You are currently viewing Curiosidades do Planeta #7 – O Dune Buggy da Fiat Brasil
Dune Buggy da Fiat

Curiosidades do Planeta #7 – O Dune Buggy da Fiat Brasil

Dune Buggy da Fiat Brasil

Em 2008, a Fiat brasileira lançou um veículo-conceito no Salão do Automóvel.

Como muitos antes dele e muitos depois, a opção da carroceria foi por um formato de dune buggy, que foi “batizado” de FCC II (Fiat Concept Car II) ou, mais intimamente, “Bugster”, o Dune Buggy da Fiat.

Com motor elétrico e caixa de mudanças automatizada, apenas com Drive, Neutro e Ré, o dune buggy da Fiat tinha pequena potência e cerca de 100km de autonomia entre cargas.

O Dune Buggy da Fiat parece ter sido fabricado apenas testar materiais de uma forma atraente. Painéis com materiais alternativos, enchimento dos bancos com 30% de poliol de óleo de soja reciclado e por aí vai.

O painel era do Fiat 500, bem como muitas das outras partes, provavelmente.

Para reduzir consumo de eletricidade, o FCC II não tinha direção eletro-assistida, como os modelos atuais da Fiat, inclusive o 500. 

O Estilo

Quando fizeram um carro sem capota, sem portas e com estilo de buggy, por óbvio deveriam ter pensado onde este “bugster” andaria. 

O desenho dos paralamas dianteiros, sem cobertura traseira, deveria ser, no mínimo, bem desconfortável para uso no fora de estrada, já que mandaria toda a sujeira possível na cara do condutor e passageiro. Com tração dianteira, pior ainda, embora o Planeta não saiba se a tração era dianteira ou traseira, pois este dado não estava disponível em nenhuma publicação da época.

Aquele arco que vai do painel até a traseira do carro é, no mínimo, muito estranho e deve incomodar bastante o motorista, retirando uma parte da visibilidade dianteira. A visibilidade traseira sequer existe.

Os retrovisores externos, que aparecem apenas na versão que foi apresentada aos jornalistas para test drive (a última foto da galeria a seguir), são minúsculos e não devem promover uma boa visibilidade. Talvez tenha uma câmera de ré por ali… Sobre isso, aliás, as novas regras do Contran já prevêem o uso de câmeras no lugar de espelhos retrovisores. 

As Fotos

As fotos da galeria a seguir são da própria Fiat, para divulgação. 

Conheça outras Curiosidades do Planeta

Além do Dune Buggy da Fiat, o Planeta Buggy coleta curiosidades sobre a cultura buggista mundo afora.

Se tiveres conhecimento de algum fato ou modelo de buggy curioso, manda pra gente ali embaixo, nos comentários ou no grupo do Planeta Buggy no Facebook.

Confere as outras curiosidades que temos por aqui, clicando na imagem a seguir.

Deixe um comentário