Os Bancos do Velho73
Na quarta reforma que o Velho Glaspac enfrentou, foram feitas várias coisas, inclusive uma melhoria/adaptação nos bancos de fiberglass, que eram originais de uma Simca Carreteira e foram comprados nos anos ’70, em Porto Alegre.
Os bancos do Velho73 sempre foram um problema, com relação ao freio de mão, pois não deixavam muito espaço. E também raspavam na lateral.
Mas, com um desenho muito mais ergométrico que a maioria dos bancos de buggy, era conveniente aproveitá-los. Assim, uma pequena “plástica” nestes velhos companheiros, teve como resultado, um melhor aproveitamento dos mesmos e um maior conforto ao dirigir.
Os bancos do Velho73 – e da maioria dos buggies – articula para a frente, para permitir a entrada no banco traseiro. Isso foi mantido.
Como Foi Feita a Reforma nos Bancos do Velho73
A sequência de fotos a seguir, mostra como foi feito o trabalho pelo Flávio. Começou cortando uma cunha na parte da frente e também cortando as laterais dos bancos do Velho73.
O cuidado para manter os dois bancos do Velho73 exatamente do mesmo tamanho e formato foi crucial para um resultado decente. Por isso, o trabalho foi feito sempre com os dois bancos, lado a lado.
Depois de cortado, tudo preso com fita crepe que, além de manter as peças no lugar, serviu para impedir a resina de atravessar o banco.
A laminação foi feita na parte de dentro do banco, com manta 250 e resina. A manta foi rasgada à mão para acomodar melhor no local.
A estrutura dos bancos do Velho73 também precisou ser refeita, para acomodar a nova largura. Os bancos têm um chassi de tubo metálico que faz toda a volta por trás, dando uma rigidez maior no conjunto.
Na última foto, o Armando colocando as novas capas.
O resultado ficou muito bom. Sou um cara com sobrepeso e, digamos, meio “largo”… e, para mim, ficou muito confortável.
O Resultado
Depois de tanto trabalho, o resultado está aí. O bordado foi feito por uma amiga e ficou muito bom.
Courvin náutico foi utilizado para fazer a cobertura dos bancos do Velho73. A vantagem é que não amarelam e não esquentam. E ainda tem gente com bancos pretos no buggy!
Um Novo Suporte nos Bancos do Velho73
Em 2022, percebi que o banco estava muito barulhento e que isso estava sendo causado pela própria estrutura inferior do banco.
Por ser preso no assoalho, a rigidez dos suportes acabava sendo um pouco barulhento.
A solução foi colocar pés de borracha dos utilizados em equipamentos industriais, com parafusos nas duas extremidades.
A primeira tentativa não deu certo e a borracha dos suportes não aguentou e rompeu-se. Então, foram usados outros, maiores, que estão no buggy até hoje.
Eles permitiram uma pequena flexibilidade no banco, melhorando inclusive o conforto.
Os dianteiros, que foram os que se romperam, foram trocados. Os traseiros aguentaram, talvez porque não se movimentem tanto.
Em breve vou procurar outros trilhos, porque estes são meio fracos, mesmo.
Legal. Os meus mandei fazer em duas cores, preto na lateral e traseira, mas no centro, bege furadinho. Melhor que preto.
[]’s