Quando garoto eu tive a oportunidade de, por várias vezes, ajudar meu tio a cuidar de seu buggy Toy, vermelho Grená, comprado em forma de kit e montado por ele mesmo com todo capricho.
As imagens daquele carrinho ficaram sempre em minha memória afetiva, tanto por gostar muito do carrinho como pela lembrança de um tio muito querido.
Anos depois, ao visitar minha tia, vi na garagem um buggy, modelo Abais bem maltratado, estava ali parado a alguns anos, a pedido de seu vizinho que não tinha onde guardar o carrinho. Depois de algumas visitas resolvi fazer uma proposta de ficar com o carrinho e para minha surpresa fechamos o negócio.
O Abais Buggy foi fabricado entre 1987 e 1995, em Aracaju, SE, pela Abais Buggy Indústria e Comércio Ltda. que utilizava mecânica e plataformas Volkswagen (Fusca encurtada ou Brasília), novas ou usadas, sobre as quais montava carrocerias de fibra de vidro de sua produção. O Abais seguia um design muito semelhante ao Toy, com faróis retangulares, herdados do Fiat 147, nas asas dos para-lamas de cantos vivos e capô com um rebaixo escalonado, simulando aberturas de refrigeração. As lanternas traseiras vinham da Kombi, montadas horizontalmente.
Abaixo pode ser vista uma publicidade da época.
Aos poucos o carrinho foi sendo arrumado, e uma primeira reforma geral foi realizada em 2005, onde retiramos a carroceria e foi feito todo um tratamento na estrutura do chassi.
Nesta mesma época, junto com alguns amigos era fundado o Buggy Clube de Sergipe, com o intuito de reunir os apaixonados por buggy do estado de Sergipe para troca de idéias e discutir um pouco mais sobre como cuidar dos carrinhos, sem esquecer dos passeios. Neste momento, o velho Abais, agora reformado começo a ser chamado pelos amigos de 01.
Neste mesmo ano conseguimos juntar uma boa turma para um passeio na praia de mangue seco.
Uma aventura interessante
Em 2003, iniciamos a segunda reforma do 01, com diversos ajustes na estrutura. Desde o nascimento do Gabriel, o 01 ficou parado por algum tempo e exigia uma reforma mais profunda. Para isso decidi fazer a desmontagem do carro em casa mesmo e fazer o lixamento completo da carroceria e reparo na fibra sem o uso de massa, antes de enviar para a pintura.
O Chassi, quase oito anos depois da primeira reforma estava praticamente intacto, graças ao preparo antes da pintura, com o uso do Anti Ruste na parte Interna do túnel e na proteção da chapa, um banho com QUIMOX e depois a pintura com Cromato de Zinco Verde da Iquine.
A carroceria foi completamente lixada a seco com o uso de massa poliéster. Lembrando que todas as rachaduras e pés de galinha que haviam na carroceria foram devidamente lixados até a fibra e feito o reparo com resina e manta, para que não fosse necessário uma quantidade exagerada de massa plastica. O reparo da fibra e preparo antes da pintura foi feito por mim em casa. Não acredito que uma oficina teria a paciência de fazer o lizamento de modo a remover 3 camadas de tinta. Foi neste momento que descobri que a cor original do buggy era o vermelho, exatamente igual à imagem da propaganda lá em cima.
A montagem foi lenta, acredito que mais de seis meses para o carrinho funcionar de novo. Ainda bem que eu tinha m assistente especial que me ajudou neste processo de montagem. Toda a segunda reforma está documentada, em detalhes lá no antigo fórum do planeta.
https://planetabuggy.forumeiros.com/t5325-segunda-reforma-do-abais
Emfim, o carrinho estava de volta as trilhas e pronto para os desafios.
Mas não podemos relaxar com a manutenção, então aproveitando o tempo livre de quarentena cumulado com uma semana de férias sem poder sair de casa, dediquei um pouco do meu tempo para cuidar do 01, onde foram executados as seguintes atividades.
* Instalação de bomba elétrica de combustível
* Troca das juntas do carburador
* Ajuste do funcionamento ( carburador e ponto)
* Reforma do painel (pintura do aro dos instrumentos)
* Troca palheta limpador
* Troca bucha varão, acoplador e retentor da tampa da caixa
* Troca pneus trazeiros
* Limpeza do túnel (remoção de areia)
* Remoção de ferrugem e tratamento da chapa do chapéu de Napoleão
* Troca rolamento da coluna de direção
* Troca da chave de seta
* Troca farol Principal - Instalado Farol LED
* Troca farol auxiliar
* Troca das lanternas de pisca dianteira
* instalação borracha tampão do túnel
* Instalação borracha acabamento do console
* Troca do kit da alavanca de marha - instalado KIT EMPI Modelo T
* Troca da bateria.
* Ajuste nos trilhos dos bancos
* Troca amortecedores trazeiro
* Revisão elétrica
Bela história! O Abais é um buggy muito estiloso e está muito bem cuidado. Esta história e as fotos vão para a Garagem do Planeta, pois aqui acabam se perdendo no meio de tanta postagem.
Parabéns pelo buggy. Até bem pouco tempo, o Velho'73 tinha um adesivo do Buggy Clube de Sergipe. Apagou-se com o tempo e tive que tirar. Vou imprimir outro!
Agora sim Carlão, @buggyman. A história está contata de forma completa. Da forma que a garagem do planeta merece.
Quanto ao adesivo, estou mandando imprimir alguns por estes dias e envio para você.
Que beleza!
Vou fazer esta post agora à tarde. Valeu a presença.
e obrigado antecipado pelo adesivo!
demorei. Vou trabalhar no post hoje à noite! hehehe, tô meio vagabundo nesta pandemia...