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Carburador Miniprogressivo no Boxer

Carburador Miniprogressivo no Boxer

Carburador Miniprogressivo no Boxer

Esta postagem, com a adaptação do carburador Miniprogressivo no Boxer sobre a admissão original de carburação simples, entrou no site em 2012 e, por ser muito interessante, estamos recolocando neste espaço.

A adaptação foi feita para o miniprogressivo, mas pode ser feita para qualquer outro carburador adequado à alimentação do boxer. Vai da criatividade e da existência de outros carburadores que tenham no mercado.

Ao optar por um carburador novo, verifica o espaço existente, para não esbarrar em alguma parte do buggy.

MiniProgressivo no Boxer

por Márcio SPO – originalmente publicado no forum do Planeta

Essa adaptação é totalmente reversível e foi a forma encontrada para melhorar o desempenho do motor Boxer sem recorrer a troca de peças internas ou utilização da dupla carburação.

É um procedimento relativamente simples, porém trabalhoso! Serão necessários uma flange e um espaçador para adaptar o Miniprogressivo no Boxer diretamente no coletor de admissão do buggy. Claro, precisa do carburador também…

A atenção maior é para a construção da flange que deverá ser feita de duas formas diferentes no caso do motor estar com dínamo ou alternador, pois a altura do carburador irá influenciar para não encostar nessas peças e limitar a abertura das borboletas de aceleração.

Segue um esquema para a flange e espaçador feitos para carros com dínamo.

Carburador Miniprogressivo no Boxer
Carburador Miniprogressivo no Boxer

Abaixo, algumas fotos da flange pronta, trabalho simples, chapa de ferro com 0,5mm com um furo central de 32 mm aberto no torno para casar com a abertura do coletor de admissão, parafusos de 8mm de espessura por 5cm de comprimento presos com pingos de solda feitos por baixo da peça.

O primeiro contratempo veio logo no primeiro teste, flange e espaçador no lugar, o carburador encostava no alternador e não chegava até o fim para o encaixe, como dá para ver nas fotos seguintes:

Até aqui nenhuma peça havia sido plenamente acabada, somente no final é que trabalhei tudo aplainando, medindo, pintando, etc, para evitar entradas de ar falsas ou outro problema de assentamento e nivelamento do carburador.

Aqui entra e segunda e última fase … uma vez que o projeto inicial havia dado errado busquei a maneira mais simples para resolver … na verdade era só levantar o carburador cerca de 2,5 cm a mais que ficaria bom como se percebe na primeira foto do quadro a seguir.

Resolvi o problema cortando um coletor velho que arrumei em uma sucata e soldei na flange pronta, aproveitei e serrei os parafusos que serviam como estojo de fixação no coletor para manter os buracos (agora desnecessários) bem vedados, pintei tudo e o resultado ficou muito bom! (essa forma é para os carros com alternador).

A peça pronta, acabada já no lugar …

Finalmente o conjunto da obra! A 1ª foto ainda em teste, a 2ª e a 3ª já pronto.

Observações

Algumas observações e considerações devem ser feitas … esse espaçador fiz a partir de uma peça que sustenta o carburador no coletor do Chevete mais antigo, vem com uns braços que foram serrados, outros preferem serrar um coletor velho de VW que usava esse tipo de carburador para fazer a flange.

No acionamento do carburador foi utilizado um do tipo roldana para um melhor acabamento, alguns vem com alavanca que também pode ser adaptado, é só uma questão de gosto pessoal. A capela do motor recebeu nova furação para reposicionar o cabo do acelerador, porém, o passador é o mesmo que foi retirado do furo original e colocado na nova posição .. ficou muito macio, com o curso total para acelerar e não esbarra em nada. Agora, quem quiser é só se aventurar!!!

Gostaria de agradecer a todos os companheiros de fórum que de alguma forma participaram e ajudaram … VIVINHOM, JPerson, Luby!! O amigo Navilus que contribuiu bastante com paciência e boa vontade me socorrendo nos momentos que precisei.

O projeto que serviu de plataforma foi retirado de um Fórum co-irmão onde todas as informações me foram dadas de forma irrestrita e generosa pelo próprio autor e grande amigo CELSO SOARES, permitindo inclusive o uso do material para publicar a toda nação buggueira, disseminando essa experiência.

Tentei mostar e explicar da melhor forma possível, mas qualquer dúvida me coloco a disposição dos amigos para tentar ajudar, espero que seja útil, abraços a todos.

Comentários do Planeta Buggy

Este tutorial de como adaptar o Miniprogressivo no Boxer estava no fórum há quase dois anos, antes de entrar no antigo site. Não é de hoje que o webmaster se atrapalha… 

Este tutorial já tem mais de dez anos, mas ainda é bem atual para os que ainda curtem o velho Boxer!

Tenho certeza que muitos aproveitarão este material para fazer um upgrade fantástico em seus buggies com motor boxer.

O comentário final do Márcio: Carlão vai me matar … ficou extenso, mas acredito que boas ilustrações tiram mais dúvidas do que as palavras!!! Ficou extenso, mesmo. Mas não deixou dúvida alguma! Quem quiser fazer o serviço, este é o caminho.

Mãos à obra, portanto!

Mais “Mão na Graxa”?

Quer ver um pouco mais sobre carburadores dos buggies, além desta adaptação do Miniprogressivo no Boxer?

Dá uma olhada na página “Carburadores do Boxer” que o Planeta Buggy preparou, com mais um pouco sobre carburadores e que poderá ter ainda mais se mandares tua contribuição pelo email beco@planetabuggy.com.br ou no Grupo do Planeta no Facebook

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