No momento, você está visualizando Freio a Disco Traseiro em um Buggy
Freio a Disco Traseiro em um Buggy

Freio a Disco Traseiro em um Buggy

no site em 2005

Atenção

Este texto sobre freio a disco traseiro em um buggy, foi escrito em 2005, com um adendo em 2006. Provavelmente, existem outras maneiras e outras peças que podem ser usadas de outros carros. Mas dá uma ideia do que é possível de ser feito.

Além disso, por ser um elemento de segurança do veículo, não deve ser feito por pessoas sem a devida habilidade, cuidado e competência.

Mas é sempre bom saber como pode ser feito, para tomar as decisões, mesmo que quem vá fazer seja um profissional do ramo.

Freio a Disco Traseiro em um Buggy

Fiquei sabendo que não é nada difícil colocar freios a disco na traseira de um buggy. Esta é uma operação de grande importância, pois freios são o principal problema de um buggy – pelo menos na minha opinião.

Quando freamos um carro que tem pouco peso na dianteira e uma superfície de atrito muito maior na traseira, a tendência é arrastar as rodas dianteiras. Logo, um freio eficiente na traseira é sempre bem vindo! Além disso freios a lona, quando molhados, perdem a eficiência rapidamente. E qual buggy não molha os freios de vez em quando?

Mas vamos ao que interessa: como fazer esta operação e ainda ficar com freio de estacionamento (freio de mão), que é obrigatório, sabem?

A primeira vez que vi esta adaptação, foi em um buggy que estava sendo construído pelo Fábio, aqui em Pelotas. As pinças utilizadas foram do Tempra Turbo, enquanto o disco é o dianteiro do Fusca, com um trabalho de torno para entrar os rolamentos da roda traseira. 

A única peça feita para a adaptação, é a que prende a pinça no semi-eixo, aproveitando os furos que já estão lá. É uma pequena peça de ferro com quatro furos. O freio de estacionamento aciona os pistões.

É preciso, contudo, uma grande atenção no alinhamento das pinças com o disco. Nesta adaptação, como não é feita solda e a fixação é realizada exatamente no local correto, em função da existência daquele apoio, não deverá haver problemas. O suporte é feito em chapa de aço de grande espessura e os parafusos utilizados para a fixação, também devem ser de aço de grande resistência, preferencialmente com rosca fina, que dá maior aperto. O esforço que há neste ponto, é muito grande!

Felizmente, três buggistas auxiliaram o Planeta nesta missão: o primeiro, José Carlos (Giant´s ´91, de Maceió), mandou algumas fotos mais esclarecedoras sobre como colocar um freio a disco traseiro em um buggy, que colocamos a seguir:

Detalhes desta Adaptação

A pinça utilizada pelo José Carlos é a traseira do Marea, mas pode ser do Tempra ou Vectra ou qualquer outro que tenha freios a disco na traseira. Este detalhe é importante para manter o freio de mão operacional. Há quem prefira utilizar as pinças do fusca, também, utilizando um segundo par de pinças para o freio de mão.

O disco é o dianteiro do fusca.

A pinça é fixada na peça nº 3. É feito um corte nessa peça para encaixar a pinça e depois ela (a pinça) é fixada na peça 3, com uma chapa de ferro. Clica na segunda foto da primeira linha, para ver onde esta peça vai ser fixada. São os furos onde era presa a parte traseira do freio a tambor (aquela lata onde vai fixado o cilindro do freio).

OBS: A peça 3 pode ser substituída simplesmente por uma chapa de ferro

Mais uma Adaptação

O segundo, é o Zé, da Topvisual (que manteve a hospedagem do forum do Planeta por um bom tempo) que mandou algumas fotos dos freios traseiros de seu buggy.

Acompanhem para tirar as dúvidas, pois o sistema de freio seletivo usado por ele também é interessante. Apesar de tentador, não recomendo o uso como  freio de estacionamento hidráulico.

Terceira Versão

A terceira “versão” do freio a disco traseiro em um buggy, foi feita pelo buggista catarinense Juliano Balen (Glaspac). Nesta descrição, há mais detalhes técnicos que poderão ajudar em uma adaptação:

Começando o Trabalho

  1. Cubos dianteiros após trabalho em torno e fresadora. Nova furação 4x100mm;
  2. Rebaixo feito com uma fresa de topo para acomodar a cabeça do prisioneiro;
  3. Prisioneiros da F-1000 instalados nos cubos;
  4. Prisioneiro da F-1000;

Nas fotos a seguir:

  1. Parte da cabeça do prisioneiro após a instalação;
  2. Suporte para a pinça de freio (tempra) fabricado em aço ABNT 1020 com espessura de 6,35mm (1/4″);
  3. Disco de freio de gol, cubo traseiro torneado e com prisioneiros instalados e suporte da pinça de freio;
  4. Cubo traseiro, já torneado – observe que foi cortado na altura dos antigos furos de roda;

E, Finalmente

  1. Cubo montado no disco de freio;
  2. Suporte e cubo já montados no buggy;
  3. Sistema completo;
  4. Sistema completo – outro ângulo;

Concluindo

Não é exatamente uma cartilha de como fazer o freio a disco traseiro em um buggy, mas para um mecânico que conheça a coisa, pode dar boas ideias para fazer a adaptação. Imprime e leva para ele ver.

Encontrou algum erro ou informação incompleta? Coloca ali embaixo nos comentários ou lá no Grupo do Planeta no Facebook.

Mais “Mão na Graxa”?

Tem bastante coisa interessante no site do Planeta sobre mecânica. Como costumo dizer, mesmo que não queiras mexer em nada, é um bom assunto para mesa de bar em encontros de buggies.

Clica na imagem abaixo para ver o que temos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.