Fercar Naja One Sum...
 
Compartilhar:
Notifications
Clear all

Fercar Naja One Sumaya 2015

264 Posts
8 Usuários
35 Likes
12.3 K Visualizações
Jperson
(@jperson)
Buggysta Moderator
Entrou: 5 anos atrás
Posts: 14
 

Se voce quer cobrir o terminal, ve se consegue  tubo termoretratil que passe por ele. depois é so aquecer com um isqueiro que ele fica encolhido e perfeito. Tem em lojas de componentes eletronicos.

 

 


   
Chevas reacted
ResponderCitar (Quote)
(@chevas)
Membro Moderator
Entrou: 5 anos atrás
Posts: 445
Topic starter  

Olá JPerson! Sim, isso é o ideal. Mas por enquanto coloquei fita isolante mesmo... 😀 

[]'s

PS: o teu avatar não está abrindo...


   
ResponderCitar (Quote)
(@chevas)
Membro Moderator
Entrou: 5 anos atrás
Posts: 445
Topic starter  

Bom. Com a voltinha de hoje ( http://planetabuggy.com.br/community/fotos-e-videos/meus-passeios-de-buggy-topico-transferido-do-antigo-forum/paged/7/#post-618 ) reparei que o vazamento do radiador foi bem pequeno...talvez as batidas que eu dei nos grampos da tampa lateral tenham resolvido parcialmente o problema. Menos mal...

[]'s


   
ResponderCitar (Quote)
(@chevas)
Membro Moderator
Entrou: 5 anos atrás
Posts: 445
Topic starter  

Confirmando: com o passeio de hoje, mesmo mais longo e com direito a um pouco de "pé embaixo" na estrada da Barra, o radiador não vazou! 😀  

E o buggy está andando (e freando...) muito bem. 🤩 

[]'s


   
ResponderCitar (Quote)
(@chevas)
Membro Moderator
Entrou: 5 anos atrás
Posts: 445
Topic starter  

Bom. Como eu fiquei meio desconfiado com o meu último "incidente", conforme descrito no post abaixo, resolvi mexer de novo no buggy, focando em melhorar a segurança. Ainda estou no meio das alterações, mas só vou postar quando terminadas. 😎

http://planetabuggy.com.br/community/postid/630/

[] 's

Este post foi modificado 3 anos atrás por Chevas

   
ResponderCitar (Quote)
(@chevas)
Membro Moderator
Entrou: 5 anos atrás
Posts: 445
Topic starter  

Buenas. Terminei as alterações. Resumindo, fui mais um que trocou os amortecedores de Fusca por modelos mais modernos, conforme a recomendação de muitos no fórum. Na dianteira, coloquei os traseiros de Corsa/Celta, a gás. Achei na internet a um bom preço e vieram completos com coifa, batentes, porcas, borrachas  e  "pratinhos" (estes últimos 3 itens não usei, mantive os do Fusca). Essa foi a primeira parte feita na semana passada, aí dei uma volta no final de semana. Ficou bem melhor, não sinto mais as imperfeições e buracos da pista como antes. Muito conforto. Entretanto, ainda noto algo estranho na dianteira, que apareceu depois do meu "incidente" em outubro. Talvez seja só impressão, mas ainda vou fazer mais testes com diferentes calibragens nos pneus pra ver se tem alguma influência. Isso não tira o mérito do bom resultado.

Na foto da esquerda, uma comparação entre os amortecedores novos e os antigos. A coifa dos antigos é de metal e incorporada, a dos novos é de plástico e é móvel, nessa foto está sem. Na foto da direita, os olhais inferiores dos amortecedores. Não dá pra notar muito na foto, mas no novo (o de baixo) o furo é de 10mm, enquanto que o de Fusca o furo é de 12mm. Optei por passar uma broca de 12mm para ele poder entrar no suporte da suspensão.

              

Essa foto abaixo mostra os amortecedores já colocados. À exceção dos furos, eu mesmo fiz essa parte na dianteira.

