No momento, você está visualizando Buggy Glaspac do Juliano – SC
Buggy Glaspac do Juliano

Buggy Glaspac do Juliano – SC

no site desde novembro de 2006

Buggy Glaspac do Juliano Balen, de Florianópolis-SC

Olá Carlão, em fevereiro de 2005 eu enviei as fotos de uma gaiola que fabriquei, na época tinha acabado de vendê-la e também foi quando encontrei o site do Planeta Buggy. A idéia era pegar a grana e comprar uma moto, mas devido a certa resistência familiar acabei mudando de idéia e optei por um buggy.

Então comecei a procurar por um buggy aqui em Floripa, mas a minha intenção era, ou comprar um buggy em bom estado para não precisar gastar mais com ele (o que foi muito difícil, pois todos os q eu vi, precisariam inevitavelmente de uma boa revisão), ou então encontrar um em mau estado para reformá-lo todo (esta segunda alternativa foi um pouco mais fácil).

Em junho ou julho de 2005 (não lembro ao certo), comprei um Glaspac. Esse buggy estava em uma auto elétrica montado sobre um chassis de um Fusca 68. 

O problema é que o documento estava totalmente irregular, além de só possuir a carroceria e mais nada. Não constava como buggy, tinha uma multa, e o pior é que estava no nome de um cara de outra cidade, que eu não consegui contato. 

Diante disso, precisei dar um jeito, saí atrás de um carro VW a ar para poder usar como doador. Encontrei uma Brasília, com a ajuda do meu sogro. Era uma verdadeira sucata, toda podre, mas estava com a documentação regularizável.

Assim, comprei a Brasília para usá-la como doadora. Por estar estudando e trabalhando, a reforma foi sendo adiada para as férias de verão.

Apenas em janeiro de 2006 foi possível começar a reforma, e meu objetivo era participar do encontro interestadual de Buggies de Florianópolis que aconteceria no dia 10/02/06.

Raspei toda a carroceria do buggy para retirar a tinta velha, até chegar à camada de gel, em seguida desmontei toda a Brasília e encurtei o chassis para a adaptação.

Laminei um assoalho em fibra de vidro e, aproveitando umas boas idéias vistas no site, modifiquei a frente do meu Glaspac para ficar parecida com aquela frente do buggy do Carlão (opa! O Velho’73 fazendo escola!). 

Uma coisa que me incomodava muito era o fato de não ter a saia lateral no modelo que eu comprei, por isso decidi fazer uma saia lateral para o buggy, não é igual a de nenhum outro, mas ficou bem melhor. 

Fiz também um santoantônio, o suporte para o pára-brisa, pára-choques dianteiro e traseiro. Como todos os acessórios prontos, pude começar a fazer a preparação para a pintura.

Apenas quando o buggy estava quase pronto, o proprietário da Brasília assinou os documentos de transferência para eu dar entrada na documentação junto ao Detran.

No dia 08/02/06 o buggy estava andando, neste dia foi feita a vistoria do Inmetro e Detran a dado entrada na documentação. No dia 10/02/06 as 18:00h eu enfim peguei os documentos do buggy, e assim pude participar do encontro, recompensa mais do que justa depois de reformar o buggy todo, sozinho, em uns 40 dias. Apesar de ter sido uma reforma relâmpago ficou boa, agora faltam os toque pessoais.

A próxima etapa será colocar rodas de liga leve (para isso precisarei refurar os cubos de roda) e freios a disco na traseira, e também fazer uma capota de verão.

Para o ano que vem pretendo trocar o VW 1.6 a ar por um motor AP 1.8, que está encostado na garagem.

O conjunto atual está com seguinte configuração:

    • Carroceria Glaspac (não sei o ano de fabricação) reformada em 2006;
    • Chassis de Brasília 79;
    • Pneus 185/60 R14 na dianteira (com freio a disco) e pneus 235/70 R15 na traseira (freio a tambor, por enquanto);
    • Motor 1.6 à ar com carburação simples;

Bom acho que é isso, já escrevi bastante.

Um grande abraço

Juliano W. Balen – Florianópolis – SC

Comentário do Planeta

Um trabalho muito bem feito, no Buggy Glaspac do Juliano. As lanternas traseiras e a saia lateral não deixam dúvida que o cara é competente!

Gostei de ver os paralamas dianteiros no estilo do Velho’73! E o recorte da abertura das rodas nas saias laterais, ficaram do jeito que eu queria deixar no meu e não consegui.

Este não é um Glaspac original, mas isso não importa, é um clone muito bem feito, com a diferença no capô e painel. Aliás, o vinco do capô ficou melhor que no Glaspac, que eu alisei no meu por achar muito feio.

Percebi uma abertura no antigo local do estepe, mas o Juliano não deixou foto para mostrar o que foi feito. Aposto em uma caixa para guardar tralhas. Ou uma caixa isolada para guardar cerveja gelada?

Conheça outros Buggies Glaspac

Conheça os outros buggy Glaspac que estão no acervo virtual do Planeta Buggy, além do Buggy Glaspac do Juliano, clicando na imagem a seguir.

E, caso conheças algum detalhe do Buggy Glaspac ou do fabricante, coloca ali nos comentários ou no Grupo do Planeta no Facebook.

Conheça Mais Sobre a Glaspac

O Planeta Buggy fez uma página para mostrar a história e detalhes sobre o Buggy Glaspac. Veja clicando na imagem a seguir

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.