Fercar Naja One Sum...
 
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Fercar Naja One Sumaya 2015

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 Beco
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@chevas coloquei os meus e eles permitem uma regulagem perfeita. Mas são bem pequenos... 


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(@chevas)
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E as fotos, cadê?  😊 

[]'s


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 Beco
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ainda tem que acertar a altura deles. mas vou tirar fotos, sim.

Este post foi modificado 5 meses atrás 2 vezes por Chevas

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Buenas.

        Buggy na oficina desde dia 16/12/21, lugar que ele não visita há quase 2 anos...revisão, troca de óleo e filtro, troca de correia, verificação da direção, suspensão, freios e...limpeza e revisão total no sistema de arrefecimento. No outro final de semana dei uma volta  ( https://planetabuggy.com.br/community/postid/758/) mas quase que não volto pra casa, o motor começou a aquecer...tinha vazado água.

         Vou aproveitar e fazer umas alterações nas mangueiras de água. Conforme foto abaixo, uma passa por cima do motor e eu nunca gostei disso...até suspendi ela pra não encostar no motor. E tem outros pontos em que as mangueiras encostam e ficam raspando, até tinha colocado proteções para o atrito não furar as mangueiras. Enfim, pedi pro mecânico dar um jeito nisso.

img_2022.jpg

Outra coisa que andei fazer é substituir um "TÊ" de ferro que tem no circuito (vide abaixo) por um de inox. Está vazando também e aposto que dali vem um pouco da ferrugem que está sujando a água de refrigeração. Vamos ver como vai ficar, dei umas ideias pra ele...Assim que estiver pronto eu mostro aqui.

img_2024.jpg

[]'s


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 Beco
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Aparece ferrugem mesmo com o líquido protetor? Mas a ideia de colocar inox é ótima.


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(@chevas)
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Buenas, feliz ano novo! 

Buggy ainda na oficina, como sempre eu não apresso o mecânico, que trabalha nele mais pro prazer, eu acho, e eu não ando muito com o buggy no verão mesmo. Enfim na semana que vem deve estar pronto. Deixei pra ele bolar as alterações nas mangueiras de água, vamos ver o que ele fez. Aproveitamos para trocar também a bomba d'água, já que vai estar acessível com a troca da correia e do fluido de arrefecimento, e é uma peça importante na refrigeração. Não tenho fotos pois não fui mais lá, mas para ter uma ideia:

refrig10

A alteração que eu pedi pra fazer é nessas mangueiras que estão marcadas: uma passa por cima do motor e outra por cima do coletor de escapamento (que é do lado direito e eu não representei neste desenho). Queria que ficasse algo como no 2° desenho, passando o "T" para o outro lado. Isso trará uma série de vantagens, como melhorar a proteção das mangueiras contra atrito e calor, além de aumentar o desnível entre o reservatório de expansão, que deve ser a parte mais alta do sistema (atualmente a parte mais alta é justamente no "T", o que dificulta um pouco a sangria e a própria circulação). Mas isso tudo dependerá de acesso e lugar para acomodar as mangueiras, claro. Não sei o que ele fez, quando terminar eu coloco aqui.

Um bom ano a todos!

[]'s


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 Beco
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Esta semana estou pensando em  ir com o Velho até o Cassino. Minha filha topou...

 


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Infelizmente estou trabalhando... Mas avise mesmo assim.

[] 's


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Bom, dei uma passada na oficina hoje. O mecânico não conseguiu colocar as mangueiras do jeito que eu queria por falta de espaço, mas pelo menos afastou do escapamento e não passa mais por cima do motor, ficando o circuito mais baixo também, o que já ajuda bastante. Para isso, mandou fazer, além do "T", mais duas junções de inox, pois não havia mangueiras tão compridas. Também disse que essa mangueira que sai do "T" seria para o ar quente do carro original, e que fizeram bem em manter e não isolar, pois assim tem mais água e resfria melhor o motor. E a água não estava tão suja como aparentava.

Entretanto (claro!), depois dos testes, ele detectou vazamentos consideráveis nos dois lados do radiador, tendo que substituí-lo. Ainda falta então trocar o radiador e alguns outros detalhes. Esta semana deve estar pronto. Depois mando fotos.

