Descobri o modelo do meu motor do limpador, é traseiro de Gol mesmo. Um dos suportes foi cortado. As perguntas são: por que o curso dele é só de 90 graus enquanto que o traseiro do carro de origem é 180? E por que ele não retorna ao ponto inicial quando desligado? Será ligação errada?
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Na instalação elétrica do motor, tem um dos fios que faz ele retornar ao ponto de origem. Ele recebe a alimentação direta da bateria e mesmo depois do comando da chave de seta ter sido desligado. Verifique se não é isso que está faltando.
@pmarques - Pois é, estou pensando seriamente em colocar esses de Corsa na frente, mas tenho outras coisas pra fazer antes, na suspensão traseira. Além do quê é fácil trocar os da frente, dá pra fazer em casa. Agora, eu não iria de Cofap. Se puder escolher, vou de Monroe.
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@torres - Sim, sei disso, vou ver essa questão mais adiante, pois terei que retirar o motor do limpador pra ver direito. Agora, com relação ao curso reduzido, algum palpite?
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E pra não dizer que não fiz nada no buggy nos últimos 45 dias, hoje completei a água do radiador... 😑
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Só passando pra não deixar minha conta morrer...Nos últimos meses nada de buggy, só saí pra encher os pneus esses dias e voltei em seguida. A praia estrá fechada, graças à burrice de alguns que insistem em fazer aglomerações e festas. Podiam liberar para passeios solitários depressivos...
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Não acho razoável o fechamento da praia. Claro que deve ser feito com cuidado, mas no inverno duvido que vá haver aglomeração ali. Em Portugal, mesmo na época mais fechada, eles admitiam os "passeios higiênicos", que são necessários para a saúde mental das pessoas. E o sol também necessário não tem como pegar em um apartamento...
Exatamente! Faz bem para a cabeça sair de vez em quando, e também pegar um sol. Fui até a barra no sábado, só pra confirmar que o acesso continua fechado. E detesto discordar, mas tem aglomeração sim. A grande maioria são jovens fazendo festas ou raves com som alto em seus carros, é o que mais se vê, seja inverno ou verão. Pelo menos ali não incomodam tanto com o barulho. Mas eles nem pra ir mais longe, ficam próximos à Iemanjá, aí não adianta, incomoda os moradores das proximidades. E é som muuuuito alto, completamente sem noção.
Mas mudando de assunto, hoje eu estava animado e como estou em férias resolvi levar o buggy na oficina de suspensão. Tem uma coisa que está me irritando há tempos:
Esta é uma vista por trás, do lado esquerdo. Acho que dá pra ver claramente que o suporte inferior da mola está inclinado para dentro e para a frente, e o superior está muito pra frente. Isso faz com que a mola fique torta e não me inspira confiança nem acho que deva estar funcionando corretamente. Não vi isso na época em que mandei fazer a alteração da suspensão ( https://planetabuggy.forumeiros.com/t5824p25-conte-a-historia-do-seu-buggy-aqui#97625 ou http://planetabuggy.com.br/community/garagem/historia-do-buggy/#post-267 - Parte III – Recebimento, reparos e melhorias) ou entortou com o tempo. Enfim, deixei lá hoje de manhã pra ele dar uma olhada e fazer um orçamento para endireitar isso. Aguardando...
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Bom, estive lá na oficina hoje. Claro que apareceram outras coisas...os dois pivôs do lado esquerdo estavam com folga, ele sugeriu trocar e eu concordei. Também mandei arrumar as presilhas de um lado da barra estabilizadora, que escorregaram e estão fora da posição correta. No mais acho que vai ficar bom, amanhã ou quinta deve estar pronto. Colocarei fotos quando pegar o buggy. Não que esteja ruim, mas espero que dê pra sentir alguma diferença pra melhor no comportamento dinâmico.
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PS: ele me ofereceu um polimento nos cromados e rodas, mas isso vou deixar para antes do verão, se eu mesmo não conseguir fazer em casa até lá...e tomara que dê pra andar na praia no verão!
hehe, claro que vai dar pra andar no verão! Mas buggies sempre terão coisas para fazer. Se não tiver nada estragado, alguma coisa para acrescentar, melhorar ou simplesmente modificar... tá no sangue!
Isso mesmo, Carlão, sempre tem o que melhorar. Eu mesmo tenho uma listinha de coisas, hehe. Bom, ontem peguei o buggy na oficina de suspensão e ele me recomendou fortemente a fazer o alinhamento, já que mexeu tanto na traseira, alinhando os suportes das molas, como na dianteira, trocando os pivôs. Ele mesmo me recomendou uma oficina e por sorte consegui um horário hoje. Deixei lá e pegarei à tarde. Mandei fazer balanceamento também, que eu nunca fiz. Mas no andar pra casa ontem e hoje na ida para a oficina de alinhamento, senti que a traseira está boa, mas a dianteira parece que voltou a "bobear" quando o piso é ondulado ou irregular. O alinhamento deve corrigir isso. Aguardando...
Sobre a praia no verão, meu receio é que essa quarentena infinita limite o acesso à praia...será que não?
