantido. O Planeta mostra quais os tipos mais utilizados, a posição deles e como fazer a manutenção.
Troca da Coifa da Caixa de Marchas
Um rápido tutorial sobre como mudar a coifa rasgada ou ressecada.
Não ande com uma coifa rasgada pois, além de perder óleo da caixa, pode entrar sujeira e detonar a caixa ou o rolamento da roda.
Caixa de Direção no Buggy
Original ou adaptada? Esta questão ainda vai perseguir os buggistas por muito tempo.
O Planeta fez uma rápida análise das situações de manter a caixa original ou fazer uma adaptação.
O que tu achas? Dá uma olhada e coloca tua opinião nos comentários.
Apostila do Motor Boxer
Esta apostila foi publicada em capítulos em uma revista da própria VW. O Planeta Buggy conseguiu autorização para colocar no site, com os devidos créditos, obviamente.
Felizmente, copiamos todos os artigos antes da VW retirar as revistas do site. Fizemos uma unificação em um único arquivo .pdf, para facilitar a leitura e a impressão da mesma. Uma leitura obrigatória para a manutenção de buggies.
Mecânica Básica – Revista Automotor
O Ivan de Itajaí/SC, mandou para o Planeta, há algum (muito) tempo, uma matéria da revista Automotor, onde o autor fala da mecânica básica do Fusca com dicas de como fazer pequenos consertos e ajustes no carrinho. Claro que quase tudo se aplica aos buggies que tem suspensão e mecanização boxer. O buggy do Ivan está na seção dos clássicos do Planeta: Buggy Baby.
Portanto, uma lida no material vai ser de extrema importância, mesmo para os buggistas que não gostam de meter a mão na graxa. É para aquelas situações em que tem de demonstrar, ao mecânico, que a mecânica básica não é totalmente desconhecida de ti e não vai ter desculpas do tipo “fio entupido”… hehe
Eletricidade em Fuscas (e buggies)
Uma postagem com algumas dicas de eletricidade e esquemas de ligação de alguns modelos de Fusca.
Ajudará bastante para quem esteja atrapalhado em montar seu chicote adequadamente. Ou, pelo menos, para acompanhar o eletricista e não ser enrolado…
Tabela de Calibragem de Carburadores do Boxer
Uma tabela com calibragens dos vários carburadores dos motores boxer. Mas não vais conseguir ver muita coisa em um celular…
Graxas – tipos e usos
Donos de carros modernos não precisam esquentar a cabeça com graxa. Mas quem tem um Fusca ou derivado, tem que atentar para pontos de graxa, pelo menos uma vez por ano ou sempre que andar em alguma trilha pesada. Saiba onde estão as graxadeiras e como lubrificar a suspensão dianteira e também a troca da graxa dos cubos dianteiros.
Como Identificar o Motor Boxer
Há um padrão de numeração dos motores boxer, que permitem identificar ano e modelo de fabricação. O Planeta tem uma relação dos números mais conhecidos. É possível que faltem alguns e estamos prontos para receber ajuda nesta missão. Se conhecer mais alguma coisa sobre isso, avisa a gente, ok?
Filtro de Óleo no Boxer
O motor boxer não tem filtro de óleo e esta é uma das melhorias que valem a pena e não é tão caro de ser feito. As instruções que estão neste post podem ajudar a fazer o serviço. Dá para usar a mesma bomba para um radiador externo.
A grande vantagem de fazer este serviço, é o aumento da quantidade de óleo em circulação, a filtragem dele e um melhor arrefecimento do motor.
Regulagem de Válvulas
A manutenção de buggies inclui a regulagem de válvulas do motor boxer, que deve ser feita regularmente. É simples de ser feita, não requer ferramentas especiais, mas precisa ser realizada com cuidado e com o motor (bem) frio. Acompanhe o tutorial apresentado no Planeta Buggy e veja como é feita esta regulagem.
O Planeta está devendo fotos do serviço, então, se fizeres, fotografa e manda para cá!
Troca da Bomba de Combustível
Uma tarefa simples, que pode ser feita no meio de uma trilha, com os devidos cuidados. E, claro, se tiver uma bomba no seu kit de peças.
Bomba de Combustível Manual
Uma das coisas que atrapalha a vida de um buggista é quando o buggy fica parado muito tempo e é preciso “dar um golinho de gasolina” no carburador.
Para resolver este “pequeno” problema, é possível colocar uma bomba manual, normalmente utilizada em motores de popa, definitivamente na linha de combustível.
Dá uma olhada na postagem sobre o assunto. É muito interessante.
Rolamento da Coluna de Direção
O prazer de dirigir é feito de muitas coisas, muitas sensações. E nada pior para estragar estas sensações, que ruídos, folgas e coisas do gênero.
