Classificando Buggies – Tipos de Buggies
O Planeta, neste espaço, está classificando buggies, de acordo com o tipo de carroceria e o uso. Todos estão livres para discordar, mas acreditamos que está muito perto do que realmente aconteceu e acontece no mercado de buggies brasileiro. De qualquer maneira, serve como suporte a uma conversa de bar, ou em um encontro de carros, discutindo bobagens! Melhor que falar de política, convenhamos.
Classificando Buggies pelo Tipo de Carroceria
1. Fiberglass Dune Buggy – Carroceria de Fibra de Vidro
O Planeta começa classificando os buggies pela categoria mais importante, o “Fiberglass Dune Buggy”, também conhecido, no Brasil, como “bugue” ou “Bugre”. Sim, sabemos que é a tradicional marca carioca, mas em muitos lugares, justamente por conta do sucesso da marca, é praticamente um sinônimo. O Fiberglass Dune Buggy é o tipo de buggy preferido pelo Planeta, mas não é o único, claro.
Também é importante ressaltar que a carroceria não é de fibra de vidro, mas de um tipo de polímero plástico reforçado com fibra de vidro.
O Exemplo de Fiberglass Dune Buggy mais importante é, sem dúvida, o primeiro a ser projetado e fabricado no mundo, o Meyers Manx. Os onze primeiros exemplares foram fabricados na Califórnia por Bruce Meyers, como um monobloco. Uma destas unidades, a de número 1, hoje conhecido como “Old Red” (foto abaixo), tem parte de sua história contada em mais detalhes nesta página, aqui no Planeta. O “Old Red” tem suspensão traseira de uma picape Chevrolet!
Sim, é verdade que existiam buggies antes do Meyers Manx. Mas com um design original e com a carroceria totalmente de fiberglass, foi o primeiro. Bruce não se identifica como o “criador” do Dune Buggy, mas como quem fez o primeiro Fiberglass Dune Buggy.
A fábrica do Meyers Manx, depois de enfrentar dificuldades pela concorrência desleal em todo mundo, fechou, reabrindo há alguns anos, fabricando buggies modernizados, mas ainda com o velho estilo californiano. Os kits que estavam sendo fabricados em 2020, estão mostrados na galeria abaixo. Ainda não temos certeza que serão mantidos em produção.
O Falecimento de Bruce e seu Legado
em 2021, aos 94 anos de idade, Bruce Meyers faleceu. No final de 2020, ele tinha vendido sua empresa para um investidor que deverá seguir com seu legado, inclusive com um buggy elétrico.
Mesmo que não se concretizem estas intenções, a criação de Bruce é eterna.
Conheça um pouco mais desta história, aqui no Planeta Buggy!
Fiberglass Dune Buggy no Brasil
Os dune buggies brasileiros, no início, seguiram o estilo californiano do Manx mas, em seguida, começaram a criar um estilo próprio, apesar de manter o apelo do carro ágil, simples e leve. Entre as dezenas de modelos de fiberglass dune buggy fabricados no Brasil, o Planeta destaca alguns na galeria a seguir. Nas constantes atualizações do site, o Planeta está montando uma análise um pouco mais detalhada dos modelos de buggies brasileiros mais tradicionais. Já temos o Glaspac, o Emis, o Kadron, o Bugre, o BRM e o Baby. Em breve teremos outros.
A Versatilidade da Fibra de Vidro
A relativa facilidade de se trabalhar com fibra de vidro, fez com que muitos empresários resolvessem se lançar no mercado. Nem todos com qualidade, claro, mas resultou em um imenso número de buggies em todo o mundo.
No Brasil não foi diferente. O Planeta catalogou vários buggies extintos, mas não chegou nem perto do número real. Ainda estamos fazendo a recolocação de muitos destes extintos no novo site do Planeta Buggy. Algumas empresas ficaram em poucas unidades, enquanto outras simplesmente copiavam modelos de sucesso, o que dificulta qualquer tentativa de descobrir as origens reais de alguns buggies.
Para saber mais sobre eles, clica na imagem a seguir
2. Buggy Gaiola (sand rail ou rail buggy)
Classificando buggies como gaiolas – em inglês “sandrail”. Um buggy construído com chassi de tubos que servem também de carroceria, normalmente para duas pessoas, podendo ser monoposto.
Há modelos com motorização VW ar ou água (AP), mas, na maioria das vezes, a caixa e as suspensões são do Fusca. Também existem algumas gaiolas fabricadas com a plataforma do Fusca, reforçada com estruturas tubulares, mas este tipo é raro nas montagens atuais, pela dificuldade de licenciamento e porque é mais complicado fazer uma estrutura resistente nesta configuração.
Na Página Antiga do Planeta
Quando o Planeta fez, em 2001, a primeira página “classificando buggies”, a Colella já era o exemplo que o Planeta apresentava.
A Colella ainda está operando e produzindo gaiolas de alta qualidade, como a da foto a seguir, produzida para a Marinha do Brasil, para apoio no transporte de feridos. Um buggy ambulância!
