No momento, você está visualizando Buggy Regata do Zé Márcio – MA
Buggy Regata do Zé Márcio - MA

Buggy Regata do Zé Márcio – MA

o Buggy Regata do Zé Márcio está no site desde 2003

Buggy Regata do Zé Márcio – MA

É Carlão! Chegou o dia.

Depois de uma série de contratempos, apresento ao pessoal do Planeta o estimado “Pingo de Ouro”. Para os mais íntimos, simplesmente, “Pingo”. Dei esse nome para o meu buggy por ser dourado e ter o estilo nordestino, com a traseira bem mais alta que a dianteira, o que o deixa no formato de uma gota.

Pois é, vamos à ficha do “Pingo”: 

Trata-se de um modelo REGATA, ano 91/92, fábrica cearense, já extinta. O desenho dele, como quase todo buggy nordestino pós-fyber, lembra muito esse marco da indústria de buggies no Brasil. 

Mas, puxando a sardinha pro “Pingo”, digo que o Regata é um buggy plus. Isso porque, além de lembrar o desenho do fyber, ele é mais alongado na traseira, o que o deixa mais espaçoso e confortável para quem vai atrás. 

Quando vou lá, fico muito confortavelmente sentado, sem precisar me encolher. E olha que tenho 1,84m e 95 kg! O espaço na parte da frente também é muito bom!

O “pingo” tem motor 1600 VW, monocarburado, mas tinindo! 

Os bancos foram reformados. Ficaram mais esportivos com o reforço das espumas e colocação dos encostos de cabeça esportivos (do Fiat Tipo 1.6). 

O cambão é o fabricado hoje pela montadora do Marina’s. É aprovado pelo DENATRAN porque dentre outras coisas, não cobre a placa.

Também não tem a articulação inferior pra evitar corrosão e a munheca é removível, o que a faz durar mais e evita roubos do possante com o uso do próprio cambão. Além do mais, deixa a “cara” do buggy mais serena e ressalta os faróis de milha.

Os adesivos REGATA que se vê nas laterais, na traseira e na dianteira, eu mandei fazer especialmente para o “Pingo”, inclusive como listas e inclinação indicando o sentido do vento. O logotipo do Regata é muito feio! Tirei e personalizei esse. Ficou legal, não?!

Detalhando as fotos: na primeira, o “Pingo” está chegando à Praia do Meio (entre as praias do Araçagy e Olho D’água) aqui em São Luís. É uma praia que desce carro e onde se vê a maioria dos buggies daqui da ilha. 

A foto mostra a lateral esquerda do “Pingo” e, sentada no banco do passageiro, minha digníssima Patroa; 

Na segunda foto, dá pra ver a traseira do buggy Regata. Perceba que as lanternas (da Kombi) são postas não tanto na extremidade, devido ao formato arredondado das bordas do buggy. Isso caracteriza o Regata e o identifica de longe; 

Na terceira, o “Pingo” está na porta de casa e dá pra ver bem a sua lateral direita. Era um Domingo, ele tinha acabado de chegar da missa em São José de Ribamar (cidade balneárea a 28Km de São Luís, onde fica a catedral do santo padroeiro do Maranhão) e estava só esperando pra descer pra praia;

Na quarta, eis a frente do dune buggy REGATA com um cambão fábrica Marina’s. A munheca, que é removível como lhe disse, adormece com segurança no porta-malas; 

Na quinta foto, final de tarde de domingo e seu amigo tinha acabado de dar um grau no possante que dormiria até o próximo final de semana;

Na sexta foto, está aí o “Pingo” fazendo o teste do CÁSTER. Passou com louvor e já está apto para as viagens!; 

Na sétima foto, tirei um close do cambão/munheca em funcionamento. Como te disse antes, Carlão, a munheca tem um braço bem maior e é presa por parafusos ao cambão. 

O tamanho maior do cano da munheca justifica-se em razão da falta da secção do cambão na parte inferior. Sem ela, o cano tem que ser maior pra dar o mínimo de inclinação; 

Finalizando, na oitava foto, estão aí duas figuras, assíduos frequentadores do fórum do planeta: na direita, esse amigo que lhe escreve, e o cabeça chata da esquerda é o nosso estimado Luizinho. Esse papo, sobre buggy, claro, foi na praia de Iracema na penúltima vez que fui a Fortaleza. Rapaz, se o Luizinho é gente boa no planeta, você não imagina pessoalmente! O cara é sangue bom! (Abração Luiz!!!)

Está aí, caro Carlos. Mais um brinquedinho pra figurar no rol do buggies brasileiros extintos do nosso site. Espero que você e todo o pessoal goste!

Quero informar que, em breve, estarei fazendo uma reforma no “Pingo”. Vou pintá-lo de branco ou vermelho Ferrari (Dona Patroa ainda está decidindo, pode?), revisar o chassis, trocar o para-brisa, que está arranhado, substituir os marcadores do painel por outros novos, comprar umas rodas gaúchas e pneus Dune Buggy 11L15, dentre outras coisas.

Assim que terminar a reforma, vou mandar as fotos de todo o processo até o produto final!

Abração,

Zé Márcio – São Luís

Comentário do Planeta

Este buggy tem um desenho bem peculiar, o que, no Buggy Regata do Zé Márcio, rendeu o apelido de “Pingo”. 

Mas o que achei bem estranho, mesmo, foi o cambão. Como ele não é articulado, parece que fica um pouco desalinhado na altura com o carro trator.

Confere o que o Planeta sabe sobre cambão, nesta página.

Conheça mais sobre o Buggy Regata no Planeta Buggy

Clica na imagem abaixo para saber um pouco mais sobre o buggy Savage e conhecer outros além do Buggy Regata do Zé Márcio.

Sabe alguma coisa interessante sobre este (ou qualquer outro) buggy? Manda para nós, ali embaixo nos comentários, no Fórum do Planeta Buggy ou no Grupo do Planeta Buggy no Facebook

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.