Eu queria colocar esse assunto no artigo "Customizar o Buggy - parte I", mas como não sei colocar fotos lá, tive que abrir um novo tópico.
Estou tomando coragem pra fazer meu primeiro reparo em fibra. Os tutoriais do Youtube fazem parecer muito fácil, mas sei que são necessárias dicas. Dicas são sempre o pulo do gato. Escolhi restaurar o console central por ser uma peça removível e me parece de fácil restauro como podem ver nas fotos. Mandem suas dicas, por favor!
Este tópico foi modificado 5 anos atrás 9 vezes by Sidney
Dicas... bueno, vou dar duas que eu gostaria de saber antes de ter feito o primeiro remendo no meu buggy, lá por volta de 1975. E mais uma para começar o serviço. Vou procurar um vídeo que eu passei no facebook há algum tempo e é bem interessante.
1. Sempre use luvas, camisas de mangas compridas e uma máscara de pintor, principalmente na etapa de lixação. Cobrir os cabelos não é má ideia. O pó que sai de um lixamento te dá uma coceira infinita, que não passa nem depois do banho!
2. Não usa copos plásticos descartáveis para misturar resina e catalizador. Dá pra usar garrafas pet cortadas, que fica bom. O calor que gera a reação química, pode derreter alguma coisa.
3. Como o remendo que aparece para ser feito é em uma área plana, o melhor é cortar fora a parte quebrada, lixar em bisel pela parte de fora, colocar algum material para servir de molde pela parte externa e laminar por dentro, deixando uns dois centímetros, pelo menos, além do buraco. Eu usava papel celofane para fazer o desmoldante... funciona! Ou seja, um pedaço de madeira, plástico, alumínio, até papelão, pode ser coberto com celofane e preso no local para servir de molde. Quando for pequeno, até uma fita crepe pode servir.
Excelentes vídeos, obrigado! A dica do corte em bisel nenhum vídeo do Youtube tinha me passado.
A dica número um me preocupa porque tenho tendência a coceiras severas com qualquer tipo de material sintético, imagina com pó de fibra... e tem meu cãozinho também que pode vir a ter contato com esse pó.
imagina vidro moído... é o pó da fibra! O corte em bisel é para que a emenda fique mais apurada, senão, fica fácil de rachar. O enchimento deve ser feito com massa poliéster, na menor espessura possível. Depois de lixar, tem que limpar muito bem, tirar todo o pó e eventual gordura. Pode ser com o diluente da resina ou até com acetona, mais barato.
Eu queria colocar esse assunto no artigo "Customizar o Buggy - parte I", mas como não sei colocar fotos lá, tive que abrir um novo tópico.
Estou tomando coragem pra fazer meu primeiro reparo em fibra. Os tutoriais do Youtube fazem parecer muito fácil, mas sei que são necessárias dicas. Dicas são sempre o pulo do gato. Escolhi restaurar o console central por ser uma peça removível e me parece de fácil restauro como podem ver nas fotos. Mandem suas dicas, por favor!
Pretendo lixar toda essa peça para pintar depois. Vídeos falam em decapar mas no google a ferramenta decapadora que aparece é um descascador de fios. Como lixar essa peça?
decapar que os vídeos falam é tirar a tinta quimicamente, com removedor de tinta. Acontece que este removedor pode atingir a própria resina e estragar a peça, se não tiver muito cuidado. Ou seja, é melhor não tentar usar estas coisas. só se a peça tivesse uma camada muito grossa de tinta, valeria a pena tentar. não parece ser o caso desta.
tem que ser lixa a seco. lixa dágua não é indicado, pois vai demorar a secar a peça, pode ficar umidade dentro e depois estragar a pintura
começa com uma lixa grossa, tipo 60 e vai cuidando para não estragar a peça. lixa com bloco de borracha, à mão. Dá pra usar aquelas lixadeiras para madeira (treme-treme). Mas em peças pequenas, à mão é melhor. para fazer o bisel, dá pra usar a furadeira com o disco de lixa. Mas no resto da peça não, que vai deixar tudo desnivelado.
@buggyman dei uma pesquisada melhor utilizando suas dicas e entendi que é melhor lixar à mão do que com lixadeira, pelo tamanho reduzido da peça. Já estou providenciando o bloco de borracha e as lixas.
Pra recortar as partes danificadas e fazer o bisel não seria melhor usar uma micro retífica, visto que estão relativamente em conta?