              

 

Para os traseiros, escolhi os traseiros de Meriva, também a gás. Explico: o pessoal fala muito no dianteiro de D20 para a traseira do buggy, mas acho que iriam deixar a traseira muito dura, pois foram feitos para uma carga maior, e além disso o dimensional não "casa" muito bem com as medidas originais do Fusca. Então parti para alternativos, onde alguns sugeriam os traseiros de Montana ou os de Meriva. Escolhi os de Meriva por dois motivos: apesar da Meriva ser mais pesada que a Montana, ela não foi feita para carga e sim para pessoas (conforto) e seriam usados num buggy, um carro bem mais leve. Os da Montana foram feitos para carregar até 750kg, devendo ser mais duros. E também o dimensional dos da Meriva é mais próximo das medidas dos amortecedores de Fusca.

Comparação entre os traseiros de Meriva (em baixo) e os de Fusca (em cima). Eles parecem muito maiores, mas é que eles ficam sempre abertos por serem a gás. Na verdade só são mais largos.

Essa foto abaixo mostra a comparação entre os olhais superiores dos amortecedores do Fusca (à direita) e da Meriva:

Em função dessa diferença de tamanho dos olhais superiores, tive que mandar alterar o suporte original dos amortecedores no buggy, que eram assim:

Ficando assim, já com amortecedor de Meriva montado:

Já nos olhais de baixo, foi mandado fazer uma bucha de tecnil (um tipo de nylon bem resistente), pois o furo do amortecedor é de 15mm, e o furo do suporte do amortecedor no buggy é original de Fusca, de 12mm. Pena que não tenho foto dessas buchas, mas outra hora eu tiro uma e coloco aqui.

Gostei bastante do resultado. Ficou muito estável, firme, mas ao mesmo tempo muito confortável. Não sinto mais as irregularidades da pista, com isso diminuíram também as vibrações e barulhos. Ainda vou testar mais, mas a princípio recomendo fortemente a alteração!

PS: para referências, minha suspensão dianteira é a tradicional de Fusca com catraca na altura máxima, meu chassi é tubular, usando molas helicoidais de Chevette na traseira, e meu motor é o EA111 1.4 flex da VW, mais pesado do que o boxer. Os pneus são 255/60R15 na traseira e 175/65R14 na dianteira. 

PS2: agora tenho um jogo de amortecedores de Fusca usados (comprei eles novos em 2016) em bom estado disponível para quem quiser. Preço simbólico de R$120 o jogo. 😎 

[]'s

Este post foi modificado 3 anos atrás por Chevas

   
Beco reacted
ResponderCitar (Quote)
(@chevas)
Membro Moderator
Entrou: 5 anos atrás
Posts: 445
Topic starter  

Bom. Na volta do passeio de hoje, escutei um barulho estranho e quando olhei pro painel, motor fervendo! Parei e deixei esfriar um pouco, estava vazando água pela tampa do reservatório de expansão por excesso de pressão causado pela temperatura. Dei uma olhada e felizmente era algo simples, apenas desconectou um dos fios da cebolinha do radiador.  Conectei e imediatamente o ventilador ligou. Esperei mais um pouco, liguei o motor pra fazer a água circular e tudo certo, a temperatura voltou ao normal. Preciso bolar um jeito desses fios não se desconectarem, pois estão meio esticados e com o tempo e a vibração devem ir afrouxando...

Devo fazer a próxima manutenção "de oficina" em dezembro ou janeiro, com troca de óleo e filtro, troca do fluido de arrefecimento com limpeza do sistema e uma rotineira verificação na caixa de direção e na suspensão dianteira, sempre um ponto de preocupação pra mim. Ainda sinto algo estranho na dianteira.

Falando nisso, uma pergunta: como identificar se tem molas quebradas ou faltando? Só desmontando os braços?

[]'s


   
Beco reacted
ResponderCitar (Quote)
 Beco
(@buggyman)
Reputable Member Admin
Entrou: 6 anos atrás
Posts: 203
 

acho que só desmontando, mesmo. Sobre a temperatura, meu filho tem um Sportage diesel que tem problemas sérios quanto à temperatura. Fiz várias modificações nele, inclusive com um reservatório de expansão e realocação do "cebolão" para o radiador. Mas o que acho que pode fazer toda a diferença, foi a colocação de um sensor de temperatura direto no bloco do motor. Usei um que existe para baús refrigerados e que pode acender uma luz em temperatura préprogramada. Ou até ligar uma cigarra. Assim, mesmo sem estar olhando para o painel, vais ouvir se ficar quente. Comprei aqui em Pelotas por pouco mais de cem reais. Estou pensando em colocar no bloco do motor do velho.

