Você está visualizando atualmente Lavador de Parabrisa é Obrigatório? – O Planeta Responde #2
Bugre V do Leo Scotto - Brucutu de Brasília no capô

Lavador de Parabrisa é Obrigatório? – O Planeta Responde #2

O Planeta Responde – Lavador de Parabrisa é Obrigatório?

Antes de mais nada, não estamos falando apenas de buggies, mas de todos os carros que estão em circulação, devidamente licenciados.

Também é preciso salientar que o Planeta Buggy julga importante a presença de um lavador de parabrisa, principalmente se o buggy for utilizado em trilhas. 

A imagem no topo da página mostra o brucutu do Bugre V do Leo Scotto.

Um Pouco de História

Lavador de parabrisa não é um item tão recente. O Fusca já tinha lavador em 1959. E até 1961, o sistema era com uma garrafinha plástica sob o painel, que o usuário tinha que apertar para mandar a água para o “brucutu” (apelido do esguichador na época). Nada prático, não é mesmo? A garrafinha tinha apelidos interessantes: “mamadeira de Fusca” e “saco de bode”.

Em 64, apareceu um sistema “moderno” do lavador de parabrisa, em que se pressurizava um tanque localizado junto ao estepe. Com uma bomba ou no posto de gasolina… este sistema foi até 1974, quando colocaram uma bomba de borracha no assoalho, como os velhos carros americanos.

O motorista tinha que bombear com o pé. De vez em quando, um tubo escapava podia encher o carro de água. O Opala e vários outros usaram este sistema.

Mais tarde, apareceram os motores para bombear a água e a vida do povo ficou bem mais fácil.

Na década de 60, a gurizada roubava os “brucutus” (na verdade, a capa cromada deles) para fazer anéis. Além de perder um acessório do carro, esta ação podia fazer cair os tubos internos e molhava o carro por dentro. Sacanagem!

Planeta Responde - Lavador de parabrisa

RC e seus anéis "brucutu"

Olha só uma foto do "Rei" Roberto incentivando a gurizada a desfalcar fuscas para ter seu anel "brucutu"!

Vamos ao Que Interessa!

Lavador de parabrisa é ou não é obrigatório? Sim e não, pois a regra estipula uma data para fazer valer a obrigatoriedade, ficando os mais antigos sem a obrigatoriedade, como vamos ver logo a seguir.

A Resolução 912 de 2022, referendou o que já era a regra existente. Em seu artigo 2º determina: 

Art. 2º Para circular em vias públicas, os veículos deverão estar dotados dos equipamentos obrigatórios relacionados a seguir, a serem constatados pela fiscalização em condições de funcionamento.

I – nos veículos automotores e ônibus elétricos:

6) lavador de parabrisa: a) em automóveis e camionetas derivadas de veículos fabricados a partir de 1º de janeiro de 1974

Ou seja, os buggies (e outros automóveis) fabricados ANTES de 1974, estão dispensados deste equipamento.

E se Quiser Instalar, Como Fazer?

A primeira coisa a ser feita, é escolher que tipo de sistema de lavador de parabrisa será instalado. Vamos precisar de um reservatório, das tubulações, do brucutu. Normalmente, nos carros modernos, o motor está instalado no próprio reservatório.

Para escolher o reservatório ideal, é bom ir com o buggy até uma loja que venda este tipo de peça e vá medindo para ver qual se adapta melhor ao espaço destinado a isso.

Depois, vamos ter que escolher como acionar este motor. Poderá ser feito com o sistema do próprio Fusca mais moderno, ou da Brasília, que tem o acionador na chave do limpador (o conjunto da seta, que fica no tubo do volante). No Mercado Livre se encontra a chave seta com a função para o esguichador. É só pesquisar por “chave seta fusca esguichador“.

Tenha cuidado que existem algumas diferenças entre diâmetro dos tubos de Brasília e Fuscas, dependendo do ano de fabricação.

Mas também pode ser feito através de uma chave no painel, que fica bom e não tem que trocar a chave de seta.

Depois, precisamos decidir onde será instalado o esguicho. Normalmente, um será suficiente, já que parabrisa de buggy é pequeno, mesmo.

Para efeito estético, é necessário encontrar o centro exato do parabrisa. Lembre-se da máxima dos carpinteiros: meça duas vezes, corte uma. No caso, meça duas (ou mais) vezes e fure uma, no lugar certo!

Uma fita crepe larga pode ajudar a fazer as marcações, sem precisar riscar nada na pintura do capô.

O Planeta Responde

É mais uma seção do site do Planeta Buggy, para tirar dúvidas dos buggistas. Desta vez, falamos um pouco sobre o lavador de parabrisa. Faltou alguma coisa ou erramos? Coloca ali embaixo nos comentários!

O Planeta tem uma página genérica sobre Perguntas Frequentes e que aborda um pouco sobre cada uma das diversas perguntas que já chegaram ao Planeta nestes mais de 20 anos de trilhas.

O Planeta também tem uma página com os itens obrigatórios em um buggy, onde também está citado o lavador de parabrisa.

O Planeta Responde pretende aprofundar um pouco mais estas – e outras – questões que aparecem no nosso universo buggista.

Veja outras postagens do Planeta Buggy Responde, clicando na imagem a seguir

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.