Jipe Ragge
O Planeta Buggy é eclético quando se refere a buggies. Já fomos mais puristas, mas depois de tanto tempo, reconhecemos alguns veículos como “parentes” de buggies.
Entre eles, uma série de veículos com uma proposta quase de jipe, mas com a velha plataforma e mecânica Fusca.
E o Jipe Ragge é um destes veículos que o Planeta mostra a seguir e que foi introduzido no site no ano de 2005
História
A revista 4Rodas fez uma matéria sobre o Ragge, na série “Grandes Brasileiros”.
Como todos os outros fora de série produzidos no Brasil, o Jipe Ragge também usou e abusou de peças de carros de produção. As portas, apesar de serem feitas de fibra, foram copiadas do Chevette, assim como os vidros delas e o parabrisa.
Os vidros laterais traseiros vieram da Fiat Panorama e a vigia traseira do VW Aveiro.
As maçanetas teriam vindo do Alfa Romeu 2300 mas, em uma restauração, pode ser usada outra embutida, como as dos últimos Opalas.
Para completar, as lanternas traseiras foram herdadas do Fiat Prêmio.
O Design
Projetado por Júlio Sillas, que também projetou o Tanger, o Ragge pretendia alcançar o público jovem das cidades litorâneas, principalmente o Rio de Janeiro, onde foi fabricado.
Chegou a ter algumas unidades exportadas para o Japão, Estados Unidos e Itália. Serviu para aparecer na publicidade da época como “Sucesso nos EUA”.
O design original, do Ragge Califórnia, tinha o chassi da Brasília encurtado em 25cm e o assoalho em fibra de vidro, agregado à carroceria, sendo uma espécie de monobloco.
O chassi do Fusca e da Brasília, na verdade, é apenas o túnel central e seus agregados. O assoalho é apenas chapa de aço, praticamente sem função estrutural.
No modelo Long Beach, a fábrica resolveu manter o chassi da Brasília sem o corte, alongando o veículo, que ficou com mais espaço interno. O carro é praticamente o mesmo, com alterações após a coluna B, pelo aumento na parte traseira.
No modelo Califórnia, o estepe era externo, na traseira, enquanto no Long Beach era na parte interna. Em ambos, a capota na parte traseira poderia ser retirada, dando um ar mais praiano ao jipe.
Na galeria a seguir, publicidades de época dos dois modelos.
O Jipe Ragge no Planeta Buggy
Como temos apenas um Ragge no Acervo Virtual do Planeta Buggy, vamos deixar por aqui mesmo.
Se aparecerem outros, faremos páginas separadas.
Ragge Califórnia do Cláudio Magrão – SP
Este é original em Fibra jipe Ragge fabricado 1986 com vidros elétricos e trava elétricas Fabricado no Rio de Janeiro em Duque de Caxias.
Vou contar um pouco desta história como adquiri este veiculo: estava louco para comprar um veículo de fibra, pois já tive 15 Pumas desde a 1972 fechada, até a 1982 conversível. Vendi a última quando a minha filha nasceu em 1998, pois a Puma não tem espaço para levar criança, e comecei a minha batalha na busca de comprar um veiculo de quatro lugares de fibra.
Quando estava lendo o jornal Primeira Mão, me deparei com um anúncio que dizia assim: vendo Ragge.
Nem sabia que carro era esse, liguei para a pessoa e ela me falou que era um jipe. Peguei o endereço e corri para o local (obs. à noite e num lugar perigoso de São Paulo, um bairro chamado Capão Redondo).
Chegando no local, vi que o veículo esteva parado durante seis anos, no tempo e sem pintura, fibra todo trincada, sem tapeçaria, parte elétrica toda danificada, enfim, só os documentos estavam em ordem, pois o Ragge era do pai da pessoa que eu comprei desde 1989.
Segunda a pessoa me falou, o pai dela comprou o Jipe Ragge em Mato Grosso do Sul, numa Fazenda e acabou virando o xodó da família. Infelizmente, o pai dela veio a falecer em 1998 e, desde então, o veiculo ficou abandonado no quintal.
Foi paixão à primeira vista! Quando bati os olhos, fiquei encantado imaginando ele pronto, só não sabia que ia me dar tanto gasto e dor de cabeça, mas está valendo. Não terminei a restauração ainda e acredito que ainda vai mais alguns anos pela frente.
Posso afirmar uma coisa: onde eu ando com ele, não tem um que não olhe, e me pergunta que veiculo lindo e diferente! E nem terminei a restauração.
Levei o Jipe Ragge no guincho até o sítio do meu sogro e desmontei ele todo. Eu mesmo restaurei todos os trincos, resinei e pintei ele todo por fora. Levou três meses para fazer isso, a mecânica dele é toda original motor 1.7 gasolina.
Troquei recentemente o platô, disco e rolamento e descobri que o câmbio ainda é original do SP2. Coloquei as faixas laterais, mas ainda faltam muitas coisas para terminar.
Cláudio José de Freitas
Conheça os Outros Buggies do Acervo do Planeta
O Planeta Buggy tenta mostrar todos os buggies que já foram fabricados no Brasil. Claro que esta é uma tarefa impossível, mas vamos perseguir a meta de colocar os mais conhecidos, pelo menos!
Clica na imagem abaixo e vais acessar uma página índice com os que já estão por aqui.
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