Suspensão de Buggy
O Planeta Buggy mostra um pouco do que se sabe sobre suspensão de buggy. Basicamente, a mesma do Fusca, tanto traseira como dianteira.
Suspensão de Buggy – Dianteira
Praticamente todos os buggies já construídos no Brasil utilizam a mesma suspensão dianteira do Fusca.
Existem dois modelos, desenvolvidos ao longo dos anos, a de pino e a de pivô. A grande diferença entre elas é que a de pivô, mais moderna, tem funcionamento mais suave, enquanto a de pino é mais resistente, embora precise de manutenção (graxa) frequente.
As diferenças são muitas, a começar pela distância entre os tubos, o que impede a colocação de uma em um chassi do outro, sem trocar também o “torpedo” ou o “chapéu de Napoleão”.
Ambas precisam ser engraxadas nas quatro extremidades dos tubos. para manter as molas devidamente lubrificadas.
A de pino tem mais quatro engraxadeiras (duas de cada lado), para lubrificar os pinos.
Outra diferença é na montagem dos amortecedores, sendo que a de pino tem amortecedores com dois olhais e a de pivô tem olhal apenas na parte inferior.
Este tipo de suspensão de buggy é independente nos dois lados. Apesar da mola ser a mesma, o fato dela ficar fixa no centro, faz com que cada metade aja como um sistema de molas independente do outro. A barra estabilizador anula um pouco este efeito, mas permanece sendo independente apesar disso.
A imagem a seguir mostra esquematicamente cada um dos tipos. A de cima é a de pino (kingpin) e a de baixo é a de pivô.
A Barra Antirrolagem (ou Estabilizadora)
Esta barra, que já causou múltiplas conversas e debates no Planeta Buggy, faz com que os dois lados da suspensão trabalhem juntos nas curvas, reduzindo a rolagem e aumentando o arraste de traseira.
Para o Planeta, esta barra é dispensável em um veículo com peso, na dianteira, muito inferior ao carro doador.
Mas, se ficou curioso sobre o assunto, tem uma postagem no Planeta sobre isso, com a opinião do especialista Bob Sharp.
Suspensão de Buggy – Dianteira
O Planeta tem algumas postagens sobre suspensão de buggy na dianteira, principalmente para levantar ou rebaixar o carro.
Acompanhe nos links a seguir
Catraca Para Regulagem da Altura – Sistema 1
Nesta postagem, o Planeta mostra um tutorial de como instalar uma catraca na suspensão dianteira do Buggy, para permitir levantar ou abaixar o carro.
Suspensão “Fixa” em Buggy – Sistema 2
Ao contrário da catraca, que é regulável, nesta adaptação, a suspensão dianteira em buggy é colocada na altura desejada e soldada para ficar sempre na mesma posição.
Manga de Eixo Deslocada – Sistema 3
A terceira forma de levantar a suspensão de buggy baseado no Fusca, é o uso de mangas de eixo deslocadas.
Isto é feito cortando-se a manga e soldando em nova posição, deslocada. Desta maneira, o funcionamento da suspensão não se modifica, apenas o ponto de inserção da roda é que fica deslocado, provocando o aumento (ou redução) na altura.
É possível comprar as mangas já tratadas, de fornecedores brasileiros, o que parece ser mais seguro…
O que é preciso saber é que dependendo de como o serviço é feito, ele pode deslocar as rodas para fora, além de dificultar o uso de rodas de pequeno diâmetro ou com offset positivo. Antes do serviço, portanto, avalie estes detalhes importantes.
O Planeta quer fazer uma postagem específica sobre isso, mas precisa do apoio de sempre dos aficionados. É só comentar ali embaixo ou enviar contribuições para o email beco@planetabuggy.com.br, ou no grupo do Planeta Buggy no Facebook.
Suspensão de Buggy – Traseira
Aqui começam a existir algumas diferenças em relação ao Fusca. Os buggies tradicionais, que utilizavam a plataforma do Fusca, tinham a mesma suspensão swing axle, ou eixo oscilante, com articulação apenas na caixa de mudanças.
Esta configuração faz com que as rodas pareçam fechadas quando se eleva a suspensão e abertas, quando rebaixada.
A regulagem é feita retirando-se as barras de torção e rotacionando-as para modificar a altura. A regulagem original do Fusca sempre fará um buggy, muito mais leve, ficar levantado.
A suspensão traseira do Fusca, utilizada por quase todos os buggies mais antigos, é formada pela barra de torção, que está dentro de um tubo, as torres dos amortecedores e os facões. Abaixo, uma foto dos modelos mais recentes de Fusca. Os mais antigos, têm as torres em ferro fundido.
Alterações na Suspensão Traseira
O primeiro fabricante fazer uma suspensão traseira diferente da do Fusca foi a Gurgel. No lugar da barra de torção, foi colocado um pivô que articulava uma peça similar ao “facão” do Fusca.
Junto ao eixo foi colocada uma mola helicoidal e uma tira de lona para limitar o curso da suspensão, já que na falta da barra de torção, nada sujeitava o curso.
Mas permanecia o mesmo problema de fechar as rodas quando elevada.
Esta fórmula foi seguida por outros fabricantes, como a Emis e praticamente todos os atuais.
A foto a seguir, do FerCar do Chevas, mostra a articulação do facão no chassi e a mola helicoidal utilizada. Não existe a torre do Fusca.
Redução de Kombi
Uma das adaptações para conseguir ganhar altura e compensar o uso de grandes pneus sem perder (muita) velocidade, é o uso de redutores de Kombi junto às rodas.
Estes redutores elevam a altura e, claro, fazem uma redução, dando mais torque ao carro. A desvantagem é que, por possuírem engrenagens retas, fazem muito barulho.
E, para a adaptação, é preciso inverter o conjunto de coroa e pinhão.
A foto a seguir é da Lucy, a Kombi. Visita o blog dela!
Suspensão IRS
Alguns VW refrigerados a ar foram fabricados com uma suspensão IRS (independent rear suspension), como a Variant II, as Kombis mais recentes e alguns outros. No exterior, os Fuscas eram fabricados com esta suspensão há muito tempo.
Trata-se de uma suspensão que tem os semi-eixos com articulação na caixa e também no lado da roda, fazendo com que o conjunto roda-pneu tenha um comportamento mais neutro, sem fechar ou abrir (muito) as rodas se levantar ou abaixar a suspensão.
Para isso, há a necessidade de um braço auxiliar que mantenha a roda na posição correta.
O Planeta fez uma postagem sobre esta suspensão, em mais detalhes, inclusive com dicas para a adaptação nos que tem a dos braços oscilantes (swing axle). Dá uma olhada, clicando aqui.
Faltou Algo?
Claro que faltou muita coisa. Apoia o Planeta mandando tua contribuição com fotos e detalhes da suspensão do teu buggy!
Ali nos comentários abaixo, no grupo do Planeta no Facebook ou pelo email beco@planetabuggy.com.br.
Adorei! As informações. Peço ajuda tenho wind jeep [bugre] 1968 carroceria 1983 da fábrica mas a suspensão dianteira as rodas mostra uma diferença de 3.5cm para o lado esquerdo. E defeito da suspensão. Pf me ajudem. Obg@
5
Olá Gabriel, já verificou todos os componentes móveis da sua suspensão?
Provavelmente em algum componente pode estar com desgaste, eu estava com dificuldade para achar um profissional adequado, até q eu encontrei
Depois de encontrar ele me disse q era problema de torção, um desgaste nas molas de intorção