Buggy Glaspac

O Buggy Glaspac é considerado pelo Planeta como o Clássico dos Clássicos”. Foi o primeiro buggy construído no Brasil e utilizou, mesmo que copiando, o design revolucionário de Bruce Meyers, que é cultuado em todo o mundo.

A Glaspac foi criada por Donald Pacey, em 1962, como uma das pioneiras na produção de artigos de fiberglass. Donald é um paulistano que viveu algum tempo na Inglaterra, onde conheceu de perto a utilização deste novo material. Nos primeiros tempos, a Glaspac fabricou peças para ônibus e caminhões da Mercedes Benz.

A história da Glaspac nos buggies, ocorreu em 1968, quando um amigo de infância de Donald, Gerry Cunningham chegou da Inglaterra com a idéia de produzir buggies sobre plataforma de fusca, que já haviam aparecido por lá, depois de um grande sucesso na Califórnia, com a criação genial de Bruce Meyers.

No entanto, o Planeta acredita que a Glaspac não tenha fabricado buggies em série, mas apenas kits. A BRM nasceu exatamente para a montagem destes kits, posteriormente fazendo seus próprios modelos. A foto a seguir mostra um destes Glaspac montado pela BRM, como modelo M1.

Um Glaspac "BRM"
Um Glaspac "BRM"

Teria a Glaspac autorização para fazer um clone do Manx?

Existem algumas informações desencontradas sobre a licença que a Glaspac teria tido para copiar o Manx, aqui no Brasil. A Enciclopédia do Automóvel (Editora Abril) fala que houve esta autorização. Contudo, o Manx Club, em contato através de email, diz que Bruce Meyers não se lembra de ter dado tal autorização. Mas foi simpático em não dizer que era um clone não autorizado!

Uma reportagem da 4Rodas fala que eles fizeram as formas a partir de um modelo em escala do Manx (veja a reportagem neste link) e que realmente não teriam obtido a autorização.

É interessante notar que eles modificaram os paralamas traseiros para cobrir as rodas maiores e fizeram pequenas alterações no capô, como aquele vinco central.

Planeta Buggy - Publicidade Glaspac
Publicidade Glaspac - primeiros buggies

Um dos primeiros anúncios da Glaspac, mostrava as sinaleiras de fusca sobre os paralamas dianteiros. opcionalmente, estas sinaleiras eram substituídas pelas do Karman Ghia (ou do jipe, mais barata), à frente dos paralamas. Quer saber mais sobre sinaleiras em buggies? O Planeta tem uma página dedicada a este assunto!

A lateral esculpida, que aparece nos anúncio abaixo, somente apareceria em 1972. Até então, a lateral acompanhava o “estilo Manx”, sendo uma peça de fibra próxima da carroceria, com grandes abas nos para-lamas e o nome Glaspac (enorme) em alto-relevo, como mostra o folder anterior. É interessante observar que o próprio Manx fez uma alteração neste sentido e, provavelmente, serviu de “inspiração” aos fabricantes do Glaspac.

Em 04/03/71, a Glaspac fazia uma publicidade no Estadão, comunicando onde estaria sendo feito o licenciamento dos buggies:

 

Buggy Glaspac - publicidade no Estadão, de 1971

Quem foi a Tander Car?

Observe que um dos anúncios mostrados a seguir, já mostra o buggy sendo fabricado pela Tander Car, com a alteração nos anúncios da Glaspac. Isso demonstra que o negócio foi fechado com todos os ativos. O primeiro folder foi enviado junto com um santoantônio comprado para o Velho’73 em meados da década de 70, enquanto o segundo foi encontrado na web e já mostra os nomes da nova empresa. 

A Tander Car também tentou a fabricação de uma picape baseada no buggy, mas não encontrou muito sucesso. De qualquer maneira, como a grande maioria dos Glaspac foram fabricados pela… Glaspac. Por isso, o Planeta não coloca a Tander Car como uma fabricante independente.

Enquanto isso, a Glaspac entrou em mais algumas idéias no ramo automobilístico, com a construção de uma réplica do AC Cobra, considerada uma das melhores feitas no mundo e até um Ford Thunderbird! Mas isto não é assunto para o Planeta…

A seguir, uma série de publicidades de época, com a Glaspac e com a empresa que a substituiu por alguns anos, a Tander Car. A segunda, inclusive, foi uma reciclada pelo pessoal da Tander, mais tarde, fazendo uma com ajuste no nome.

No antigo site do Planeta, tem vários Glaspac, inclusive o “Velho’73”. Confere por lá!

Conheça os Glaspac que já estão na Garagem do Planeta

  1. Glaspac do Júnior Cazzaro – Um exemplar praticamente original! (por enquanto, é o único, mas outros virão!)
  2. Glaspac do Marcelo Thiele – Alterado, mas muito bem feito. E com um motorzão!
  3. Glaspac do Buggyman – O Velho’73, finalmente na Garagem do Planeta.