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Suspensão de Buggy Tradicional – Fusca

Suspensão de Buggy

O Planeta Buggy mostra um pouco do que se sabe sobre suspensão de buggy. Basicamente, a mesma do Fusca, tanto traseira como dianteira.

Suspensão de Buggy – Dianteira

Praticamente todos os buggies já construídos no Brasil utilizam a mesma suspensão dianteira do Fusca.

Existem dois modelos, desenvolvidos ao longo dos anos, a de pino e a de pivô. A grande diferença entre elas é que a de pivô, mais moderna, tem funcionamento mais suave, enquanto a de pino é mais resistente, embora precise de manutenção (graxa) frequente.

As diferenças são muitas, a começar pela distância entre os tubos, o que impede a colocação de uma em um chassi do outro, sem trocar também o “torpedo” ou o “chapéu de Napoleão”.

Ambas precisam ser engraxadas nas quatro extremidades dos tubos. para manter as molas devidamente lubrificadas.

A de pino tem mais quatro engraxadeiras (duas de cada lado), para lubrificar os pinos.

Outra diferença é na montagem dos amortecedores, sendo que a de pino tem amortecedores com dois olhais e a de pivô tem olhal apenas na parte inferior.

Este tipo de suspensão de buggy é independente nos dois lados. Apesar da mola ser a mesma, o fato dela ficar fixa no centro, faz com que cada metade aja como um sistema de molas independente do outro. A barra estabilizador anula um pouco este efeito, mas permanece sendo independente apesar disso.

A imagem a seguir mostra esquematicamente cada um dos tipos. A de cima é a de pino (kingpin) e a de baixo é a de pivô.

A Barra Antirrolagem (ou Estabilizadora) 

Esta barra, que já causou múltiplas conversas e debates no Planeta Buggy, faz com que os dois lados da suspensão trabalhem juntos nas curvas, reduzindo a rolagem e aumentando o arraste de traseira. 

Para o Planeta, esta barra é dispensável em um veículo com peso, na dianteira, muito inferior ao carro doador.

Mas, se ficou curioso sobre o assunto, tem uma postagem no Planeta sobre isso, com a opinião do especialista Bob Sharp.

Suspensão de Buggy – Dianteira

O Planeta tem algumas postagens sobre suspensão de buggy na dianteira, principalmente para levantar ou rebaixar o carro. 

Acompanhe nos links a seguir

Catraca Para Regulagem da Altura – Sistema 1

Nesta postagem, o Planeta mostra um tutorial de como instalar uma catraca na suspensão dianteira do Buggy, para permitir levantar ou abaixar o carro.

Suspensão “Fixa” em Buggy – Sistema 2

Ao contrário da catraca, que é regulável, nesta adaptação, a suspensão dianteira em buggy é colocada na altura desejada e soldada para ficar sempre na mesma posição.

Manga de Eixo Deslocada – Sistema 3

A terceira forma de levantar a suspensão de buggy baseado no Fusca, é o uso de mangas de eixo deslocadas.

Isto é feito cortando-se a manga e soldando em nova posição, deslocada. Desta maneira, o funcionamento da suspensão não se modifica, apenas o ponto de inserção da roda é que fica deslocado, provocando o aumento (ou redução) na altura.

É possível comprar as mangas já tratadas, de fornecedores brasileiros, o que parece ser mais seguro…

O que é preciso saber é que dependendo de como o serviço é feito, ele pode deslocar as rodas para fora, além de dificultar o uso de rodas de pequeno diâmetro ou com offset positivo. Antes do serviço, portanto, avalie estes detalhes importantes.

O Planeta quer fazer uma postagem específica sobre isso, mas precisa do apoio de sempre dos aficionados. É só comentar ali embaixo ou enviar contribuições para o email beco@planetabuggy.com.br, ou no grupo do Planeta Buggy no Facebook.

