O Pisca Traseiro Precisa ser Amarelo?
Estamos acostumados a ver os piscas traseiros na cor âmbar (amarela, mas a Resolução fala em âmbar). Muitos acreditam que o pisca traseiro precisa ser amarelo.
O que diz a Resolução CONTRAN nº 912, de 28 de março de 2022, em seu artigo 2º, parágrafo 1, item 12:
lanternas indicadoras de direção: dianteiras de cor âmbar e traseiras de cor âmbar ou vermelha.
Isso se dá porque alguns fabricantes de carros tem o pisca na mesma lâmpada do freio o que faz com que a cor vermelha seja utilizada.
Há duas situações, neste caso. Em uma delas, a lâmpada é de dois polos e liga junto com a lâmpada de posição, que também é vermelha.
A outra situação é a mais usada nos carros gringos, onde a lâmpada é de um polo e é a mesma do freio. Ou seja, quando o veículo está freando e acionando o pisca, esta lâmpada irá piscar, enquanto a do outro lado permanece ligada.
Por Que os Buggies Têm os Piscas Traseiros Amarelos
Não é regra rígida, claro, mas a maioria dos buggies brasileiros têm os piscas traseiros na cor âmbar.
O carro doador original dos buggies brasileiros é o Fusca, cuja instalação elétrica mantém piscas e freios em lâmpadas separadas. E, claro, na cor âmbar.
A Opinião do Planeta Buggy
A pergunta sobre se o pisca traseiro precisa ser amarelo já foi respondida.
Mas, qual seria a melhor opção? O Planeta acredita que a melhor, mais segura e viável, para os buggies brasileiros, é a lanterna indicadora de direção na cor âmbar.
É mais visível em uma situação de neblina, por exemplo. Não confunde quem vem atrás, como pode acontecer se a luz for vermelha como as luzes de posição e do freio.
O Planeta tem uma postagem sobre lanternas traseiras em buggies.
Exemplos de lanternas traseiras em buggies
Na galeria a seguir, alguns exemplos das lanternas traseiras mais utilizadas.
As três primeiras são totalmente vermelhas. Não dá pra saber se a luz do freio está junto com o pisca, mas pode ser ou não.
As duas seguintes, mostram o esquema tradicional, com o pisca na cor âmbar e a última mostra as lentes totalmente brancas e, provavelmente, as lâmpadas com as cores definidas pela regra.
Uma antiga publicidade de lâmpadas dizia que quem precisava ser amarela era a luz e não a lâmpada. Eles fabricavam uma lâmpada clara, que emitia luz amarela, para não ficar uma sombra nas lanternas claras. Acho que foi a Fiat que fez a primeira lanterna branca e com a lâmpada de luz amarela.
No site da Osram, tem muita informação sobre iluminação em veículos. Vale a visita!
Como fica no Cambão?
É interessante notar que, quando rebocamos com um veículo que tenha a luz de freio junto com a luz do pisca, ambas piscam no buggy, mesmo que estejam separadas.
Acontece também quando o freio é acionado, a luz do pisca liga junto. Se forem as duas vermelhas, ninguém vai notar nada.
Não é um problema real, pois o que importa é que esteja devidamente sinalizado, mas é estranho, quando a luz do pisca é amarela.
Espero que algum agente de trânsito não ache ilegal ter luz de freio amarela…
O Planeta Responde
O Planeta Buggy tem uma série de postagens com respostas a várias dúvidas. Dá uma olhada por lá, clicando na imagem a seguir.
Se tens alguma dúvida sobre buggies, manda para a gente pelo email beco@planetabuggy.com.br ou no grupo do Planeta no Facebook.
Se o Planeta souber, fará uma nova postagem sobre o assunto.
Eu já sabia, e escolhi as minhas todas vermelhas por estética mesmo. Mas concordo que as de cor âmbar são mais visíveis.
[] ‘s
A maioria dos buggistas sabe, mesmo. Na década de 70, cheguei a considerar colocar lanternas de Opala (as redondas) no Velho’73, mas não ficavam perfeitamente alinhadas e desisti. Não existiam estas bonitonas de hoje!
Depois do teu comentário, percebi que faltava falar sobre o efeito desta sinalização, quando rebocado com cambão por um carro que tenha a luz de freio junto com o pisca. Será que pode ser multado por ligar uma luz amarela no freio?
Pois o Chevas alertou, no grupo do Planeta no FB, que os carros atuais tem a luz do freio na mesma lâmpada mas com são lâmpadas de dois polos. Mas os carros americanos ainda tem lâmpada única. E alguns mais antigos brasileiros também, como Opala, Corcel e outros.
Quando coloquei a imitação do New Beetle no Velho’73, procurei uma que fosse toda vermelha, mas não encontrei…