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Para que serve? 10 coisinhas importantes nos buggies

Para que serve?

Muitas coisas que existe nos Fuscas e que foram herdadas pelos buggies, existem por alguma razão. Nem sempre sabemos ou entendemos isso e até descuidamos de coisas pequenas e importantes. Conheça algumas.

1. Para que serve o tampão de borracha nas velas?

A maioria dos carros tem algum tipo de proteção no local das velas. Às vezes é uma borracha, às vezes é uma tampa integral, mas na maioria dos carros, é para proteger aquele espaço da entrada de água e pó.

No motor boxer, no entanto, a borracha que está ali não tem esta finalidade. Ela está ali para manter a circulação do ar de arrefecimento confinada à camada externa do motor.

Sem estas borrachas, haverá escape de ar e, consequentemente, prejuízo na manutenção da temperatura ideal de funcionamento do boxer.

Já conhece a apostila do motor boxer, editada pela própria VW? Aqui no site tem este material em PDF, imprescindível para todo graxeiro! Dá uma olhada lá!

Para que serve? Tampão de borracha na vela
Tampão de borracha no cabo de vela

2. Para que serve o tampão de borracha na capelinha?

Alguns Fuscas tinham um sistema de aquecimento interno (luxo!), que aproveitava o ar da ventoinha, fazendo-o passar pelo silencioso (!!!!) e, finalmente aquecido, circular pelo interior do carro.

Pois bem, em buggies, claro que não existe este sistema, mas se o carro doador teve, as saídas de ar ainda vão estar ali na capelinha.

Existem tampões específicos para este local, mas pode ser improvisado um, com um pedaço de câmara de ar preso com uma abraçadeira.

É importante não deixar este local aberto, para que a refrigeração do motor se faça adequadamente.

Para que serve? - Tampão de borracha na capelinha
Tampão de borracha na capelinha

3. Para que serve o tampão de borracha no respiro do óleo?

É bem comum ver-se o respiro do óleo sem este tampão. Pode parecer que ele não faz falta ali, já que o motor está sempre “soprando” naquele ponto.

Mas não é sempre que isso acontece. Quando se dá a partida no motor, em um curto espaço de tempo, há uma pressão negativa que faz com que haja sucção naquele tubo, Se estiver na praia ou algum ambiente com areia e pó, haverá uma aspiração de detritos para dentro do motor! Nada bom.

Aquele tampão tem uma espécie de válvula que permite a saída de pressão, mas não a entrada de detritos.

E existem alguns motores que não tem esta saída para baixo, como os boxer das últimas Kombi e do Fusca Itamar.

4. Para que servem as engraxadeiras na suspensão dianteira?

Tua suspensão dianteira está muito dura? Talvez seja falta de graxa!

Os mais novos nem sabem que isso existe. E os mais “rodados” sabem, mas se esquecem.

Nos Fuscas e Brasílias, com suspensão de pivô, são apenas quatro engraxadeiras, duas de cada lado nos tubos onde estão as molas.

Nos Fuscas mais antigos, com suspensão de pino mestre, existem mais quatro engraxadeiras nestes pinos.

Quando engraxar, tem que cuidar para sair toda a graxa antiga. Ou seja, um bocado de sujeira, até aparecer a graxa nova nas extremidades.

5. Para que servem as braçadeiras na linha de combustível?

Muitos até acham exagero, mas uma linha da entrada do carburador escapando, vai jorrar gasolina no alternador, onde tem faísca…

Sim, é muito mais simples deixar o cano sem esta braçadeira, porque ele dificilmente vai sair dali. Difícil, mas não impossível. Para quê correr este risco?

Aliás, é bom trocar estas linhas, de vez em quando. Elas ressecam e podem romper, causando, bem, vazamentos indesejáveis. Não saia para uma trilha ou passeio mais demorado sem dar uma inspecionada por ali. E, como está na nossa lista de “tralhas na trilha“, leva um pedaço deste tubo.

6. Para que serve o solenoide do carburador?

No giclê da marcha lenta do motor boxer, carburação simples, tem um solenoide ligado à chave de ignição. A função dele é cortar o combustível tão logo a chave seja desligada, evitando a auto-ignição, muito comum nos motores boxer.

Muitos retiram esta peça por desconhecimento, mas ela é importante, justamente para proteger o motor na eventualidade de ocorrer uma auto-ignição e o motor continuar funcionando irregularmente, mesmo depois de desligado.

7. Para que serve a barra anti-rolagem?

Este é um assunto que já trouxe muita discussão no site e nos grupos do Planeta Buggy. E nunca se chegou a uma conclusão final.

O Planeta perguntour para um dos melhores jornalistas automobilísticos do Brasil, que também foi piloto e trabalhou em grandes montadoras. Bob Sharp, um cara que correu com praticamente todos os carros brasileiros das décadas de 60 e 70.

A resposta veio rápida e conclusiva. E é muito completa, tanto que o Planeta fez uma postagem só sobre ela.

Por enquanto, basta saber que ele confirmou o que o Planeta tem dito, mas sem ter uma explicação técnica adequada. A barra antirrolagem foi introduzida no Fusca na década de 60, para reduzir a saída de traseira característica do carro. A função é somente esta e não tem a ver com estabilidade. Não é, portanto, uma “barra estabilizadora”.

Mas um buggy (pelo menos os que usam a plataforma do Fusca) não tem o mesmo comportamento de sair de traseira. Pelo contrário, ele sai mais de dianteira, em função do baixo peso na dianteira e da maior superfície de contato dos pneus na traseira. A existência da barra, neste caso, aumentaria esta tendência de sair de frente.

