Buggy Baby do Carlos Eduardo
Normalmente, uma página leva cerca de uma hora para ser elaborada e publicada. Tem que ajustar e escolher as fotos, perceber alguns detalhes para comentar e tudo é bem rápido.
Mas, às vezes, o trabalho é mais complicado. Como este buggy Baby do Carlos Eduardo. Tem excesso de informação! Escolher entra a quantidade enorme de fotos que temos à disposição e as muitas informações e detalhes é tarefa complicada!
A página ainda tem alguns erros e informações trocadas… mas vamos ajustar com o tempo!
Mas vamos conhecer o Buggy Baby do Dudu.
Fotos do estilo original do Baby RS
Os Aprimoramentos
Chassi e Suspensão traseira
As fotos da galeria a seguir mostram o chassi com detalhes interessantes, como o facão regulável, o freio traseiro a disco e toda a tubulação nova. Esta configuração do chassi, segundo o Dudu permite um trabalho muito bom para todas as tubulações e instalações necessárias, como a da Fuel Tech.
Na última foto, em detalhe o circuito de alimentação de combustível, com dois filtros, a bomba elétrica e as tubulações em aeroquip, magistralmente fixadas e com acabamento muito bom, apesar de ficarem escondidas o tempo todo.
E as rodas gauchinhas totalmente polidas (partes estavam pintadas de preto)
Circulação e Refrigeração do Óleo
O sistema foi totalmente refeito, com a instalação de uma bomba de óleo dupla, com saída externa para filtro de óleo e radiador na dianteira.
O radiador original foi retirado e montado um desvio para o radiador externo. Acompanha pelas fotos da galeria a seguir. Naquele ponto, estão também alguns sensores do FT.
O Radiador de Óleo na Dianteira
O radiador externo deste buggy foi montado na dianteira. Para isso, o painel frontal do veículo, que simulava uma grade, foi cortado e transformado em uma grade verdadeira, que permite a entrada de ar fresco. Na segunda foto, o próprio Dudu explica: “O radiador fica encapsulado em uma caixa (adivinha: de fibra de vidro) e o ar só tem uma saída, por baixo, arrastado pelo scoope que fica embaixo do carro”. O scoope é mostrado na foto 1.
As fotos 3 e 4 mostram a abertura adicional que foi cortada abaixo da grade. Dessa forma, todo o radiador de óleo está exposto ao fluxo de ar fresco.
Injeção, Sistema de Acionamento e Recolhimento de Vapor de Óleo
O Buggy teve dois FuelTech instalados. O FT400, com monitor na tampa do portaluvas (foto1) e o atual FT450 (foto2), com o monitor no console.
Há várias diferenças entre estes dois sistemas e, claro, o FT450 é mais avançado.
O Interior
O Baby RS está muito bem preparado e isso vai sendo demonstrado nas peças de fibra de vidro, construídas com um acabamento muito bom.
Os consoles têm acabamento feito com envelopamento vinílico.
O console central foi criado, em primeiro lugar, para segurar o assento do banco traseiro, que não tinha velcro que segurasse. Ele fica apertado contra o banco. Em segundo lugar, para andar com coisas leves sem precisar colocá-las no porta malas. Funciona direitinho.
Os bancos são Procar, especialmente feitos para buggy. Na última foto, o painel.
O Novo Exterior
Por fora, as mudanças mais visíveis são os parachoques, de aço inox polidos.
Os mais atentos perceberão a abertura do radiador de óleo na frente e poderão até pensar em um buggy com refrigeração líquida…
Na traseira, sobre o capô, uma saída de ar quente do compartimento do motor que, segundo o Dudu, é muito funcional e importante. Repara na perfeição do acabamento!
E, na última foto, um detalhe do suporte do farol, com regulagem (!!!)
Quem Fez
O Carlos Eduardo mostra seu buggy e os profissionais que trabalham nele e que fizeram todas suas ideias se tornarem realidade:
“As pessoas que tornaram – e tornam, porque eu não paro nunca de inventar – esse projeto possível. Felipe, o mecânico, Maurício o ferramenteiro, Gaúcho e Vitinho, os dois da fibra e Fernando, o homem do envelopamento. Sem eles nada disso seria possível”.
E Agora, Dudu, o Que Mais?
Já tenho alguma coisa na lista.:
- Revisão do freio a disco traseiro, que tange quando apertado de leve;
- Montar o filtro full flow em uma válvula térmica que vai controlar o encaminhamento para o radiador quando a temperatura atingir 85 graus. Atualmente esse direcionamento é feito pelo sistema original VW naquele bloco que foi colocado no local original do radiador. As pessoas não percebem isso, mas o sistema original controla pressão e não temperatura. Como as duas medidas são inter-relacionadas, funciona, mas não é o ideal.
- Recuperar o fechamento total do compartimento do motor para impedir o ar quente que sai das latas de baixo do motor retorne para ser sugado pela ventoinha. Já existia, mas um desavisado que bateu na minha traseira empenou ele – que é de fibra.
- Tornar hermética a passagem aberta no túnel para fixar a alavanca Runner, evitando que a fuligem da rua vá para o mecanismo.
- Continuar o envelopamento por partes da carroceria
É o que eu me lembro no momento
Vamos juntos nessa empreitada.
Vamos ver se os membros do grupo vão oferecer comentários.
Carlos Eduardo “Dudu”
Especificações Técnicas
| Fabricante / Fornecedor | Modelo | Outros dados | ||
COMANDO | ENGLE | W-110 | Levantamento 10,92mm | Duração 284º | Folga (frio) 0,1 mm |
BLOCO | Sport System | Street&Racing | |||
| |||||
VIRABREQUIM | Sport System | Forjado, 8 pinos | 82 mm | ||
| |||||
BIELAS | Sport System | Forjadas, I | |||
| |||||
VOLANTE MOTOR | Scat | 6,1 kg | 8 pinos | ||
CABEÇOTES | Crestana | 8 aletas | Dutos trabalhados | ||
| |||||
VÁLVULAS | 40 X 35, 5 mm | Molas duplas | |||
| |||||
PISTÕES | 90,5 mm | ||||
| |||||
CILINDROS | 90,5 mm | ||||
| |||||
ESCAPAMENTO | 4D GARAGEM | 4 x 1 Inox | |||
| |||||
BOMBA DE ÓLEO | Schadek | 10027 | Engrenagens 30 mm | Circulação externa | |
| |||||
RADIADOR | Metal Horse | Street grande | |||
| |||||
MANGUEIRAS E CONEXÕES | Metal Horse | ||||
| |||||
KIT POLIAS | Diâmetros | Nº Dentes | |||
Virabrequim | Beep Turbo | 145 mm | |||
Alternador | Beep Turbo | 95 mm | |||
Roda fônica | Beep Turbo | 160 mm | 60-2 | ||
ECU | Fueltech | FT-450 | |||
SPARK PRO | Fueltech | 4 | |||
WIDE BAND | Fueltech | ||||
| |||||
TBI E COLETORES | Sport System | 40 mm | |||
| |||||
ACIONAMENTO | Danke | Inox | |||
FILTRO DE ÓLEO | Full flow | ||||
SUSPENSÃO | Facão regulável | ||||
| |||||
FREIO TRASEIRO | Adaptfuscas | Disco |
Comentário do Planeta
Sem comentários…
Conheça os Buggy Baby que Estão no Planeta
Além do Buggy Baby do Carlos Eduardo, o Planeta Buggy tem mais alguns que estão sendo trazidos do velho site para este novo espaço.
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