O que eu comprei é da Fullgauge. Aí em Rio Grande deve ser fácil de achar, pela quantidade de frigoríficos que tem. Atenção à voltagem (tem 12, 24 e 110/220v) e também ao comprimento do cabo do sensor.

Este post foi modificado 3 anos atrás 2 vezes por Beco

   
ResponderCitar (Quote)
(@chevas)
Membro Moderator
Entrou: 5 anos atrás
Posts: 445
Topic starter  

Buenas! Depois de muito tempo estamos postando novamente. Com essa droga de pandemia e as constantes interdições da praia, não dá vontade de sair. Mas também nem saio muito com o buggy no verão, muito movimento na estrada e na praia.

A novidade é que ontem tive que movimentar o buggy porque estou pintando uma parte da garagem e...não deu sinal, a bateria descarregou. Também, ele não anda desde novembro e eu virei o motor só uma vez em janeiro eu acho...

Apesar do visor indicativo de carga estar verde, mesmo assim deixei carregando umas 3 horas ontem e umas 6 horas hoje. Sem resultado, tive que trocar a bateria. A loja fez um teste na bateria e confirmou que ela já era. Mas sinceramente, pra uma bateria cujo carro rodou muito pouco e de vez em quando, até que durou bastante, essa bateria veio no buggy em 2015, e já era usada! E o buggy sempre pegou de primeira até hoje. Era uma Reifor comum, de 45A.

Coloquei uma Moura selada de 48A. São melhores dos que as Bosch. Se não me engano, a Moura é que faz as baterias ACDelco, da GM. Ele pegou de primeirae eu fui até o posto pra encher os pneus. E foi isso por hoje. Preciso dar alguma volta nele antes que acabem as minhas férias. E dar uma limpada também, está imundo de pó!

[]'s


   
ResponderCitar (Quote)
 Beco
(@buggyman)
Reputable Member Admin
Entrou: 6 anos atrás
Posts: 203
 

Durou bastante, mesmo! A Moura é uma excelente marca. Normalmente, uso as mais baratas que encontro... hehehe, duram uns dois anos e já está de bom tamanho. Eu usava marcas boas que duravam... dois anos. Baterias sem uso estragam mais fácil mesmo. Talvez usar um carregador daqueles automáticos, que só funcionam quando a bateria abaixa de determinado nível. No meu caso não daria pois é garagem de edifício e a tomada está longe (além de estar usando a energia de área comum, o que não é muito simpático com os vizinhos, apesar de ser muito pouca coisa).


   
ResponderCitar (Quote)
 Beco
(@buggyman)
Reputable Member Admin
Entrou: 6 anos atrás
Posts: 203
 

"E dar uma limpada também, está imundo de pó!"

Eu comprei uma capa de carro pequeno para cobrir quando sei que vai ficar muito tempo parado. Ajuda bastante quanto ao pó.

 

Este post foi modificado 3 anos atrás por Beco

   
Chevas reacted
ResponderCitar (Quote)
zzefinho
(@zzefinho)
Active Member
Entrou: 3 anos atrás
Posts: 8
 

E ai chevas! To de volta tb!

Buggy Emis 2012 - 2019
Buggy Marinas 2021 ...


   
ResponderCitar (Quote)
 Beco
(@buggyman)
Reputable Member Admin
Entrou: 6 anos atrás
Posts: 203
 

@zzefinho benvindo! Como não estavas cadastrado, o sistema esperou que fosse aprovado. Acho que vais ter que recolocar as fotos lá na outra postagem. Não fui eu que apaguei, foi o sistema. Precisa ser assim, pois entram dezenas de spams por dia neste fórum.


   
ResponderCitar (Quote)
(@chevas)
Membro Moderator
Entrou: 5 anos atrás
Posts: 445
Topic starter  

Buenas, voltando à ativa...semana passada dei uma limpada no buggy, está bem melhor. Esta semana vou mandar polir as rodas, era uma coisa que eu queria fazer faz tempo. Depois eu coloco fotos do antes e depois.

[]'s

Este post foi modificado 3 anos atrás por Chevas

   
ResponderCitar (Quote)
 Beco
(@buggyman)
Reputable Member Admin
Entrou: 6 anos atrás
Posts: 203
 

@chevas Quero polir as rodas do meu, mas como são das antigas, não dura muito tempo. Estou pensando em pintar e diamantar as bordas


   
ResponderCitar (Quote)
Página 14 / 18