Novidades no Planeta
Como era a página "Novidades no Planeta", até 2012.

Novidades no Planeta

Como era a página de Novidades no Planeta, até 2012

Durante muito tempo, o Planeta tinha uma página de “novidades”. Foi quando o site começou a ficar meio grande e caótico… Na primeira tentativa de fazer algo que os visitantes pudessem acompanhar as atualizações do site, montamos uma página com miniaturas da foto principal daquela página e colocamos em uma página, que ainda está lá no site antigo. Funcionou de 2007 até 2012.

Mas imagina o trabalho. A cada página elaborada, tinha que ter, da mesma imagem, uma versão pequena, outra versão maior e a miniatura para colocar nesta página Isso se explica pela capacidade da internet naquela época. Fotos grandes eram pesadas e inviabilizavam a página. Tudo feito em uma máquina leeeeenta.

Só se o visitante quisesse ver a foto em mais detalhes, ele clicaria nela. Funcionava, mas era, de verdade, muito trabalhoso.

Novidades no Planeta
Como era a página "Novidades no Planeta", até 2012.

E as Novidades no Planeta, a partir de 2013

O Planeta mudou de cara em 2013, com a utilização de templates mais interessantes e com o auxílio de um programa específico, o DreamWeaver.

Era uma fase com um fundo escuro, que pretendia ser mais legível. Mas não era adequado para os novos tempos, quando o pessoal acessa mais com celulares.

Também pegou uma época que o Planeta ficou com atualizações muito espaçadas, pois o tempo do webmaster ficou curto e este estilo de site demanda muito tempo na preparação das fotos, na formatação e tudo mais. Uma página simples chegava a demorar duas a três horas para ser preparada.

Nesta época, já dava para ter fotos maiores na página de novidades, então menos trabalho. Mas ainda era complicado demais, já que a página, depois de montada, era praticamente fixa. Ok, já existia a possibilidade de usar templates e alterar todas ao mesmo tempo. Mas não era para o webmaster que não é um webmaster…

Neste link, vais conhecer a página das novidades de então.

Novidades no Planeta - 2013
Novidades no Planeta, a página de 2013

Como é hoje

Na plataforma WordPress, tudo ficou bem mais fácil. Agora, o acesso pelos celulares está facilitado e as atualizações aparecem automaticamente, na página de entrada do site. O site é, como dizem os especialistas, responsivo, ou seja, sabe se é um celular, um tablet ou um computador e entrega o formato mais adequado.

Funciona como um blog. Na página de abertura, aparece um resumo e uma foto sobre o post. Se é interessante, é só clicar em cima da foto ou no link “Continuar lendo”, que vai para aquela página específica.

Ao contrário de como era feito no passado, apenas uma foto é colocada no host. Ao montar a página, é definido o tamanho que ela aparecerá nas galerias e, ao clicar sobre ela, vai aparecer a versão maior. Bem mais fácil… Além disso, a velocidade da internet permite fotos de maior tamanho. Nãs páginas antigas, o tamanho não passava de 640px na largura e uma qualidade sempre reduzida, para não demorar no carregamento.

Se fores visitar a página antiga do Planeta, vais saber do que estamos falando.

Como estão sendo feitas as atualizações

Nesta fase do Planeta, ficou muito mais fácil fazer as atualizações, mas também temos poucas visitas, já que o tempo parado deixou-nos no esquecimento. A intenção é fazer atualizações semanais. Por isso, vá na página de abertura do Planeta esporadicamente.

Difícil, mesmo, está sendo encontrar matérias interessantes para colocar na página. Não tem como criar coisas novas toda semana, que sejam do interesse dos visitantes do site.

Uma das coisas que o Planeta espera, é a entrega de sugestões, fotos ou matérias prontas para colocar no site e manter a coisa interessante. Não é tarefa simples, mas seguimos tentando. Até a próxima era de paralização… hehe

 

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Chevas

E o captcha, vai voltar?