3. Fusca Baja – Baja Bug
Seguindo classificando buggies, este é o que poderia ser categorizado como um Fusca aprimorado para trilhas. O princípio básico é a colocação do conjunto de rodas e pneus de maior diâmetro, para aumentar o vão livre e permitir mais autonomia nas trilhas.
Mas isso não é possível em um Fusca, pois não há espaço nos paralamas. A solução é colocar paralamas recortados, que permitam a colocação de pneus maiores e mais largos.
O passo seguinte, é melhorar os ângulos de entrada e saída, para permitir galgar obstáculos sem quebrar nada… Daí, os recortes feitos na lataria do Fusca, na dianteira e na traseira. Como estes recortes modificam o desenho do carro, torna-se necessário adaptar novos capôs dianteiros e traseiros.
Estas coisas todas são possíveis de serem feitas diretamente na lata do Fusca, sem o uso de nenhum tipo de kit. Mas as empresas do ramo perceberam que estes kits, além de facilitarem o serviço, também deixavam o carro muito mais bonito.
Com todas estas modificações nos Fuscas, surgiu o Baja Bug, que tem este nome por ter sido desenvolvido na Baja California e por ser um Bug (Fusca para os gringos) adaptado. Por aqui é mais conhecido, na maioria das vezes, como Fusca Baja.
Um grupo interessante, no Facebook, é o do Fusca Baja Brasil. Dá uma olhada por lá!
Atualmente, se consegue licenciar um Fusca Baja?
Existe muita polêmica, nas redes sociais do Planeta Buggy sobre a possibilidade de legalizar o licenciamento de um Baja. Por isso, antes de fazer algo no Fusca, consulta um bom despachante credenciado no Detran do teu estado. Melhor prevenir que tentar remediar.
Exemplos de Fusca Baja
Alguns dos Fuscas Baja que estão ou vão estar no Planeta Buggy.
Conheça os Fusca Baja que já Estão no Planeta
Clica na imagem abaixo para conhecer. Se tens alguma informação de fabricantes ou queres mandar as fotos do teu Fusca Baja para o Planeta, coloca lá embaixo nos comentários ou no Grupo do Planeta no Facebook.
Como Fazer um Baja
A foto a seguir, mostra um detalhe da montagem do USA Baja, que está aqui no Planeta. Dá uma olhada que as soluções desta montagem podem auxiliar até mesmo na montagem ou manutenção do teu buggy “normal”.
Classificando Buggies pelo Tipo de Uso
1. Buggies de Passeio (street)
Na classificação de buggies de passeio, o Planeta reconhece que os melhores exemplos estão no grupo Sampa Buggy, mostrados na foto abaixo, em Plena Av. Paulista.
É um buggy com bom visual, sem nenhuma preparação para enfrentar caminhos difíceis. É o buggy de cidade ou da orla marítima, que não encara as dunas e trilhas. É mais confortável, podendo ter um estilo familiar ou esportivo.
Como não há expectativa de sujeira em trilhas e dunas, estes buggies apresentam um visual com pinturas polidas, cromados, rodas e pneus brilhantes. Atualmente, o Velho’73 (o buggy “oficial” do Planeta) tem um estilo street, embora não tão cuidado…
2. Buggies de Competição
Buggies, geralmente gaiolas, utilizados em auto-cross, mas também buggies “normais”, adaptados para competição. Tem motores e suspensão preparados, além de serem muito reforçados. Estes veículos têm todas as características necessárias e exigidas para competição: bancos fixos, gaiola de proteção, cintos de quatro pontos (no mínimo) e, normalmente, não andam nas ruas, dispensando os ítens obrigatórios (estepe, pára-sol, etc). Foto do buggy Cobra do Zé Maria Zoada (fabricante do Cobra), em um rally no RN e de um buggy V8 no Rally dos Sertões.
3. Buggies de Areia – Dune Buggy
É o legítimo “Dune Buggy”. Em nossa classificação de buggies, é semelhantes aos de passeio, mas com pneus adequados, filtro de ar mais protegido da areia e santoantônio “de verdade”. O motor pode ser standard e a caixa mais reduzida que o fusca normal (kombi ou as antigas do 1300). As rodas traseiras de um dune buggy, devem ser mais largas (até mais de 10″), com pneus especiais de baixa calibragem, para permitir uma melhor “flutuação” do buggy na areia. A foto a seguir, foi a escolhida para “Foto do Mês” em dezembro de 2005.
Atenção com a Manutenção
Estes veículos, assim como os de trilha, que veremos a seguir, precisam ter manutenção adequada, principalmente após os passeios (graxa na suspensão, óleo, filtros, etc). A verificação da graxa dos rolamentos, troca de óleo e demais itens de manutenção, deve ser mais o mais frequente possível. Quer saber quais os cuidados com a manutenção de buggies? Visita esta página! A suspensão de um dune buggy pode ser a mesma do fusca, que é bastante resistente.
