Tempos Difíceis Para o Planeta Terra
Estando neste espaço desde 1999, finalzinho do século passado, o Planeta Buggy nunca envolveu-se em nenhuma discussão política, seja ela partidária ou não.
Continuo pensando assim, para preservar este espaço entre amigos que tenham posicionamentos políticos diferentes, pois sou um liberal e pretendo continuar assim.
Mas os tempos que se apresentam para um futuro próximo – e talvez mais duradouro do que gostaríamos – nos fazem perceber que somos parte de um mundo globalizado. Para o bem e para o mal. O Planeta está doente.
Meus pensamentos, neste momento, voltam-se para os que sofrem e sofrerão diretamente com esta guerra estúpida. Os Ucranianos e, acreditem, os Russos.
O restante do mundo sofrerá em graus diferentes. Países do Terceiro Mundo, como nós, que somos dependentes do mercado externo para compra e para venda de produtos básicos e somos pobres na industrialização e extremamente dependentes no desenvolvimento tecnológico.
SE conseguirmos comprar os fertilizantes russos, é bem possível que enfrentaremos um boicote internacional da nossa soja, da nossa carne e tantos outros produtos.
Não sei quem ganhará esta guerra, mas já sei quem perderá: O mundo todo. Menos, é claro, os poderosos. Estes seguirão a vida com grana nem sempre ganha com trabalho de verdade.
Comentários?
Se quiser deixar teu comentário, este é um espaço aberto e democrático, mas vamos combinar em não citar nomes de políticos nem de partidos políticos.
Confesso que estou impactado pela desnecessária e cruel guerra que se estabeleceu em uma região tão distante.
Apesar de ateu, elevo meus pensamentos e anseios para que o sofrimento acabe logo, que haja uma pequena luz de humanidade nos que promovem esta guerra.
Nossa vida é breve e daqui nada levamos. O que faz uma pessoa agir desta maneira, ser cruel ao ponto de matar praticamente irmãos, vizinhos? E, por favor, ataque defensivo não existe.
Dizem que tempos difíceis constroem homens fortes. Pode ser, mas sobre cadáveres de inocentes, não é uma coisa a ser celebrada. Tempos difíceis, sem dúvida.
Em 2023
Viramos mais um ano e a guerra continua firme. Impressionante a garra do povo ucraniano, que repeliu o ataque de uma potência como a Rússia.
As perdas, para ambos os povos, são irreparáveis. Mesmo que tudo se resolva em breve, o que não acontecerá, vai levar muito mais tempo na recuperação que na guerra estúpida propriamente dita. Os tempos difíceis continuarão.
Contudo, fico muito triste em ver pessoas tentando justificar a guerra ou pior, colocando a culpa no agredido. Sim, não é uma guerra simples de ser entendida, mas culpar o povo que teve seu território invadido é demais para minha cabeça.
Alguns se dizem neutros neste conflito. Ok, aceito neutralidade, mas não aceito que esta neutralidade seja apoiada por uma “necessidade” de manter o comércio com a Rússia ou até com a China. Podemos, sim, condenar ações erradas e manter uma neutralidade comercial e até diplomática.
Infelizmente, o Brasil não tem dado sinais de neutralidade ao restante do mundo. Há uma clara tendência de apoiar, mesmo que não abertamente, o governo russo. Espero que nossa diplomacia seja mais diplomática nos tempos difíceis que virão.
Tempos Difíceis Continuarão
Os reflexos da distante guerra já se fazem sentir por aqui. Combustível mais caro e, na esteira disso, tudo ficará mais caro.
O inevitável não pode ser alterado pelo povo. O que podemos fazer é seguir nossa vida, tentando sobreviver e, se der, auxiliar os que estão em condições bem piores.
O Planeta sugere aos clubes de buggies que façam ações para arrecadação de alimentos e produtos de higiene para nosso próprio povo. Para hospitais, escolas e entidades que façam este tipo de serviço.
Na tua cidade tem alguma entidade que faça comida para dar aos pobres? Participem dela!
Façam eventos que unam o prazer de mostrar seus carros e buggies, com a conversa entre parceiros e a ajuda a quem precisa.
Este século está sendo um desafio para a humanidade. E só quem pode vencer este desafio é o povo.
Quem fizer – ou fez – ações deste tipo, manda para cá com fotos e detalhes, para incentivar outros a fazerem a mesma coisa.