Finalmente tomei coragem e arrumei tempo pra iniciar o restauro da peça. Com toda minha falta de experiência - é o primeiro serviço - não tenho nem CERTEZA se essa peça é de fibra de vidro, mas acho que é. Lixei praticamente toda com lixa 80 para madeira (só tinha para madeira na loja) até tirar bastante as imperfeições da pintura antiga e depois pretendo passar lixas 120 e superiores (essas encontrei para metal/plástico). Usei bloco de borracha para lixar. Também tenho que ir a algum local que faça esse tipo de serviço pra tirar a dúvida de como proceder com essas imperfeições circuladas em amarelo. São buracos profundos e não vão sair com lixamento. Talvez eu tenha que colocar alguma gota de alguma massa neles, sei lá, talvez massa plástica.
Este post foi modificado 5 anos atrás 6 vezes por Sidney
hehe, dá trabalho mas é até divertido, quando se gosta de fazer as coisas com as próprias mãos. Para tapar pequenas imperfeições, a melhor é a massa poliéster. é mais macia para lixar que a massa plástica comum. e dá um acabamento muito melhor.
Mas tem outras opções, como a cola tipo superbond, que vem em frascos maiores 493, misturada com bicarbonato de sódio. Fica um vidro de duro! olha este vídeo no Youtube: https://youtu.be/LCoIt-ydIMY
@buggyman Eu comprei uma micro retífica Dexter mas francamente não consegui ver utilidade até agora. Talvez pra cortar rebarbas, mas pra lixar não me adaptei. O bloco, ou taco, finalizando os cantinhos com as mãos foi bem mais prático.
se tua ideia é deixar uma peça bem nivelada, vale a pena usar um marcador de pintura. é um produto que se passa na peça e, ao lixar, vai mostrar onde estão as ondulações que precisam de massa de nivelamento. Na falta deste produto, uma camadinha fina de tinta spray (tipo fundo da mondial é ótima), ajuda.
Estou um pouco atrasado mas do assunto entendo bem.
1- Quanto menos poeira melhor: ao cortar ou desbastar uma peça de fibra de vidro dê preferencia ao corte com água, tipo serra mármore, de forma que a água do corte seja jogada para longe do usuário. o mesmo serve para lixar, use lixa dágua. E em área ventilada. Não faça isso em locais frequentados por crianças.
Sempre lixe a peça removendo partes soltas antes de aplicar a nova fibra.
Para lixar a massa plastica no acabamento já não tem mais o problema de coceira.
2- Sempre use luvas de borracha, de preferencia aquela verde de cano longo.
3- use mascara de proteção, tipo aquelas azuis que hj se vê muito contra o corona, ou outras com filtros de maior proteção.
4- use óculos de proteção,
5- use manga comprida e calças, e calçado fechado com meia (quando aquele pó cai nos pés é uma coceira danada, nas mãos também).
As roupas devem ser lavadas em separado e especificas para isso.
A coceira do pó de fibra será bem reduzida(ainda pode coçar um pouco) com os cuidados citados.
Em relação aos defeitos, massa plastica é indicada, massa poliéster nunca usei mas acredito que tenha a mesma função. Se voce tiver um "surformer"(tipo de lima tipo um ralador) desbaste a massa antes de secar completamente.
O acabamento fino deve ser feito com massa rápida, em camadas finas.
- A resina: use 1% de catalizador mek. Em dias muito frios pode colocar 1,5 ou 2%. Dias muito quentes, acima pode reduzir para 0,7 ou 0,8%. Ou seja, para 100ml de resina, 1ml de catalizador. você pode usar uma seringa descartável como medidor.
Se a resina começar a endurecer, limpe o pincel com tiner e prepare outra. Sobre o recipiente, a maioria das embalagens descartáveis pode ser usada, mas desaconselho os copos de plastico porque não resistem ao solvente nem a temperatura, e amassam com facilidade, podendo derramar a resina e sujar tudo.
E lembre-se: após o preparo da resina não tem volta, portanto prepare sempre em pequenas quantidades (tipo 50ml) conforme o tempo de uso e a área a ser aplicada.
E por fim, a manta ou tecido de fibra: Ao cortar com tesoura ou mesmo rasgar com a mão, vai subir uma poeirinha e sujar a mesa e o ambiente. Se for o caso forre a mesa com papel. Use luva e mascara.