4. Buggies de Trilha
É um veículo praticamente igual ao Dune Buggy, mas sem os pneus lisos e largos e com proteções contra galhos e mato. As rodas traseiras devem ser mais estreitas que os de areia (até 8″), com pneus adequados – normalmente os utilizados por picapes – para melhor proteção do aro, que deve ser, preferencialmente, de ferro. É importante observar que os buggies, para serem utilizados em trilhas, devem contar com protetor de cárter e caixa, protetor da suspensão dianteira e suspensão mais reforçada que o de passeio. Esta foto é da Expedição Nirvana.
Finalizando
Este texto, “classificando buggies”, não esgota o assunto. Claro que existem múltiplos usos para buggies, inclusive para cargas, publicidade, artesanais e muito mais. Mas uma coisa todo buggy divide entre si: a diversão. É um carro divertido, que não economiza sorrisos por onde passa e que tem o slogan, dado pelo “pai” dos buggies como os conhecemos, Bruce Meyers: “more smiles per mile”, algo que poderia ser traduzido como “mais sorrisos por quilômetro”, pois por onde passa, não há impassividade!
Ainda poderíamos ter, nesta nossa postagem de classificando buggies, uma parte somente com motorização, mas aí a coisa pode complicar um pouco, pois temos as mais variadas adaptações.
Este post tem 13 comentários
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O Buggy da marca toppy é um dos mais raros que já vi, eu tenho um documentado Buggy 1969 , gostaria d saber se alguém já viu, pois nas pesquisas que fiz não encontrei nenhum igual, posso mandar fotos pra vocês postarem,, a pintura é original ainda.
Conheço dois modelos da Toppy. O primeiro, que foi fabricado no Rio de Janeiro e o seguindo que foi modificado e fabricado em Pernambuco. Claro que queremos as fotos e a história do teu Toppy! Manda fotos e detalhes para beco@planetabuggy.com.br.
Mas a data da documentação não é esta, já que em 1969 tínhamos apenas a Glaspac produzindo os primeiros buggies brasileiros. A data de fabricação, naquela época, era a data do carro doador, no caso, um Fusca 1969. Aguardamos as fotos!
Possuo um Buggy da marca toppy documentado o tanque de combustível é na frente é pra 5 pessoas, a fibra não tem bagageiro é inteiro, não vi nas pesquisas que fiz nenhum igual, tem a frente paralamas igual Calhambeque, qual será o valor.
O valor de um buggy vai depender de muitas variáveis. Da raridade, da conservação, do local onde se encontra (sim, buggies sulistas não têm grande valor no NE e vice-versa) e, principalmente, se encontrar alguém que se apaixone por ele. Estou curioso para ver as fotos deste buggy!
Boa tarde! Achei legal vocês mostrarem a verdadeira história da origem dos buggys da marca look, poucas pessoas conhecem a verdadeira origem deles, e eu sou suspeito de falar pois tenho um look 1974, é meu xodó! Se possível posso mandar fotos por e-mail para vocês preencherem mais com um look de plaqueta! Está todo original, e na minha opinião é o buggy mais bonito de todos! Desde já agradeço!
Olá Luciano! Pode mandar fotos e detalhes do teu Look para o email beco@planetabuggy.com.br Um Look é um belo buggy com certeza! E muito bem feito.
Mes passado, fevereiro de 2021, Faleceu Bruce Meyers. O Planeta Buggy fez uma homenagem a ele e colocamos o link aqui nesta página. Ele foi, sem dúvida, mais que o criador de um veículo divertido, foi o criador de um estilo de vida que se espalhou pelo mundo inteiro.
Faltou o mais sensacional de todos, o jeep Panther anfíbio, um super Buggy.
Este, realmente, é fantástico. Mas não é brasileiro e nem buggy! E deve custar uma baba…
Mais uma (minúscula) atualização nesta página. Desta vez, colocando novos links para manter a página com direcionamentos corretos. Este é um dos problemas na manutenção de um site. Quando se faz uma nova página ou, no caso do Planeta, quando se transfere uma página do site antigo para o novo, é necessário que se atualize ou amplie os links nas páginas correspondentes.
Neste caso, colocamos os links para as novas “Análises do Planeta” e mais uma foto de buggy de competição. Além de pequenos ajustes de estilo…
Não temos no Brasil, mas fazem parte da história o Tunnel Buggies e os pré historicos Water Pumper Buggies.
Sobre os bajas achi interessante mencionar que os classe 11 que participam da Baja 1000.
SCORE Class 5: Unlimited Baja Bugs.
SCORE Class 5-1600: 1600cc Baja Bugs.
SCORE Class 11: Stock VW Sedans.
SCORE Lites Class 12: VW limited open-wheel single-(1776cc) or two-seaters(1835cc)
lucaseduardocesar@gmail.com
Pequena atualização ontem, 13 de maio de 2020. Sempre que alguém encontrar alguma informação errada, desatualizada ou faltando, pode fazer o comentário aqui mesmo – e em qualquer outra página . Afinal, somente seremos uma referência em buggies brasileiros, se mantivermos atualizações constantes.