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Bom, peguei o buggy na semana passada, e mandei alinhar e balancear. Ficou bom. Mas em casa olhando com mais atenção achei que o lado esquerdo ainda estava meio torto e voltei lá. Ele refez o lado esquerdo e agora está melhor. Segue abaixo a foto do antes de depois desse lado, sem considerar o primeiro serviço:
Dá pra notar bem a diferença na posição da mola.
E claro, como todo "bom" buggy apareceu outra coisa: vazamento de água. Não sei ao certo, tempos atrás vazava um pouco (gotas) em mangueiras próximo ao cavalete de distribuição de água quando o motor estava quente. Esses vazamentos aparentemente acabaram, mas agora foi mais e acho que é na tampa lateral do radiador. Bem embaixo, onde pega o suporte que segura tudo no lugar ( https://planetabuggy.forumeiros.com/t6574p50-oficina#99499 ):
Na foto já está seco, mas pingaram uns 200 mL enquanto o motor estava esfriando, fora o que provavelmente vazou andando. Acho que vaza quando o motor esquenta e a água fica com pressão. Não houve queda significativa no nível, mas eu detesto coisas vazando e tenho que resolver isso. Dei umas batidas com uma chave de fenda nos grampos que seguram a tampa por baixo, para tentar apertá-los, e na próxima vez que sair com ele vou observar. O ideal é tirar o radiador e mandar fazer testes numa oficina especializada (muito embora um serviço desses deve ser mais caro do que um radiador novo). Mas talvez só apertando os grampos com um alicate resolva. Até a próxima.
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Bom, peguei o buggy na semana passada, e mandei alinhar e balancear. Ficou bom. Mas em casa olhando com mais atenção achei que o lado esquerdo ainda estava meio torto e voltei lá. Ele refez o lado esquerdo e agora está melhor. Segue abaixo a foto do antes de depois desse lado, sem considerar o primeiro serviço:
Dá pra notar bem a diferença na posição da mola.
E claro, como todo "bom" buggy apareceu outra coisa: vazamento de água. Não sei ao certo, tempos atrás vazava um pouco (gotas) em mangueiras próximo ao cavalete de distribuição de água quando o motor estava quente. Esses vazamentos aparentemente acabaram, mas agora foi mais e acho que é na tampa lateral do radiador. Bem embaixo, onde pega o suporte que segura tudo no lugar ( https://planetabuggy.forumeiros.com/t6574p50-oficina#99499 ):
Na foto já está seco, mas pingaram uns 200 mL enquanto o motor estava esfriando, fora o que provavelmente vazou andando. Acho que vaza quando o motor esquenta e a água fica com pressão. Não houve queda significativa no nível, mas eu detesto coisas vazando e tenho que resolver isso. Dei umas batidas com uma chave de fenda nos grampos que seguram a tampa por baixo, para tentar apertá-los, e na próxima vez que sair com ele vou observar. O ideal é tirar o radiador e mandar fazer testes numa oficina especializada (muito embora um serviço desses deve ser mais caro do que um radiador novo). Mas talvez só apertando os grampos com um alicate resolva. Até a próxima.
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aqui em Pelotas tem um cara que trabalha com radiadores e não é um serviço caro. Eu fiz uma transformação grande no radiador da Sportage do meu filho, com abertura para colocar um cebolão limpeza e alguma solda. o cara é bom! Fica ali, logo após o Satte Allan, no final da Av. Bento Gonçalves. Está escondido em uma passarela estreita. Quase na beira do canal.
Valeu a dica Carlão. Se eu não conseguir resolver, talvez dê uma passada lá nas férias...
Ando meio desanimado com essa pandemia, mas ontem resolvi dar uma mexida no buggy: trocar os conectores que entram no motor da ventoinha do radiador. Não deu muito certo e ainda por cima queimei o maxi-fusível que atende o motor da ventoinha...essa semana vou comprar o fusível, colocar, e mandar num auto-elétrico pra fazer os terminais direito, com um alicate próprio. Não dá pra fazer isso de qualquer jeito, é um parte importante.
Comprei o conector abaixo, próprio do motor do ventilador, e vou mandar fazer pra ficar bem feito. O buggy veio com com 2 conectores comuns separados e presos com fita. Outra gambi que eu achei...
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Bom. Consegui o material e fui num auto-elétrico fazer os terminais. Ele não tinha o alicate próprio de crimpar terminais, mas fez com muita boa vontade e até soldou. Ficou bom. E ainda por cima nem me cobrou nada! 😀 Gente boa.
Cheguei em casa e montei tudo: coloquei os fios no lugar, coloquei novas abraçadeiras plásticas nos chicotes e prendi bem a caixa protetora da centralina, onde também fica o maxi-fusível do ventilador do radiador. Essa caixa fica onde o encosto do banco traseiro é preso, mas pelo lado do motor. Na foto abaixo dá pra ter uma idéia. Foi o Roberto, da Oficina Artes em Fibra, que fez essa caixa lá em 2015 quando o buggy chegou, assim como diversos outros melhoramentos.
E aqui, o conector novo (no motor velho, dá pra ver a diferença...):
Depois vou bolar uma capa ou outro isolamento qualquer para ele. Nem tinha necessidade de marcar a posição como eu fiz, pois o conector tem lado.
Se alguém tiver interesse em maiores informações sobre o meu buggy, veja no seguinte post:
http://planetabuggy.com.br/community/garagem/historia-do-buggy/#post-266
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