O Dune Buggy do Bertone
A Carrozzeria Bertone foi fundada em 1912 por Giovanni Bertone, para fabricar carruagens. Após a segunda guerra, o filho Nuncio assumiu e transformou-a em um estúdio de desenvolvimento de carrocerias para marcas famosas.
Das pranchetas do Bertone Studio saíram alguns dos maiores ícones do automobilismo mundial, como a Ferrari 250 GT Bertone, as Lamborghini Miura, Countach, Diablo e outras, além da Lancia Stratos e muito mais.
O Bertone Studio fez também alguns carros-conceito, entre eles o Autobianchi A112 Runabout, que vemos na imagem a seguir, que estava no site QM Motori.
Quase um dune buggy, não é mesmo?
Bertone Shake – O Dune Buggy do Bertone
Claramente inspirado no Runabout, o Dune Buggy do Bertone – Shake, tinha um espírito buggista de verdade, lembrando muito o Manx, mas com um toque nada sutil do design italiano. No primeiro modelo, ainda estavam os faróis no santoantônio mas, felizmente, na versão final do conceito, eles foram lá para a frente do buggy.
A começar pela mecanização traseira, a ausência de portas, o santoantônio e os enormes pneus traseiros, além de um banco bem despojado e faróis salientes, é, sem dúvida, um buggy!
A mecanização era da Simca 1200S, que já tinha o motor de quatro cilindros na parte traseira do carro. O chassi foi feito tubular, mais curto que o carro doador. As medidas finais ficaram com um comprimento de 3,52m, largura de 1,63m e uma altura de apenas 1,18. A distância entre-eixos era quase a mesma, 2,032m no Manx e 2,05m no Shake
Para comparação, as medidas do Meyers Manx I eram 2,86m de comprimento, 1,56m de largura e 1,45m de altura.
As fotos a seguir, de Makarand Baokar, foram copiadas do site deRivaz & Ives, onde tem uma matéria sobre este belo buggy. Recomendo a visita, pois o site é muito interessante.
Um Autêntico Dune Buggy!
Uma lástima que o Dune Buggy do Bertone não passou de um conceito, pois tinha tudo para ser um sucesso como buggy.
Até mesmo a gaiola protetora do motor, somente utilizada por modelos mais recentes do Meyers Manx, estava lá, no estilo mais buggista possível. e o parabrisa rebatível dava aquele ar despojado e “motociclístico” ao buggy.
O interior despojado e as linhas limpas poderiam inspirar algum designer brasileiro para fugirmos das linhas quadradas e estéreis que vemos por aqui.
Em acordo com a Matra, duas unidades foram feitas para tentar fazer uma versão definitiva comercial. Não passou destas duas, uma das quais destruída em um acidente nos testes.
E Como Era o Projeto Original?
A primeira versão do Shake mantinha os faróis no santoantônio, como o Runabout e o estepe em um local, no mínimo, inusitado. Confere nas fotos a seguir, do site Car Styling.
Conhece Alguma Curiosidade Sobre Buggies?
Coloca ali embaixo nos comentários!
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Esquisito esse conceito. Mas acho que iria flutuar bem na areia com esses pneus e essa boa altura livre…
[]’s
Os paralamas dianteiros têm uma abertura estranha… mas é um carro conceito. Tem que ser esquisito! hehehe