Recados do Buggyman #28
Tira elástica, corda ou cinta com catraca – Como prender sua carga?
Uma das muitas coisas que podemos fazer em um buggy e que aumenta o conforto do uso dele em passeios e trilhas, é o bagageiro. O Planeta já mostrou alguns modelos para instalação nos buggies.
Bagageiro adequado
Ter um bagageiro adequado é o primeiro passo. Mas é preciso atenção a alguns detalhes. Se ele ficar sobre o capô do motor, é preciso que ele seja basculante para permitir um eventual trabalho de manutenção em campo.
Outros pontos importantes, são a capacidade de carga, a existência de pontos de fixação (ganchos) das cintas ou cordas e até mesmo uma lateral para proteger ainda mais a carga.
E, muito importante também, onde ele está apoiado e como está fixado. Não queremos quebrar a fibra nem perder o bagageiro pelo caminho!
Fixando a carga
- Com cordas – A não ser que você seja um expert em fazer amarração com cordas, este é uma fixação nada segura para cargas. Inclusive, está proibido seu uso em cargas de caminhões atualmente.
- Com elásticos de moto – a tira elástica é a opção mais usada por quem amarra cargas em motos, buggies e bagageiros de teto em carros. Mas, mesmo utilizando a tira elástica de qualidade (existem algumas muito ruins), ela sempre terá uma elasticidade que poderá causar uma movimentação indesejada da carga. E perdem sua elasticidade com o tempo.
- Cinta com catraca – existem vários tipos, com capacidades diferentes e com catracas diferentes. Mas todas permitem uma fixação adequada da carga e são muito resistentes. Prefira as que tem um sistema para esticar com um tipo de alavanca, como esta da Vonder
Cobrindo a carga
Tão importante quanto a fixação da carga, é a proteção dela com uma capa ou lona. Além de ajudar na fixação da carga, uma cobertura também deixa tudo mais organizado e seguro. Afinal, parar em um restaurante, por exemplo, tendo sua bagagem exposta, não é uma boa ideia.
Qual a fixação ideal?
A posição do Planeta Buggy sobre fixação de cargas ficou bem explícita no parágrafo anterior. O Planeta acredita que cintas com catraca são as melhores opções para este serviço.
Mas, mesmo tendo uma cinta de grande tamanho, evite usar apenas uma para fixar sua carga. No mínimo duas, de maneira que, se uma se soltar, a outra irá manter a carga presa. Esta é uma advertência que serve para qualquer tipo de fixação, corda, cinta ou elástico. Fica atento!
Dependendo da carga, é possível uma acomodação dela e um consequente afrouxamento da cinta (neste aspecto, o elástico pode até parecer mais adequado). Portanto, é interessante conferir o estado da coisa, de vez em quando, principalmente quando o buggy estiver sendo rebocado e longe da vista do motorista.
Uma boa providência, é ter uma bolsa de lona feita sob medida para ser colocada no bagageiro. E com pontos de fixação (alças) costuradas na própria bolsa, para mais segurança.
Veja a mala da Reese, com tamanho de 1mx1mx047m. É um bom exemplo de como pode ser uma bolsa de bagageiro. Um bom loneiro pode fazer sob medida para teu bagageiro. Ou pode comprar esta já pronta. Apesar de ser gringa, tem para vender no Brasil. E é presa com cinta com catraca, naqueles ganchos que ela tem nos cantos.
Se já tens uma mala de lona ou mesmo uma mala de bordo pequena, podes adaptá-la para o bagageiro, tirando as rodinhas e a alça retrátil. Talvez seja até interessante, antes de fazer o bagageiro, ver se tem alguma destas em casa, para fazer na medida certa.
Tralhas na Trilha
Já sabe como prender a carga no bagageiro. Agora, para ter certeza que tudo que precisas na tua viagem, passeio ou trilha, dá uma olhada na página que o Planeta Buggy preparou sobre as Tralhas na Trilha. O que levar?
Elásticos ou a cinta com catraca seriam os melhores, creio. Corda também serve, mas o problema é que ela não se “adapta” ao movimento da carga e à vibração, mesmo que sejam pequenos.
[]’s
Acho a cinta mais apropriada. Aquele tipo de cinta que tem uma catraca, como a tua capota. Os elásticos são bons mas, além de perderem função meio rápido, também acabam permitindo a movimentação da carga, justamente por conta da elasticidade deles.
Comenta sobre este importante assunto para os buggistas e bugueiros de plantão!