inserido no site em 2002
Buggy Giant’s – RJ
Temos poucas informações sobre a fábrica do Giant’s, apenas que ficava em Duque de Caxias – RJ.
Ele tem linhas bem semelhantes às do Baby, também do Rio de Janeiro, o que nos leva a crer que exista alguma afinidade entre eles. Eventualmente, vamos descobrir um pouco mais sobre a história dele. Se sabes alguma coisa, avisa!
Estilo
Eu vejo influência do BRM M3 e do Baby nas linhas deste buggy. E também do Buggy Bird. Aliás, é neste último que as semelhanças são mais fortes, tirando o capô dianteiro, que é maior no Giant’s – talvez daí a referência ao nome. E o painel do Bird é exatamente igual ao do Baby.
Na época, os buggies eram fabricados com moldes abertos, em duas peças: a carroceria propriamente dita e o capô.
Diferente do Baby, o Giant’s fez um capô bem mais alto, resultando em um painel mais alto também, com consequente aumento do espaço interno e do espaço de bagagem. Diferente do BRM M3, que sequer tinha um capô para abrir na dianteira…
A mistura seria a carroceria básica do M3, com seus paralamas dianteiros arredondados na frente, com o pequeno “aerofólio” no paralama traseiro e com a traseira e a tampa do capô do motor “herdadas” do Baby. O painel foi refeito, com estilo próprio, um pouco mais para o M3.
E o visual ficou muito bom, parecendo um buggy maior, embora o tamanho seja praticamente o mesmo dos similares.
O Painel
Não dá pra ser muito original em termos de painel de buggy. Principalmente nos anos 80 e 90.
Mas o Giant’s tem um painel simples, com uma pegada mais anos 70, dos pioneiros. Lembra o painel do Glaspac, mas é um pouco mais elaborado, com uma depressão no centro, onde ficam os instrumentos principais e, mais importante, uma abertura de porta-luvas que pode, se o dono quiser, ser complementada com uma tampa.
Há duas versões de painel neste buggy. Uma delas tem um estranho formato inclinado nos dois lados. A outra tem um estilo mais sóbrio.
Na galeria abaixo, as duas primeiras são da versão com as linhas diagonais paralelas e a outra com um desenho mais tradicional. Na verdade, não temos certeza de quando cada versão foi utilizada, pois temos buggies no acervo com as duas opções e também em anos diferentes de fabricação.
O Chassi
A Giant’s entregava o carro pronto ou montava com a mecânica do cliente. O Planeta não encontrou registros de venda de kits.
O chassi era tubular, de fabricação própria, o que resultava em assoalho de fibra.
Os Buggy Giant’s no Planeta
Apesar de não sabermos muito sobre a fábrica, o Buggy Giant’s é um dos mais presentes no Planeta Buggy.
Nesta nova etapa do site, estamos fazendo o “transplante” de informações do site antigo para cá. Isso está demorando um pouco, mas eventualmente vamos conseguir (2021).
Buggy Giant’s do José Carlos
Um Giant’s com capota de inverno e verão. E com a abertura do capô invertida pelo proprietário, para maior segurança.
Buggy Giant’s do Felipe Pessanha
Um Giant’s 90/91, com o painel “atravessado”, o que nos deixa sem pistas de quando este painel foi usado na fabricação do buggy. Outro Giant’s com abertura do capô invertida.
Buggy Giant’s do Fonseca
Um Giant’s street, do Sampa Buggy
Buggy Giant’s do Modesto Monaco
Foi o primeiro Giant’s que chamou a atenção do Planeta para o painel com este estranho desenho.
Buggy Giant’s do Osvaldo Fernando – RJ
Mostra alguns sistemas de segurança e uma pintura detalhada, com frisos nas arestas da carroceria. Muito legal!
Buggy Giant’s do Fernando Resende
Mostra o detalhe do parachoque traseiro preso à torre dos amortecedores.
Buggy Giant’s do Murilo
Muitas fotos e pouca conversa. Um belo Giant’s para ser apreciado.
Buggy Giant’s do Juan Salvini
Um Giant’s muito bem cuidado e com bagageiro especial, que carrega o estepe, se necessário.
Buggy Giant’s da Zaida
Um Giant’s muito bem cuidado e com bagageiro especial, que carrega o estepe, se necessário.
Buggy Giant’s do Loraggio
Um dos mais belos buggies aqui no Planeta Buggy! Com detalhes perfeitos, um legítimo buggy street, que o Loraggio não é louco de colocar na areia ou em trilhas!
O “Jipe” Giant’s
Como a maioria dos fabricantes de buggies das décadas de 80 e 90 no Rio de Janeiro, a Giant’s também teve seu jipe, muito parecido com os outros…
Abaixo, o que o Planeta tem de jipe Giant’s, limitado a uma unidade, que foi comprada no Rio de Janeiro, mas mora em Santa Catarina. A Lindinha, do Werneck.
Lindinha, do Werneck – SC
A Lindinha é um Jipe fabricado pela Giant’s e que segue o mesmo estilo dos muitos jipes fabricados por empresas cariocas especializadas em buggies.
Buggies Brasileiros
O Planeta Buggy tem uma página índice de todos os buggies brasileiros que estão no acervo, além do Buggy Giant’s. É só clicar na imagem abaixo.
Estão em ordem alfabética e, como sempre, se tens algo a acrescentar, alguma informação sobre o que tem lá ou sobre o buggy Giant’s ou qualquer outro, manda ali embaixo, nos comentários, no Fórum ou no Grupo do Facebook.