Em 2002, o Buggy Woody entrou para o site do PB
Buggy Woody – RJ
Fabricado pela Polyglass Indústria e Comércio de Plásticos Ltda, o Buggy Woody foi lançado em 1972, no início da “febre” dos buggies no Brasil. No final da década, a empresa passou a se chamar Woody Veículos Ltda.
Antes disso, em 1971, a empresa lançou um modelo esportivo, um buggy street, sem pretenções de andar em dunas, mas com um belo desenho e que, infelizmente, deixou de ser fabricado logo em seguida. O Planeta tem um destes modelos no Acervo Virtual, que estava como “desconhecido” no antigo site.
Na década de 80, a empresa fez algumas alterações, como o capô com abertura, para estepe e pequenas coisas e com a lanterna dianteira embutida na fibra.
As lanternas traseiras do Buggy Woody eram as redondas do Opala 1975 a 79, montada de forma invertida (a direita na esquerda e vice-versa). Ambas eram as vermelhas, pois não tinha luz de ré, que não era obrigatória na época.
Quer saber quando as lanternas de ré tornaram-se obrigatórias em todos os veículos? E sabias que os antigos não precisam ter até hoje? Dá uma olhada nos itens obrigatórios em buggies, aqui no Planeta.
Os piscas dianteiros eram de moto 125cc, apenas a lente. Os faróis, como quase todos estes estilo californiano brasileiros, eram de trator. Muitos usaram este tipo de farol, facilmente encontrado até hoje em revendas de peças de máquinas agrícolas. O bloco ótico podia ser o de Brasília, que tem a luz de posição. Os mais antigos eram sealed beam mesmo.
A lateral do Woody era como a dos primeiros Glaspac, Kadron e Bugre, uma lâmina de fibra de vidro rente à carroceria, com o nome do buggy em letras enormes e as extremidades conformadas para segurar respingos de água e lama.
O parabrisa era basculante, o que é algo muito legal!
O painel era integrado ao capô, em peça única e os instrumentos em uma bancada central quase igual à do Glaspac, mas ao invés de ser saliente, é mais para dentro.
Nos paralamas traseiros, uma elevação como um aerofólio, que dava mais corpo à parte traseira do buggy. Este estilo estava presente no BRM M3. Quem fez primeiro? Não faço ideia…
Algumas informações aqui foram retiradas do site Lexicar, um dos maiores sites de informação sobre a indústria automotiva do Brasil.
O Buggy Woody no Planeta
A seguir alguns dos Woody que fizeram a história do Planeta.
Buggy Woody do Leandro – RS
Um buggy na praia com a família. Quer coisa melhor?
Buggy Woody do Leo
O Leonardo teve muitos buggies e este Woody foi o primeiro de uma série. Apenas uma foto.
Buggy Woody do Fabrinic
Este é o que seria o modelo final do Woody, com as lanternas dianteiras embutidas e com o capô mais alto.
Buggy Woody Sport do Giovani
A Woody começou com este modelo, antes de fazer o estilo californiano que a deixou conhecida. Este Sport foi fabricado apenas em 1971.
Conheça Outros Buggies do Acervo do Planeta
O Planeta Buggy tenta mostrar todos os buggies que já foram fabricados no Brasil. Claro que esta é uma tarefa impossível, mas vamos perseguir a meta de colocar os mais conhecidos, pelo menos!
Se souber alguma coisa sobre a fabricação do Buggy Woody ou de qualquer outro buggy que esteja no nosso acervo virtual, comenta ali embaixo ou no Grupo do Planeta no Facebook.
Clica na imagem abaixo e vais acessar uma página índice com os que já estão por aqui.