You are currently viewing 2022 – Extintor de Incêndio em Buggy é Obrigatório? O Planeta Responde #1
Extintor de Incêndio em Buggy

2022 – Extintor de Incêndio em Buggy é Obrigatório? O Planeta Responde #1

Extintor de Incêndio em Buggy é Obrigatório?

Todos sabemos que não há mais obrigatoriedade do uso de extintor de incêndio em buggy. Ou em qualquer carro de passeio.

Mas o que se pensava é que, tendo o extintor de incêndio em Buggy, deveriam ser seguidas as regras antigas. A resolução Contran 919, de 26 de março de 2022, tira esta e muitas outras dúvidas.

Vamos analisar.

O Que diz a Resolução Quanto à Obrigatoriedade do Extintor de Incêndio em Buggy?

No art 2º §1º está escrito “é facultativa, por opção do proprietário, a instalação do extintor de incêndio para automóveis, utilitários, camionetes e triciclos de cabine fechada”.  Logo, extintor de incêndio em buggy é facultativo, não obrigatório.

No mesmo artigo, §3º, diz que “os proprietários de veículos que optarem por instalar o extintor de incêndio devem seguir as normas dispostas nesta Resolução”.

No art 3º diz que “os extintores de incêndio devem exibir a marca de conformidade do INMETRO…”

No §2º do art. 3º diz que “os proprietários de automóveis… que optarem pela utilização do extintor de incêndio, devem utilizar… com carga de pó ABC, ressalvado o disposto no §3º”

No §3 do art. 3º diz: “os veículos… podem circular com extintor de incêndio com carga de pó ABC ou outro tipo de extintor, desde que o agente utilizado seja adequado às três classes de fogo e que sejam atendidos os requisitos de capacidade extintora mínima previstos na tabela do Anexo…”

No art 7º determina “As autoridades de trânsito ou seus agentes DEVEM fiscalizar os extintores de incêndio nos veículos EM QUE SEU USO É OBRIGATÓRIO… (grifos do Planeta). Logo, onde ele não é obrigatório, não deve ser fiscalizado. 

E, por consequência, não pode ser multado. Se acontecer, exija do agente de trânsito que seja específico no enquadramento e não apenas um “sem equipamento obrigatório” ou algo assim. Sempre recomendo que não se discuta com agentes de trânsito, apenas peça para identificar o que está sendo multado e, caso isso não aconteça, coloca ao lado da assinatura: “infração referente à extintor de incêndio”. Quando receber a infração, recorra indicando esta Resolução e o artigo 7°.

Não vou colocar o link oficial aqui, pois o Contran está sempre alterando estes links. Procura no Google por Resolução Contran 919.

Devemos Usar Extintor Extintor de Incêndio em Buggy?

Por óbvio, já que temos um veículo de plástico, facilmente consumível em um incêndio, o Planeta recomenda fortemente que se tenha um extintor de incêndio ABC adequado e ao alcance da mão.

O interessante desta Resolução, é que o agente de trânsito não deve vistoriar o extintor em veículos onde seu uso não é obrigatório. e também permite o uso de outros que não sejam o de pó químico. 

Ou seja, pode ser utilizado um de CO2, por exemplo, ou algum mais tecnológico, leve e simples de usar.

Recomendações

Tenha sempre um extintor à mão e pronto para uso. Fogo em plástico reforçado com fibra de vidro é rápido e devastador. Nossos buggies não são feitos de “fibra de vidro”, mas de plástico reforçado com ela. Ou seja, altamente inflamáveis.

Controlar um princípio de incêndio, portanto, é vital para a segurança de todos.

Mantenha a manutenção do buggy em dia, principalmente nos motores boxer que têm carburador sobre o alternador… Principalmente, verifica as linhas de combustível sempre presas com abraçadeiras metálicas e trocando sempre que apresentem qualquer sinal de fadiga do material (opacidade, quebradiço…)

Outro ponto importante é a localização da bateria. Nos antigos Fuscas, era comum a estrutura do banco causar um curto-circuito na bateria. Confere e veja se não tem nada ali que possa causar algum tipo de acidente.

Tenha uma chave geral instalada no buggy e a primeira coisa a fazer, quando de uma ocorrência dessas, é desligar o motor e, logo após, esta chave.

Apenas para Conscientizar

A galeria a seguir mostra alguns buggies que foram destruídos por incêndios. Depois de alastrar, não tem o que segure mas todo incêndio foi um princípio de incêndio e aí pode estar a diferença entre recuperar ou não seu precioso buggy.

Percebeu a importância do extintor de incêndio em buggy?

Respondendo à pergunta inicial, “extintor de incêndio em buggy é importante?” A resposta é simples: SIM!!!

Tenha o seu sempre ao alcance da mão e operacional.

E um vídeo para assustar um pouco mais…

O Planeta Buggy Responde

Nesta seção, mais perguntas e dúvidas respondidas. Clica na imagem a seguir para conhecer.

E também temos uma postagem com as perguntas frequentes no Planeta.

Este post tem 2 comentários

  1. Marlon

    Puxa, que triste, Carlão!!

    1. Beco

      Tem que chocar para o povo se ligar da importância da manutenção e da presença de um extintor no Buggy.

Deixe um comentário