O Velho’73 participou de alguns rallies. O primeiro deles, em estradas de terra e com a barra no lugar, foi bem complicado, pois ele desgarrava de frente na areia solta nas curvas.

No rally seguinte, sem a barra, foi bem mais tranquilo, mas foi mais barro que areia nas estradas. Nunca mais teve a barra recolocada.

Mas somente faça isso quando conhecer bem as reações do teu buggy e poder comparar para ver como fica melhor para dirigir. Mas fica tranquilo. Não há risco de perder estabilidade pela falta dela.

8. Para que serve a troca do líquido de freio?

Todos sabemos da importância de verificar o nível do líquido do freio. Mas o que nem todos sabem ou controlam, é a qualidade do líquido que está lá no reservatório.

O líquido de freio é altamente higroscópico, ou seja, absorve água do ambiente. Mesmo estando em um reservatório fechado, há trocas de pressão e gases com o exterior, possibilitando a entrada de ar úmido e, consequentemente, a contaminação do líquido, o que irá reduzir a eficiência dele e ainda causar a deterioração de componentes do sistema, como ferrugem nos cilindros e ataque às borrachas, além de reduzir a temperatura de ebulição, podendo causar uma falha total no freio.

Existem testes que são feitos para conferir o nível de contaminação, mas na falta deles, ficar atento aos sinais de provável contaminação, como o pedal mais “duro” ou espaços de frenagem maiores que o normal.

E fazendo a troca a cada dois anos ou menos, se o buggy for usado em ambiente muito hostil, trilhas com barro e água. Esta troca não é coisa muito simples, melhor deixar para um mecânico de confiança. Mas dá pra fazer na garagem, com cuidado e mais alguém ajudando, pois sozinho não dá!

Quanto ao tipo de fluído, nos Fuscas não precisa nada além do velho Dot3. Mas podem ser usados o Dot4 e o Dot5.1. Mas sem misturá-los. Se for trocar, troca todo por um destes. O 5.0 não é recomendado para nossos (velhos) carros. E atenção, não deixe cair sobre a pintura, que ele dissolve quase imediatamente!

Um artigo muito interessante sobre fluídos de freio está no blog Xamã do Brasil. Vale a leitura!

E, quando você for fazer a troca do fluído de freio do buggy, por que não fotografar as etapas e mostrar aqui no Planeta?

9. Para que serve o cambão?

Ok, claro que todos sabem para que serve um cambão. Mas muitos não sabem como utilizá-lo corretamente e de forma segura.

Mesmo antes de acoplar o cambão do teu buggy a um carro trator, é preciso certificar-se que ele está fixado de maneira firme e segura. E que existem as ligações elétricas adequadas.

Depois, é preciso certificar-se que a barra de tração do carro trator está bem fixada, tem a argola para a corrente de segurança e a tomada elétrica está funcionando perfeitamente. Existe muita gente que apenas coloca esta barra para “segurança” traseira, para proteger o parachoque. Quando comprar um carro que já tenha esta barra instalada, é bom verificar se está tudo ok. Talvez até levando a alguma empresa especializada para esta verificação.

O Planeta Buggy leva segurança muito a sério. Existem várias páginas no site falando sobre isso. Sobre cambão e maneira de conduzir o veículo tracionando um buggy, temos esta página e este vídeo.

10. Para que serve o caster do buggy?

Caster é o ângulo formado pela linha formada entre os pivôs (ou o pino mestre) em relação ao solo. Este ângulo é zero ou próximo de zero e serve para manter o carro em condições seguras de condução.

Um ângulo errado faz com que a direção fique mais pesada, o volante não retorne automaticamente após uma curva ou ainda, em velocidades maiores, o carro tenha um comportamento errático, não fica em linha reta.

Agora, olhe para a lateral de seu buggy e veja se o centro da roda dianteira está exatamente no mesmo nível do centro da roda traseira. Em buggies, normalmente o centro da roda traseira estará mais alto e isso fará com que o eixo dianteiro sofra uma rotação no sentido anti-horário e, consequentemente, o ângulo caster será afetado.

Não vamos discorrer sobre correção deste ângulo, pois já temos uma página que fala sobre isso. Mas apenas para registrar a importância da correção, se necessária. E para saber o que é.

A foto abaixo, do Velho’73, mostra o efeito da diferença entre os eixos dianteiro e traseiro. A linha vermelha está paralela ao solo e mostra o desalinhamento entre os eixos. A linha amarela mostra o efeito causado por este desalinhamento, no eixo do pivô dianteiro, alterando o ângulo caster original. Ao colocar um calço adequado sob o tubo inferior do trem da suspensão dianteira, fazemos com que esta linha amarela rotacione e fique paralela ao solo. Mas, novamente, veja na página específica que trata sobre isso.

Este ângulo pode variar ainda mais radicalmente, dependendo da configuração do buggy.

Está achando que é um ângulo muito pequeno para fazer algum efeito? Bem, a “regulagem” é feita com um calço de 3mm ou menos! E faz uma enorme diferença.

Outras coisas interessantes para conhecer

O site do Planeta Buggy tem muita coisa interessante sobre mecânica e customização.

Passeie pelas profundezas (ok, não tão profundo…) para conhecer um pouco mais destes assuntos. Use os links abaixo para começar

Mecânica,

Customização,

Parachoques, sinaleiras, bagageiro…

E aquela apostila da VW sobre o motor boxer!

Santoantônio – que é, como usar?

 

 

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