[]'s


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Buenas! Ainda na oficina, hoje eu dei uma passada lá. Ainda na luta com a engenharia de arrumar as mangueiras do melhor modo possível. Tudo é um pouco dificultado pelo radiador: esse modelo de radiador tem a entrada e saída em lados diferentes. Para facilitar a montagem, o fabricante inverteu uma das tampas de plástico para que a entrada e saída ficassem do mesmo lado, mas para isso teve que abri-lo, o que fatalmente resultou nos vazamentos precoces. O mesmo aconteceu aqui, em  2016, quando houve o mesmo problema e tive que trocar o 1º radiador por isso e também por quebra  do mesmo devido à vibração e má fixação. Agora claro, está vazando de novo, então tivemos que trocar novamente o radiador. 

Foto do radiador atual, que já foi trocado por vazamentos assim dos 2 lados:

img-2016.jpg

Vista pela lateral direita, mostrando uma das junções de inox. Ainda não está pronto.

img_2263.jpg

Vista da traseira, aparece um pouco do "T" de inox atrás do para-choque:

img_2262.jpg

De qualquer forma, ele ainda está vendo as melhores posições para as mangueiras e em alguns fios que passam por cima do motor. Quando estiver pronto eu coloco mais fotos e digo como ficou.

[]'s

Este post foi modificado 6 meses atrás 2 vezes por Chevas

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Buenas. Consegui pegar o buggy hoje. Achei que ficou legal. Não ficou muito artístico, mas sim funcional. E resolveu o problema de mangueiras passando por cima do motor e perto do escapamento. Seguem umas fotos:

Vista de cima do motor: livre, com bastante espaço entre o motor e o radiador:

img_2264.jpg

Vista da traseira pela lateral direita, onde aparece o "T" de inox. Ficou bonito...

img_2265.jpg

Vista da lateral direita, embaixo do para-lama: mangueiras bem presas e protegidas:

img_2266.jpg

Ele também colocou uma haste de fixação em cima do radiador (não apareceu bem na foto), que em conjunto com as fixações anteriores deixou ele bem preso, sem vibrações. Ah, também pedi pra colocar uns calços de borracha em baixo das molas traseiras, que tinham sobrado quando eu troquei os amortecedores e kits de suspensão do meu carro. Ficou legal também, parece que amaciou um pouco sem perder as qualidades (conforto, firmeza e sensação de segurança) que os amortecedores de Meriva proporcionam.

Quando eu voltei da oficina notei umas vibrações e barulhos, que vinham de algumas partes das mangueiras, mas já resolvi com abraçadeiras plásticas. É isso. Agora é só aguardar uma hora pra dar uma volta, depois que o calor amenizar e eu fizer uma limpeza nele. A oficina estava colocando um piso de cimento, então tem pó em todos os cantos, mesmo ele tendo passado um jato de ar.

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Deu um ar maio steam punk! Gostei do T de inox com aquele sensor ali. Acho que ficou muito bom, mas eu veria a questão de deixar os tubos com braçadeiras encostados em peças metálicas. Mesmo amarrados, vai haver algum atrito ali e pode desgastar os tubos.


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Hehe, gostei do "steam punk". Acho que as mangueiras estão bem fixadas, mas o tempo vai dizer. Vamos ver se amanhã eu dou uma volta, já que o calor deu uma trégua. E eu quero dar uma testada na nova alteração, buzina nova. Eu tinha uma caracol simples com um "fomfom" meio xôxo, e sempre falhando. Comprei uma de Fusca, o tradicional "bibi". Acho que combina mais com buggy. E ainda por cima descobri que o problema de mau funcionamento da buzina não eram terminais oxidados ou falta de terra, era mau contato no botão do volante! menos mal. Seguem fotos:

Buzina antiga:

img_2279.jpg

Buzina nova, na caixa e colocada:

img_2278.jpg

img_2280.jpg

Eu gostei. É mais alta do que a caracol, e  o som dá um ar retrô.

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eu tenho uma dessas dupla (duas buzinas). o som é bem forte! e tenho outra uga-uga, com uma chave no painel para escolher qual usar. mas a caracol, realmente é um som muito feio.


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Ô Carlão! Ainda esperando as fotos dos espelhos... 😉  

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