Suspensão de Buggy – Traseira

Aqui começam a existir algumas diferenças em relação ao Fusca. Os buggies tradicionais, que utilizavam a plataforma do Fusca, tinham a mesma suspensão swing axle, ou eixo oscilante, com articulação apenas na caixa de mudanças.

Esta configuração faz com que as rodas pareçam fechadas quando se eleva a suspensão e abertas, quando rebaixada.

A regulagem é feita retirando-se as barras de torção e rotacionando-as para modificar a altura. A regulagem original do Fusca sempre fará um buggy, muito mais leve, ficar levantado.

A suspensão traseira do Fusca, utilizada por quase todos os buggies mais antigos, é formada pela barra de torção, que está dentro de um tubo, as torres dos amortecedores e os facões. Abaixo, uma foto dos modelos mais recentes de Fusca. Os mais antigos, têm as torres em ferro fundido.

Alterações na Suspensão Traseira

O primeiro fabricante fazer uma suspensão traseira diferente da do Fusca foi a Gurgel. No lugar da barra de torção, foi colocado um pivô que articulava uma peça similar ao “facão” do Fusca.

Junto ao eixo foi colocada uma mola helicoidal e uma tira de lona para limitar o curso da suspensão, já que na falta da barra de torção, nada sujeitava o curso.

Mas permanecia o mesmo problema de fechar as rodas quando elevada.

Esta fórmula foi seguida por outros fabricantes, como a Emis e praticamente todos os atuais.

A foto a seguir, do FerCar do Chevas, mostra a articulação do facão no chassi e a mola helicoidal utilizada. Não existe a torre do Fusca.

Redução de Kombi

Uma das adaptações para conseguir ganhar altura e compensar o uso de grandes pneus sem perder (muita) velocidade, é o uso de redutores de Kombi junto às rodas.

Estes redutores elevam a altura e, claro, fazem uma redução, dando mais torque ao carro. A desvantagem é que, por possuírem engrenagens retas, fazem muito barulho.

E, para a adaptação, é preciso inverter o conjunto de coroa e pinhão. 

A foto a seguir é da Lucy, a Kombi. Visita o blog dela!

Suspensão de Buggy
Caixa de redução da Kombi

Suspensão IRS

Alguns VW refrigerados a ar foram fabricados com uma suspensão IRS (independent rear suspension), como a Variant II, as Kombis mais recentes e alguns outros. No exterior, os Fuscas eram fabricados com esta suspensão há muito tempo.

Trata-se de uma suspensão que tem os semi-eixos com articulação na caixa e também no lado da roda, fazendo com que o conjunto roda-pneu tenha um comportamento mais neutro, sem fechar ou abrir (muito) as rodas se levantar ou abaixar a suspensão.

Para isso, há a necessidade de um braço auxiliar que mantenha a roda na posição correta.

O Planeta fez uma postagem sobre esta suspensão, em mais detalhes, inclusive com dicas para a adaptação nos que tem a dos braços oscilantes (swing axle). Dá uma olhada, clicando aqui.

Fusca Baja do Evandro

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Conheça Mais um Pouco do Que Tem no Planeta

Tem bastante coisa interessante no site do Planeta sobre mecânica. Como costumo dizer, mesmo que não queiras mexer em nada, é um bom assunto para mesa de bar ou encontros de buggies.

Clica na imagem abaixo para ver o que temos.

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Este post tem 3 comentários

  1. Adorei! As informações. Peço ajuda tenho wind jeep [bugre] 1968 carroceria 1983 da fábrica mas a suspensão dianteira as rodas mostra uma diferença de 3.5cm para o lado esquerdo. E defeito da suspensão. Pf me ajudem. Obg@
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    1. Gerald Olivierr

      Olá Gabriel, já verificou todos os componentes móveis da sua suspensão?
      Provavelmente em algum componente pode estar com desgaste, eu estava com dificuldade para achar um profissional adequado, até q eu encontrei

    2. Gerald Olivierr

      Depois de encontrar ele me disse q era problema de torção, um desgaste nas molas de intorção

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