You are currently viewing Curiosidades do Planeta #6 – EX O Dune Buggy da Ford 2001
O Dune Buggy da Ford

Curiosidades do Planeta #6 – EX O Dune Buggy da Ford 2001

O Dune Buggy da Ford – Ford Ex Concept 2001

Projetado por Bud Bennett e Bill Kessler tem um estilo mais de jipe que de buggy, mas o Planeta é eclético e até enquadra este conceito como um dune buggy, embora não fosse essa a ideia do conceito, já que eles não dizem que este é o Dune Buggy da Ford…

Aqui em Pelotas, fizeram alguns buggies com este desenho, sendo dois deles 4×4, um com mecânica de Ômega e outro com mecânica de Audi. Mas, ao contrário do original, todos com motor traseiro.

Detalhes

O motor é um V8 herdado da Explorer com 375HPs. Ok, está montado na dianteira, o que não encaixa no conceito de dune buggy do Planeta mas, é um V8! Aliás, o nome oficial é Ford Explorer EX.

MotorTrend dirigiu a fera no deserto  do Arizona e chegou a conclusão que é um carro incrível de dirigir, fugindo à regra dos carros conceito, onde tudo é cosmético. Este foi feito pra valer, como pode ser visto nas fotos que estão na reportagem, das quais trazemos algumas.

Este carro chegou a ser utilizado em um filme Thunderbirds de 2004.

Na Exposição Detroit Auto Show 2002

Estas fotos do Dune Buggy da Ford estavam no site https://www.planetcarsz.com/carros/2001-ford-ex-concept, em abril de 2022.

Opinião do Planeta Buggy

Em outras épocas, eu não concordaria com este conceito como sendo um Dune Buggy. Atualmente, estou um pouco mais flexível.

Mesmo este carro já tendo 20 anos de existência, ainda pode ser considerado um veículo esteticamente atual. Muita coisa poderia ser aproveitada por nossos projetistas, mesmo que ninguém pense em usar um V8. 

O painel, minimalista mas ousado, é muito legal!

Conheça outras Curiosidades do Planeta

Algumas coisas curiosas, além do Dune Buggy da Ford, estão registradas aqui no Planeta Buggy.

Confere, clicando na imagem a seguir.

Este post tem 2 comentários

  1. Chevas

    Legal esse. Americano, tinha que ser V8…
    []’s

    1. Beco

      hehe, é uma picape Explorer disfarçada! Aqui em Pelotas, um profissional copiou toda a estrutura e fez alguns buggies, todos com motor traseiro. O mais próximo do original é um com mecânica Omega V6 4×4. para paralamas, capô e algumas peças, foi usado fibra de vidro. No original, acho que era alumínio, mas não tenho certeza, por isso não coloquei a informação.
      Interessante que os conceitos busquem algo parecido com buggies mas não resultam em carros de produção normal.

Deixe um comentário