Trocando a Coifa da Caixa de Marchas do Fusca
Este tutorial foi enviado em 2002 pelo Vinícius (desculpem, mas não faço ideia de qual dos muitos Vinícius que apoiaram o Planeta…).
São dicas muito interessantes que valerão também se o serviço não for feito por você. Acompanhar e ver se está sendo bem feito é importante!
Cuida desta coifa, pois estar rasgada pode causar danos à caixa e ao rolamento da roda traseira, que é lubrificado pelo mesmo óleo da caixa.
Trocando a Coifa da Caixa
Tutorial por Vinícius
Olá, bugueiros de plantão! hoje, dia 7 de janeiro de 2002, obtive tanta satisfação!
Primeiro, acordei cedo e fui trocar as coifas da caixa de marcha, eu não estava achando uma posição correta para trabalhar e também lembrei que o Carlos disse para não levantar o carro senão o eixo cai sobre o garfo de sustentação.
Caso de dúvida, procurei meu mecânico amigo e ele disse o seguinte: levante o buggy, mas levante pelo amortecedor. Tirei o pneu e tive outro problema ao tirar as coifas antigas: a coifa nova não fechava completamente, apertei muito, mas nada de fechar.
Então, parei e observei, porque não fechar a parte superior, coloquei o primeiro parafuso e apertei a braçadeira até que a coifa fechasse. Isso tudo, com a coifa fora do seu lugar, mas envolvendo o eixo.
Depois de ter fechado a coifa, empurrei-a para o lugar, tendo cuidado para encaixa-la corretamente, sem rasgar. Afinal consegui, depois de uma hora e meia.
Daí, coloquei o resto dos parafusos, não esquecendo de duas arruelas: uma na frente e outra atrás, e a abraçadeira menor foi beleza, já que tudo já estava fechado.
Observei algo quando comprei a coifa: ela era original, e veio com 5 parafusos e 5 arruelas. No entanto, era para ter vindo com 6 parafusos e 12 arruelas.
A coifa seguinte foi fácil ficaram todas duas lacradinhas e não esqueci de empurrar a coifa um pouco contra a caixa, para que ela ficasse como uma sanfona.
Depois, fui a um posto e coloquei óleo de caixa. Pegou um litro e 1/4. Aproveitei também para lubrificar a suspensão, que afinal estava seca!!! gastei com tudo isso (atenção: valores de 2002!):
- coifa R$ 8,00
- óleo de caixa SAE 90 R$ 4,00
- lubrificação de suspensão R$ 5,00
- e a satisfação, não tem valor, aliás nem a Credicard paga!!!
Abraços
Vinicius
Nota do Planeta: Sempre que levantar um carro, para algum trabalho na parte de baixo, não confie somente no macaco!
Utilize um cavalete apropriado para isto (de ferro, as chamadas “preguiças”, custam barato).
E, antes de fazer este trabalho, uma dica do Luizinho: leve em um posto de serviço e peça para lavar bem a região das coifas, para não entrar sujeira e para seu serviço (e você…) ficar mais limpo.
Importante: As coifas originais eram instaladas no eixo desmontado, de maneira que não tinham os parafusos.
A coifa precisa ter flexibilidade para fazer seu serviço de vedar e acompanhar o movimento do eixo. Por isso, a parte rígida dela – onde estão os parafusos – não pode ficar para cima como na foto abaixo (que não é do Vinícius, ele deve ter feito corretamente).
Nesta posição, ela fica rígida e vai rasgar rapidamente. A melhor posição é para trás entre 45º e 90º.
Mais Mão na Graxa!
O Planeta Buggy desenterrou muita informação sobre mecânica nos foruns e nas postagens antigas e está fazendo uma compilação com algumas páginas centrais onde estão links para páginas específicas.
E se quiser saber sobre cabo de embreagem encurtado para buggy, dá uma olhada nesta postagem, que mostra como se faz.
Caso tenhas alguma informação sobre o assunto “Trocando a Coifa” ou queiras ampliar o que já temos por aqui, comenta ali embaixo ou no Grupo do Planeta Buggy no Facebook
Dá uma olhada na página principal do assunto, clicando na imagem a seguir.
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