No momento, você está visualizando O Pisca Traseiro Precisa ser Amarelo? O Planeta Responde #4
Pisca Traseiro Precisa ser Amarelo? O Planeta Responde

O Pisca Traseiro Precisa ser Amarelo? O Planeta Responde #4

O Pisca Traseiro Precisa ser Amarelo?

Estamos acostumados a ver os piscas traseiros na cor âmbar (amarela, mas a Resolução fala em âmbar). Muitos acreditam que o pisca traseiro precisa ser amarelo.

O que diz a Resolução CONTRAN nº 912, de 28 de março de 2022, em seu artigo 2º, parágrafo 1, item 12:

lanternas indicadoras de direção: dianteiras de cor âmbar e traseiras de cor âmbar ou vermelha.

Isso se dá porque alguns fabricantes de carros tem o pisca na mesma lâmpada do freio o que faz com que a cor vermelha seja utilizada.

Há duas situações, neste caso. Em uma delas, a lâmpada é de dois polos e liga junto com a lâmpada de posição, que também é vermelha.

A outra situação é a mais usada nos carros gringos, onde a lâmpada é de um polo e é a mesma do freio. Ou seja, quando o veículo está freando e acionando o pisca, esta lâmpada irá piscar, enquanto a do outro lado permanece ligada.

Por Que os Buggies Têm os Piscas Traseiros Amarelos

Não é regra rígida, claro, mas a maioria dos buggies brasileiros têm os piscas traseiros na cor âmbar. 

O carro doador original dos buggies brasileiros é o Fusca, cuja instalação elétrica mantém piscas e freios em lâmpadas separadas. E, claro, na cor âmbar.

A Opinião do Planeta Buggy

A pergunta sobre se o pisca traseiro precisa ser amarelo já foi respondida.

Mas, qual seria a melhor opção? O Planeta acredita que a melhor, mais segura e viável, para os buggies brasileiros, é a lanterna indicadora de direção na cor âmbar.

É mais visível em uma situação de neblina, por exemplo. Não confunde quem vem atrás, como pode acontecer se a luz for vermelha como as luzes de posição e do freio.

O Planeta tem uma postagem sobre lanternas traseiras em buggies

Exemplos de lanternas traseiras em buggies

Na galeria a seguir, alguns exemplos das lanternas traseiras mais utilizadas.

As três primeiras são totalmente vermelhas. Não dá pra saber se a luz do freio está junto com o pisca, mas pode ser ou não.

As duas seguintes, mostram o esquema tradicional, com o pisca na cor âmbar e a última mostra as lentes totalmente brancas  e, provavelmente, as lâmpadas com as cores definidas pela regra.

Uma antiga publicidade de lâmpadas dizia que quem precisava ser amarela era a luz e não a lâmpada. Eles fabricavam uma lâmpada clara, que emitia luz amarela, para não ficar uma sombra nas lanternas claras. Acho que foi a Fiat que fez a primeira lanterna branca e com a lâmpada de luz amarela. 

No site da Osram, tem muita informação sobre iluminação em veículos. Vale a visita!

Como fica no Cambão?

É interessante notar que, quando rebocamos com um veículo que tenha a luz de freio junto com a luz do pisca, ambas piscam no buggy, mesmo que estejam separadas.

Acontece também quando o freio é acionado, a luz do pisca liga junto. Se forem as duas vermelhas, ninguém vai notar nada.

Não é um problema real, pois o que importa é que esteja devidamente sinalizado, mas é estranho, quando a luz do pisca é amarela.

Espero que algum agente de trânsito não ache ilegal ter luz de freio amarela…

O Planeta Responde

O Planeta Buggy tem uma série de postagens com respostas a várias dúvidas. Dá uma olhada por lá, clicando na imagem a seguir. 

Se tens alguma dúvida sobre buggies, manda para a gente pelo email beco@planetabuggy.com.br ou no grupo do Planeta no Facebook.

Se o Planeta souber, fará uma nova postagem sobre o assunto.

As Atualizações do PB

A seguir, os links para as atualizações mais recentes do Planeta Buggy. Ou clica em “novidades” no menu superior, para ver todas as publicações em ordem cronológica.

Visita as redes sociais do Planeta. Grupo e Página no Facebook

Este post tem 3 comentários

  1. Chevas

    Eu já sabia, e escolhi as minhas todas vermelhas por estética mesmo. Mas concordo que as de cor âmbar são mais visíveis.
    [] ‘s

    1. Beco

      A maioria dos buggistas sabe, mesmo. Na década de 70, cheguei a considerar colocar lanternas de Opala (as redondas) no Velho’73, mas não ficavam perfeitamente alinhadas e desisti. Não existiam estas bonitonas de hoje!
      Depois do teu comentário, percebi que faltava falar sobre o efeito desta sinalização, quando rebocado com cambão por um carro que tenha a luz de freio junto com o pisca. Será que pode ser multado por ligar uma luz amarela no freio?

      1. Beco

        Pois o Chevas alertou, no grupo do Planeta no FB, que os carros atuais tem a luz do freio na mesma lâmpada mas com são lâmpadas de dois polos. Mas os carros americanos ainda tem lâmpada única. E alguns mais antigos brasileiros também, como Opala, Corcel e outros.
        Quando coloquei a imitação do New Beetle no Velho’73, procurei uma que fosse toda vermelha, mas não encontrei…

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.