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A Cirurgia Plástica do Velho73

A Cirurgia Plástica do Velho73 – Reforma #4

A Plástica do Velho73 – Um Facelift

Na primeira reforma do Velho´73, cortei os paralamas por achar que eram um pouco grandes demais e para deixar o visual mais “aberto”, meio jipinho mesmo. Aliás, a inspiração veio dos Jeep 1951.

Deu certo, mas o capô ficou destoando do conjunto, com um bico lateral extremamente antiestético. Aproveitando que estávamos detonando o pobre buggy, resolvi que a saída seria uma plástica do Velho73, mais precisamente arredondando este bico. 

Veja a comparação, nas fotos abaixo, de como é um Glaspac original (do Henrique) e como estava o Velho´73.

No Velho já tinha sido alisado o capô, tirando aquele vinco. Para “perseguir” o visual do Manx. Como foi feito? Simples, lixei o capô até alcançar a fibra, tirando todo o gelcoat. A seguir, laminei algumas camadas de manta de fibra de vidro até chegar no nível das laterais.

O resultado foi perfeito. Décadas depois, não apareceu nenhuma trinca, pé de galinha ou algo do gênero. É como se fosse de fábrica. Repara que o bocal do tanque foi colocado mais para trás. 

No original, ele ficava exatamente na curva do capô, pois usava o tanque de Fusca sem alteração. Visual esquisito, que foi acomodado e ficou muito melhor. Mas, claro, o tanque precisou ser retrabalhado. 

Como Foi Feita Plástica do Velho73

A plástica do Velho73 começou com o corte de um molde de papelão para que os dois lados ficassem com o mesmo corte. As primeiras fotos mostram o recorte que foi feito, com o capô no lugar. 

Logo a seguir, com o capô ainda no lugar, foi feito o desbaste do gelcoat, para melhor aderência das novas camadas de PRFV. E o capô retirado para o serviço propriamente dito. 

Mesmo com o molde, estes velhos buggies podem ter pequenas diferenças de um lado para o outro, então, o corte e o acerto precisam ser feitos com o capô no lugar.

Tirar o capô destes velhos buggies é algo complicado. Tem que soltar toda a parte elétrica, pois o capô e o painel são a mesma peça. Por isso toda a instalação elétrica nesta parte é feita com conectores rápidos.

Iniciando a Plástica do Velho73

Já passamos o “bisturi” no nariz do Velho e vamos adiante!

A primeira etapa da laminação do PRFV constituiu de duas camadas de manta de fibra de vidro, niveladas pela parte interna do capô.

Desta maneira, além de ficar igual ao original, para quem olhar por trás, sobrou espaço para esculpir a frente.

A seguir, o Flávio usou massa plástica para fazer o miolo do remendo. Os gringos chamam de core e pode ser feito com vários materiais.

Optamos pela massa plástica por ser mais prática. E, como não vai ficar exposta, não dará problemas futuros de trincas ou coisa do gênero. Realmente não deu. Está perfeito até hoje.

Com a massa curada e lixada, o Flávio começou a laminar o PRFV por fora também. E mais algumas camadas internas. A coisa ficou muito forte!

A terceira foto mostra a modelagem do remendo. Aí tem que ter mão de artista. Ou de cirurgião, pois estamos falando da plástica do Velho73. Com muito cuidado, pois o resultado vai depender disso.

Capô no lugar, é hora de começar os acabamentos.

Finalização

Quatro camadas de tinta poliéster e quatro camadas de verniz PU.

E novas fotos de comparação antes/depois. O que acharam do resultado? Eu gostei!

Mais um Detalhezinho

Aproveitando que estava com a mão na massa, aproveitei para uma pequena acomodação de algo que me incomodava um pouco.

Na linha lateral, quando foi colada a saia, foi feito um acabamento, um seguimento da linha da saia na junção dos paralamas dianteiro e traseiro.

Não ficou muito bom então foi feito um ajuste ali na frente, como mostram as fotos a seguir. Acho que poderia ser melhor, mas já ficou bom assim.

O Parachoque-Cambão

O Velho tinha um cambão feito de tubos de ferro, pesado e muito feio. Resolvi comprar um da BRM e, surpresa, a empresa mandou de presente para mim!

Alguns cortes, um suporte novo e um “peito de aço”, colocaram o parachoque-cambão perfeitamente no Velho. Parece ter sido feito para ele.

Sobre o Velho’73

Esta foi a explicação da plástica do Velho73. Meu velho buggy é a razão da existência do Planeta Buggy. Tem uma página com detalhes dele e mostrando as várias reformas e modificações que já sofreu, além desta “plástica do Velho73”.

Dá uma olhada lá!

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