Entre estas coisas, a folga do rolamento de direção é uma das que tiram o prazer de um passeio. Fácil de acomodar, como pode ser visto na postagem do Planeta Buggy. Clica na imagem!
Acoplamento da Direção
No tópico anteior, vimos o rolamento do lado do volante. Do outro lado da coluna de direção, tem uma peça que faz parte da segurança de um buggy e deve ser revisada com frequência, apesar de ser raro seu rompimento.
Nesta postagem, o Planeta mostra como fazer a troca deste acoplamento, também conhecido como “bolachão” da direção.
Restaurando a Pedaleira do Buggy (Fusca)
Entre as coisas que atrapalham o prazer de dirigir, além dos ruídos e folgas, é uma pedaleira com problemas. O Planeta Buggy mostra como desmontar e restaurar a pedaleira, com muitas fotos e detalhes.
Trata-se da tradução de uma matéria da revista VW Trends, de 2003. Vale a pena ler e ver como se faz um serviço bem feito!
Fica Frio! Cuidando da refrigeração do Boxer
Existem muitos detalhes que permitem uma boa refrigeração do motor boxer. E descuidar destes detalhes pode comprometer o funcionamento e causar danos graves ao motor.
Dá uma olhada por lá e depois confere no teu motor para ver se está tudo ok.
Barra Antirrolagem – a Barra “Estabilizadora”
A barra antirrolagem, que alguns chamam de barra estabilizadora, está bem relatada nesta página do Planeta Buggy. Como é um assunto muito polêmico em todas as redes sociais do site, o Planeta foi buscar a opinião de um técnico, alguém que conhece a fundo o assunto.
O resultado está nesta página. Confere e tira tuas conclusões sobre a importância ou não deste equipamento no teu buggy.
Catraca na Suspensão Dianteira
O Planeta mostra como instalar uma catraca na suspensão dianteira do fusca ou buggy.
Um tutorial feito pelo Alberto Lanzoni, do Fusca Floripa e autorizado a publicação por aqui.
Levantando a Suspensão Dianteira
Existem várias maneiras de se fazer isso. Uma delas é mostrada nesta postagem, pelo Vinicius Cruz.
Acompanha as explicações dele sobre como ele fez para o seu próprio Baja.
Suspensão Traseira IRS
Fuscas tem suspensão “Swing Axle”, eixo oscilante, com apenas uma articulação, fazendo com que as rodas se fechem ou se abrem, com seu funcionamento. Quando se levanta muito a suspensão, fica um aspecto estranho de rodas “fechadas”.
A suspensão IRS (Independente Rear Suspention) corrige este problema, com mais uma articulação próxima da roda. Este tipo de suspensão foi utilizado na Kombi mais moderna e também na Variant II. Nesta postagem, traduzida de um site americano, o autor ensina a fazer a adaptação dela, usando a barra de torção do próprio buggy/Fusca.
Suspensão Traseira IRS de Kombi no Buggy
Outra maneira de instalar uma suspensão IRS no buggy, é colocar a suspensão de Kombi ou de Variant II inteira. A da Kombi foi projetada para um veículo que carrega até uma tonelada, logo, bem mais resistente (e dura), que a do Fusca e da Variant II. Pensa bem sobre isso quando resolver fazer a alteração.
Na postagem do Planeta, o Alex mostra como fez esta adaptação em seu Baja Bug. Confere por lá como ficou!
Como Preparar seu Buggy para o Inverno
No Sul do Brasil, ao contrário de outras regiões, o inverno é bem rigoroso e muitos acabam não usando o buggy neste período. Ou é um buggy que fica na praia para ser usado apenas durante as férias. Em qualquer dos casos, é preciso prepará-lo para este período ocioso.
O Planeta Buggy mostra o que deve ser feito para que ele esteja perfeito quando precisar sair da hibernação. A foto do lado mostra o Velho’73 em um rally, no inverno de 1974.
Cáster do Buggy
Com o encurtamento do chassi e com o uso de rodas de tamanhos diferentes na frente e na traseira, o cáster do buggy altera-se bastante, fazendo com que a direção fique pesada ou insegura. E também refletindo na dificuldade de transportar o buggy com um cambão, já que, com cáster errado, as rodas não acompanham o carro trator nas curvas.
Saiba o que é o cáster e como fazer a regulagem dele, nesta postagem do Planeta.
Quer ver um vídeo do Canal do Planeta Buggy sobre este assunto?
Não encontrou o que procura? Tente no campo de busca abaixo.
Este post tem 2 comentários
Deixe um comentário Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
O que pode estar acontecendo, já troquei a caixa de direção do meu Buggy, por uma nova original do Fusca, ainda continua pesada.
O que pode ser?
Olá boa tarde gostaria que me ex como se afina o travão de mão do fusca 1954 obrigado